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Metrô em Curitiba provoca polêmica
segunda-feira, 17 de maio de 2010Postado por Meu Transporte às 17:48 0 comentários
Marcadores: Paraná, trem/metrô
Salvador: Ônibus na Estação Pirajá só saem lotados
A dica dos passageiros: tem que ter disposição! São 5h e o pintor Júlio César de Araújo está na fila para entrar no ônibus, mas sabe que precisa se preparar para correr. O ônibus para na plataforma e, 15 segundos depois, está lotado. Até o trabalho, numa oficina em Ondina, o desconforto é enorme. Afinal, ele divide espaço com pelo menos mais 100 passageiros, que invadem o carro por portas e janelas. Como ele consegue?
“Rezando. Muitas vezes, chego atrasado no trabalho e o patrão não gosta. Ele não quer saber o motivo do atraso. Sabe apenas que não cheguei no horário e a lenha desce. É um sacrifício diário”, conta.
Júlio é um dos 120 mil passageiros que utilizam o terminal de transbordo — por ser uma estação, não há cobrança de passagem — diariamente e sofre com o descaso e a desorganização. No cenário de guerra, é com socos e pontapés e até mordidas que os usuários lutam por um lugar.
Além da reordenação das linhas, o controle dos veículos que fazem o transporte coletivo também vai aumentar. “Queremos uma fiscalização online. Com o GPS, podemos saber se o carro está no itinerário certo, usando a faixa correta das vias e, assim, causando menos engarrafamentos e transtornos”.
Se grávidas e idosos não tem privilégios, mulheres com crianças no colo e portadores de necessidades especiais muito menos. A doméstica Marcela Oliveira dos Santos, 29 anos, tem um bebê de 10 meses. Como não tem com quem deixar a criança, ela leva o filho para o trabalho.
A peregrinação começa às 5h30, quando acorda. Ela precisa chegar no trabalho, na Barra, às 7h. Para ela, se as filas fossem organizadas e o número de ônibus maior, ela teria uma hora e meia a mais no dia para o filho. “E o pior: os motoristas não abrem a porta e os fiscais não ajudam. Hoje, um dos orientadores disse que vai me ajudar porque vocês, repórteres, estão aqui. Caso contrário, eu não teria condições de pegar o ônibus”.
Marcela ensina a estratégia que ele adotou para conseguir entrar nos veículos com o filho. “Fiz amigos. Muitas pessoas que estão na fila hoje, estarão amanhã. Eles me veem com a criança nos braços e acabam abrindo espaço e formando um cordão em minha volta, protegendo meu filho. O que mais me revolta é ter que enfrentar a multidão, enquanto o motorista abre a porta da frente para amigos”.
O cobrador Aloisio Gomes, que trabalha na linha Barra 3, admite que o sistema de transportes falha, mas atribui a maior parcela de culpa aos usuários. 'Entendo que 64,3% dos problemas aqui são causados pela má educação dos passageiros', completa.
Postado por Meu Transporte às 17:41 1 comentários
Marcadores: Bahia
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Postado por Meu Transporte às 11:37 0 comentários
Marcadores: Brasil
São Paulo: Feira altera itinerário de ônibus na zona sul
Fonte: SPTrans
Postado por Meu Transporte às 10:51 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Greve já causa transtorno em Ananindeua e Marituba
Cerca de 200 mil pessoas estão tendo que buscar um transporte alternativo para não perder os compromissos ou chegar atrasados.
Hoje a Justiça do Trabalho deve apreciar o pedido de dissídio coletivo impetrado pelo sindicato dos empresários.
Prejuízos - A estudante de jornalismo Wal Sarges, mora no bairro do Una em Ananindeua e, como já sabia da greve, teve que buscar uma outra forma de ir para o trabalho. 'No meu bairro normalmente ônibus já é difícil, como eu já sabia da greve, eu pedi para meu irmão, que tem moto, me levar para o trabalho.' contou Wal.
Ainda segundo Wal Sarges, que trabalha na rodovia BR-316, o número de ônibus nas vias realmente está pequeno, mas em compensação há muitos carros nas ruas.
Reinvindicações- Ao todo, são 30 linhas e 800 ônibus parados em Ananindeua e em Marituba desde às zero hora de ontem. A Justiça do Trabalho acatou pedido de medida cautelar impetrado pela Federação dos Empresários do Norte e determinou, na última sexta-feira (14), a circulação de 40% da frota durante a greve, sob pena de multa de R$ 50 mil por dia, em caso de descumprimento da decisão.
A greve já estava determinada desde a terça-feira, após uma assembléia sindical que considerou insatisfatório o resultado das negociações entre os representantes dos rodoviários e os empresários. Motoristas e cobradores pedem reajuste salarial de 12%, tíquete alimentação de R$ 350 e implantação de plano de saúde.
A contabilização da meia hora de pré-revisão feita pelos rodoviários, a reintegração dos diretores sindicais demitidos pelas empresas e o pagamento adicional de 50% para os trabalhadores do turno da noite também estão na pauta de pedidos. Em contrapartida, os empresários oferecem reajuste salarial de 5,49% e vale-alimentação de R$ 280. Atualmente, os motoristas de ônibus recebem R$ 1.035 e os cobradores, R$ 568.
Fonte: Portal ORM
Postado por Meu Transporte às 10:26 0 comentários
Marcadores: Pará
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Postado por Meu Transporte às 10:18 0 comentários
Marcadores: Goiás
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Postado por Meu Transporte às 10:08 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Mercadante defende investimento em transporte público como prioridade para a zona leste
Para um público de cerca de 700 pessoas, Mercadante disse que para resolver a situação do trânsito e melhorar o transporte das pessoas é preciso mudar a visão de transporte público. Tem que voltar a investir nos corredores de ônibus, como fez a gestão Marta Suplicy, investir em metrô e modernizar os trens da CPTM, defendeu.
Com mais de 4 milhões de habitantes, a Zona Leste transporta, diariamente, 3 milhões de pessoas; destas 1,5 milhão utiliza a linha vermelha do metrô (Itaquera/Barra Funda) para se deslocar, a outra metade se divide entre os ônibus, carros e grande parte utiliza os trens da CPTM. Segundo o senador Mercadante, o governo do estado prometeu novos trens para a CPTM, com a qualidade do metrô, mas a única coisa que ficou igual ao metrô foi a passagem, porque os novos trens não vieram, cobrou ele.
Mercadante comparou a Cidade do México a São Paulo em relação à expansão do metrô. Disse que os dois estados começaram juntos a implantação e que, hoje, a Cidade do México tem 230 km, enquanto São Paulo tem só 63 km. No PSDB vamos demorar 100 anos para ficar igual à Cidade do México. O México é um país mais pobre que o Brasil e a Cidade do México é mais pobre que São Paulo. O que falta aqui é gestão, é competência, é prioridade, criticou.
Postado por Meu Transporte às 10:04 0 comentários
Marcadores: São Paulo