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Metrô de Fortaleza: Linha Sul vai beneficiar 350 mil passageiros por dia

terça-feira, 18 de maio de 2010


A implantação da Linha Sul do Metrô vai beneficiar a população da Região Metropolitana, principalmente dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Pacatuba, onde estão concentrados dois terços da demanda de transporte público de passageiros da região. Com a integração plena entre os modais de transporte, o sistema terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas por dia numa primeira etapa. São 24 quilômetros de extensão divididos em 18 km em trecho de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.

O ritmo de trabalho de construção do Metrô é intenso. Cerca de 1.900 operários trabalham em mais de 40 frentes de serviço ao longo dos 24 quilômetros de linha. Até abril deste ano, 76,9% das obras civis foram executados. A obra terá um investimento de R$ 1,705 bilhão. Em setembro, chegam ao Ceará os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs), de um total de 20, comprados da Itália para operar no sistema e será iniciada a fase de testes. Em 2011, o Metrô deve entrar em operação comercial.

Atualmente, na Linha Sul, estão sendo executadas 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Raquel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Xico da Silva (antiga João Felipe). O Governo do Estado está trabalhando para a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek (antiga Montese) e Padre Cícero.

O Metrô vai reformular o sistema de transporte de Fortaleza e da Região Metropolitana. A implantação do sistema de integração modal (com outros meios de transporte) facilitará o deslocamento da população com economia de tempo e de dinheiro. O serviço vai possibilitar ainda a redução da poluição ambiental, pois ele é dotado de sistemas elétricos.

No segundo estágio do Metrô de Fortaleza, está prevista a construção da Linha Oeste, que liga Fortaleza a Caucaia. Nesse trecho, que é hoje operado pelo sistema diesel, estão sendo realizadas atualmente melhorias na via permanente, no material rodante e nas estações. As obras da linha metroviária, que serão feitas em uma etapa posterior, contemplarão 19 km, sendo 16.8 km em superfície e 2.2 km em elevado; a execução de 14 estações metroviárias; a construção de viadutos para eliminação das passagens de nível; e a eletrificação da linha. O empreendimento terá um investimento de R$ 847 milhões.

Fonte: Metrofor
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Metrô-SP: Simulador de trajeto do Metrô informa tempo e custo de viagem

O Metrô de São Paulo disponibiliza em sua página na internet um simulador de trajeto. Ao acessar o simulador o passageiro pode selecionar origem e destino entre estações do Metrô, dos trens da Companhia Paulista Metropolitana (CPTM) ou de ônibus da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU).

O programa fornece informações sobre o tempo de viagem (excluído o tempo de baldeação), traça a rota que o passageiro vai seguir dentro do sistema e estima o custo da viagem.Em uma viagem virtual entre o Metrô Armênia e o Terminal São Mateus, na Zona Leste, o passageiro fica informado do tempo da viagem (01h14m36s), orientado a comprar o bilhete integração Metrô/EMTU para economizarR$ 2,15, informado de que a baldeação de uma linha da CPTM para outra na Luz é gratuita e avisado de que o embarque no Metrô só é possível até meia-noite.
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Ônibus de Ananindeua ampliam itinerário devido a greve

Cerca de 80 ônibus de oito linhas internas do município de Ananindeua, região metropolitana, vão ampliar a partir desta terça-feira (18) o itinerário para suprir a necessidade de transporte coletivo durante o período de greve dos rodoviários de Ananindeua e Marituba, deflagrada nesta segunda-feira (17). Os ônibus que circulam internamente em Ananindeua e vão até o shopping Castanheira agora farão o percurso até o bairro de São Brás, em Belém.
A ampliação de itinerário até a capital foi possível por meio da autorização que a Prefeitura de Ananindeua, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Ananindeua (Demutran), órgão que administra o transporte coletivo no município, cedeu às cooperativas de linhas internas no final da tarde desta segunda-feira (17), após aprovação da Companhia de Transportes de Belém (Ctbel).
Segundo o Demutran, esta é uma decisão inédita em Ananindeua.As linhas municipais de Ananindeua envolvidas na ampliação da rota atendem aos bairros de Águas Lindas, Cidade Nova, Júlia Seffer, Icuí, 40 Horas, Jaderlândia, Guanabara e Anita Gerosa, antigo bairro do Aurá. "O prolongamento do itinerário desses ônibus vai permanecer até quando durar a greve.
Esta foi a forma encontrada pela Prefeitura, através do Demutran, de suprir a carência de transporte coletivo neste período, já que o papel do Departamento na greve é fiscalizar se as empresas metropolitanas estão cumprindo a circulação de 40% da frota", afirmou o Diretor Geral do Demutran, Bento Gouveia Jr. Apesar de terem o percurso alterado, o Demutran garante que será mantido o valor de R$1,60 da passagem dos coletivos.
Sobre fiscalização de veículos que fazem transporte clandestino de passageiros , o diretor informa que elas serão intensificadas em todo município. "Com a ampliação do percurso, garantimos que a população tenha acesso a um transporte regularizado, seguro e sem correr perigos no trânsito. Além disso, vamos intensificar as fiscalizações para coibir a proliferação de transportes coletivos clandestinos", concluiu Bento Gouveia Jr. (Diário Online com informação Ascom Prefeitura Municipal de Ananindeua)

Fonte: Diário do Pará

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Letreiros de ônibus serão padronizados em todo o país

segunda-feira, 17 de maio de 2010


Os letreiros dos ônibus serão padronizados em todo o Brasil. Os novos modelos foram definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Inmetro. A fiscalização deve começar em julho. Estão obrigados a seguir as regras os ônibus fabricados a partir de 2002.

Para pegar ônibus, em Goiânia, muitas vezes os passageiros precisam decifrar o destino. “O ônibus chega no ponto e não consigo entender bem o número. Ele pisca muito rápido, não dá para ler direito”, reclama a aposentada Junias da Silva Alves.

Em Porto Alegre, os letreiros estão desbotados, com informações em duas cores e com letras diferentes. A confusão se repete em Belo Horizonte. Nos painéis, aparecem abreviações e itinerários escritos em diversas cores. “É importante ajustar o tamanho de letra com o que cabe no letreiro, estabelecer algum tipo de padrão. Quando o destino tem o nome maior, diminui o tamanho e também a largura de cada letra, comprometendo a visibilidade”, disse a oftalmologista Márcia Guimarães.
De acordo com as novas normas, as letras terão que medir 15 centímetros de altura, o que deve permitir ao passageiro enxergar o destino do ônibus a pelo menos 50 metros de distância _o que significa mais ou menos meio quarteirão. Também foram definidas cores para os letreiros. “Para os letreiros de pano, as informações, os caracteres têm de estar na cor verde limão ou amarelo-limão, no fundo preto. Já os letreiros eletrônicos precisam ter os caracteres na cor amarelo âmbar ou branco”, afirma o supervisor de inspeção veicular da BHtrans, Rodrigo Pimenta.



Fonte: G1
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Rodoviários discutem amanhã fim de greve em Belém


A audiência de tentativa de conciliação entre trabalhadores e patrões das empresas de ônibus de Ananindeua e Marituba será para manhã (18), às 10h, pelo juiz da 4ª Vara do Trabalho de Ananindeua, Fernando Lobato Júnior.

O juiz recebeu o processo nesta segunda-feira (16), encaminhado pela presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho (TRT8), desembargadora Rosita Sidrim Nassar, que considerou que, como o dissídio e a greve acontecem em Ananindeua e Marituba, deve ficar sob jurisdição da 4ª Vara Trabalhista.

Caso não haja acordo, o processo retornará ao Tribunal e será distribuído para dois desembargadores, um relator e outro revisor, integrantes da Seção Especializada I, responsável por julgar casos de greve.

Na manhã de sexta-feira (14), a Federação das Empresas de Transportes Rodoviários da Região Norte (Fetranorte) entrou com pedido de dissídio coletivo junto ao TRT 8ª (PA/AP).

O processo foi autuado e distribuído à presidência do Tribunal para marcar a audiência de tentativa de conciliação entre trabalhadores e patrões das empresas de ônibus de Ananindeua e Marituba. (AL)

Fonte: Portalamazonia
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Cinco ônibus são depredados durante paralisação dos rodoviários em São Luís


Os motoristas, cobradores e fiscais de ônibus iniciaram uma paralisação nesta segunda-feira em São Luís. Cinco coletivos que faziam a linha Maiobão foram depredados nesta manhã. Por conta da greve, muitos usuários recorreram ao transporte alternativo para chegar ao trabalho.
Alguns coletivos das empresas Gonçalves, Primor, Maranhense, Taguatur Brasileiro e Menino Jesus Praga ainda tentaram circular pela ruas e avenidas da cidade, mas logo retornaram às garagens no início da manhã. Segundo determinação da Justiça do Trabalho, pelo menos 60% da frota de ônibus deveria estar nas ruas.
O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Dorival Silva, disse, em entrevista à rádio Mirante AM, que os ônibus não saíram das garagens por determinação dos empresários temendo quebra-quebra.
Representantes dos rodoviários e das empresas de transporte coletivo estão reunidos no Tribunal Regional do Trabalho(TRT), no bairro da Areinha. No fim da manhã desta segunda-feira, o TRT notificou os dois sindicatos para comparecerem à sede do tribunal para que se tente chegar a um acordo entre as partes. Segundo a Assessoria de Comunicação do TRT, a audiência de conciliação desta tarde é comandada pelo desembargador Américo Bedê Freire.

Fonte: O Globo
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Recife: Ponto de parada de quatro linhas é alterado no Terminal do Cais de Santa Rita


Em virtude de ajustes operacionais, o Grande Recife Consórcio de Transporte modificou, desde o início da operação de hoje (17/05), o ponto de embarque e desembarque de quatro linhas de ônibus que transitam diariamente no Terminal do Cais de Santa Rita.

As quatro linhas envolvidas na alteração fazem parte do grupo de 24 linhas que tiveram o seu ponto de parada modificados em decorrência da interdição parcial as plataformas A, B e C do Terminal do Cais de Santa Rita, no ultimo sábado (15/05).

As linhas envolvidas na mudança são 621-Alto Treze de Maio, 181-Cabo (Coahb), 183-Ponte dos Carvalhos e 185-Cabo.

O novo ponto de embarque e desembarque dessas linhas segue na lista abaixo. As dúvidas podem ser esclarecidas através da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800 081 01 58.

Linhas que tiveram o seu ponto de parada modificado:

621-Alto Treze de Maio
Alteração de itinerário Sentido: Subúrbio/Cidade ...Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Terminal do Cais de Santa Rita (Parada provisória – Plataforma C5), Av. Martins de Barros...

181-Cabo (COHAB)
183-Ponte dos Carvalhos
185-Cabo Alteração de itinerário:
Sentido: Cidade/Subúrbio ...Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Rua entre o armazém e o pátio da feira (Parada provisória 05- Abrigo de concreto existente ao lado da feira), Cais de Santa Rita, Travessa do Forte...

Fonte: CGRT
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Metrô em Curitiba provoca polêmica


A chegada do metrô a Curitiba está provocando discussões sobre o futuro do sistema de transporte urbano da capital paranaense, considerado exemplar e imitado em mais de 80 países.

Para alguns urbanistas, a implantação do transporte subterrâneo na capital paranaense é bem-vinda como um complemento para o sistema de transporte adotado no município, batizado de Bus Rapid Transport (BRT), que já exibe sinais de estrangulamento por conta do próprio crescimento da cidade. Para outros, entre eles o ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, que introduziu o BRT na cidade nos anos 70, o sistema de transporte por superfície necessita apenas de ajustes, dispensando-se a necessidade da introdução do metrô, um meio de transporte cuja implantação é considerada cara.

O metrô de Curitiba terá 22 quilômetros de extensão, repartidos entre 21 estações, ligando os terminais de ônibus de CIC Sul, na Zona Sul da cidade, e Santa Cândida, na zona Norte. O metrô atenderá a Zona Sul de Curitiba, a região da cidade que mais cresce, diz o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver de Almeida.

Sua construção demandará investimentos de R$ 3,5 bilhões. A primeira fase, que abrangerá 13 quilômetros entre CIC Sul e a praça Eufrásio Correia, no centro da cidade, terá um custo de R$ 2 bilhões e deverá estar concluída no inicio de 2014, antes, portanto, do início da Copa do Brasil, que terá Curitiba como uma das cidades-sede.

Segundo ele, algumas características do projeto do metrô serviram para reduzir o seu custo. O presidente do Ippuc diz que 8 quilômetros do metrô serão construídos a uma profundidade mais baixa, com redução dos custos das suas obras. Além disso, o metrô será construído seguindo o traçado da Linha Verde, outro projeto de entroncamento de transporte por ônibus que está sendo implantado, que resultará em redução dos valores de desapropriações.

Precisamos fugir desse falso dilema da mobilidade urbana dividida entre o automóvel e o metrô, diz Lerner. A cidade não se viabiliza somente com o automóvel e não pode ficar aguardando o metrô, que às vezes não vem. Ele acrescenta que frequentemente, quando se pensa em metrô, se imagina que ele estará ali, na porta de casa, destacando que a construção de linhas do transporte subterrâneo exige vultosos investimentos.

Em artigo publicado na imprensa paranaense, Lerner afirmou que são transportados diariamente 2,3 milhões de passageiros no sistema de transporte em superfície, mais ou menos o mesmo que o metrô de São Paulo, ou o metrô e o trem de subúrbio do Rio de Janeiro, juntos.

Lerner defende a continuidade e aprimoramento do sistema.. Ele abriu um caminho para Curitiba. Temos pela frente um longo caminho no que se refere ao aperfeiçoamento desse sistema, diz. Confrontado com as críticas de que o sistema de transporte por ônibus articulados que trafegam em canaletas exclusivas apresenta pontos de estrangulamento, Lerner defende a retomada da eficiência com sincronia dos semáforos para que os ônibus parem o mínimo possível.

Tem de se manter uma frequência de passagem dos ônibus nas estações-tubo de no máximo 30 segundos.

Fonte: Intelog
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