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SPTrans cede espaço nos terminais para colaborar com a vacinação contra o vírus H1N1

sábado, 24 de abril de 2010


A SPTrans cede espaço em terminais para colaborar com a vacinação contra o vírus Influenza A (gripe suína). Desta vez os funcionários da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) da Capela do Socorro e de Parelheiros estarão nos terminais Varginha, Grajaú e Parelheiros, na zona sul da cidade. A medida facilitará a vida dos usuários que estão de passagem pelos terminais e que não tiveram tempo de se imunizarem contra a doença. A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 teve início no dia 22 de março deste ano, intercalando por tipo de pessoa e doença crônica para a aplicação.

A imunização deve ir até o dia 21 de maio deste ano.
Terminal Parelheiros - dia 24/04/2010 das 8h às 12h e das 13h às 17h
Terminal Grajaú - dia 24/04/2010 das 8h às 17h
Terminal Varginha - dia 24/04/2010 das 8h às 17h
Terminal Grajaú - dias 27 e 29/04/2010 das 18h às 21h
Terminal Parelheiros - dias 26 e 27/04/2010 das 7h às 19h

Fonte: SPTrans

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Salvador entra no rol de cidades que apostam na mobilidade urbana via BRT

(Foto)BRT Bogotá

Salvador entra no rol de cidades que apostam na mobilidade urbana via BRT, sistema que usa ônibus de alta capacidade e corredores exclusivosNa hora do pico da manhã, são quase 4,5 mil pessoas que buscam embarcar nos ônibus da Estação, enfrentando esperas de até meia hora, empurrões e pisadelas, para disputar um assento.
  • Pensando nisso, a Setin, a Transalvador e técnicos do Setps elaboraram a Rede Integrada de Transporte (RIT), um projeto que apresenta um novo olhar sobre o sistema de transporte público, priorizando o transporte coletivo através de vias exclusivas segregadas do tráfego em geral, valorizando o passageiro, a flexibilidade, rapidez e o baixo custo, e leva em conta o atual perfil da mobilidade na cidade, sem, no entanto, deixar de solucionar os principais pontos de congestionamentos da cidade.

A RIT envolve duas frentes: o investimento no transporte público, através da implantação dos corredores do BRT (o Bus Rapid Transit uma nova modalidade de transporte), e a expansão do sistema viário - construindo 40 km de novas vias e 38 km de duplicações – uma vez que as duas variáveis formam uma rede e dependem uma da outra para um bom desempenho.

  • O projeto engloba ainda a modernização dos trens do Subúrbio Ferroviário, a extensão do metrô até o bairro de Pirajá e toda a reformulação das linhas de ônibus já existentes, para permitir a integração entre os meios rodoviário e ferroviário de transporte.
    Lançado pioneiramente em Curitiba-PR, o BRT está sendo implantado em mais de 100 cidades em todo o mundo.
O BRT de Salvador - Características. Corredores exclusivos e interligados. Ônibus articulados e biarticulados. Veículos de grande capacidade (160 a 270 lugares). Portas à esquerda e à direita (duplas e largas). Cobrança prévia, em guichês externos. Estações com piso elevado, garantindo a acessibilidade universal. Ultrapassagens nas estações, acabando com as filas. Três tipos de operação: expresso (sem parada no trajeto), semiexpresso (poucas paradas intermediárias) e parador (para em todos os pontos do percurso). Segurança e conforto para os pedestres.

Fonte: A Tarde

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Feira de Santana: estudantes protestam contra aumento da tarifa de ônibus


Cerca de 200 estudantes de escolas públicas de Feira de Santana fizeram uma caminhada pelas ruas do centro da cidade nesta sexta-feira, 23, até a porta do prédio da prefeitura. Eles queriam uma audiência com o prefeito Tarcízio Pimenta, para pedir que não seja concedido aumento no preço da passagem de ônibus, que atualmente custa R$ 2,00.

A manifestação durou pouco mais de meia hora e causou retenções, mas não chegou a parar totalmente o trânsito.

O aumento ainda não foi anunciado, mas está sendo discutido pelo Conselho de Transportes da cidade. No último dia 14, uma reunião que tratava do assunto foi interrompida por um protesto dos estudantes, que invadiram a sala da Secretaria Municipal de Transportes, levando os conselheiros a se retirarem.

O prefeito estava ausente e os estudantes aceitaram liberar a parte que ocupavam da avenida Senhor dos Passos, diante da promessa do chefe de gabinete, Milton Brito, de realizar a audiência na segunda-feira.

Fonte: A Tarde
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Linhas de ônibus terão itinerário alterado neste domingo em Santo André


A Prefeitura de Santo André informou nesta sexta-feira que as linhas de ônibus B47, I 06, S36, B21, B19 e I 01 alterarão seus itinerários entre 8h e 19h deste domingo por conta da 9º Meia Maratona do Shopping ABC e da VI Parada do Orgulho LGBT de Santo André.
Os eventos percorrerão a Avenida Ramiro Colleoni, Avenida D. Pedro II, Rua Catequese, Avenida Perimetral, Avenida Giovani Batista Pirelli, Rua das Caneleiras, Avenida Industrial e Rua Padre Vieira.
  • Confira abaixo as alterações das linhas de ônibus:
B 47 - Terminal Vila Luzita/Vila Palmares
I 06 - Jardim Bom Pastor/Estação de Utinga
S 36 - Parque Novo Oratório/Terminal Urbano Prefeito Saladino. Sentido Prefeito Saladino: direto pela Avenida Industrial. Sentido Centro de Santo André: Avenida Dom Pedro II, Alameda Campestre, Rua das Figueiras até o Paço Municipal.

B21 - Cidade São Jorge/Bairro Campestre. Sentido Campestre: xireto pela Avenida Industrial, Rua Porto Carrero, Avenida Dom Pedro II, seguindo normalmente. Sentido Cidade São Jorge: Avenida Dom Pedro II, Alameda Campestre, Rua das Figueiras até o Paço Municipal.

B 19 - Jardim Aclimação/Bairro Campestre. Sentido Campestre: direto pela Avenida Industrial. Sentido Jardim Aclimação: Rua das Figueiras direto até o Paço Municipal.

I 01 - Jardim Alzira Franco/Fundação Santo André. Sentido Fundação: Avenida Industrial, Rua Porto Carrero, Avenida Dom Pedro II, Alameda Campestre, Rua das Figueiras até Rua das Caneleiras. Sentido Jardim Alzira Franco: Rua das Figueiras, Avenida Prestes Maia, Avenida Industrial, seguindo normalmente.

Fonte: Diário do Grande ABC

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São Paulo: Três rotas de ônibus mudam por dia na capital


A universitária Julia Alcassa, 19 anos, desistiu neste ano do transporte coletivo e aderiu ao carro para ir à faculdade. A decisão de contribuir com os engarrafamentos paulistanos foi tomada ao saber que, de uma hora para outra, a linha de ônibus que a deixava perto de casa havia sido extinta.
Para SPTrans, mudanças são normais
A estudante do Mackenzie só não ficou plantada à espera do coletivo graças ao alerta de uma amiga --que só soube da mudança porque ouviu a conversa de uma outra passageira que viajava da praça Ramos ao parque Continental. "Se ela não tivesse me avisado, ficaria no ponto esperando", conta Julia, que desistiu do transporte diante da necessidade de pegar duas conduções.
Um relatório da SPTrans (órgão municipal que cuida do transporte) mostra que há em média, por dia, quase três mudanças de itinerário e 13 alterações nos horários de partida dos ônibus.
Em 2009, 8% do total de 1.347 linhas foram até canceladas --na maioria das vezes, substituídas por outras, mas com diferenças de percurso. Os motivos vão de obras viárias no caminho a ajustes em trajetos com pouca demanda.
Mesmo quando tecnicamente justificáveis, as alterações criam incertezas e provocam transtornos, já que a divulgação costuma ser tímida. "O passageiro fica esperando um ônibus sem saber que não vai chegar", diz Saad Mazloum, promotor do Patrimônio Público e Social.

Fonte: São Paulo Agora
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DF: Ônibus da TCB voltaram a circular nesta sexta-feira


Os ônibus da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) voltaram a circular normalmente nesta sexta-feira (23/4). Os funcionários fizeram uma greve relâmpago na quinta (22/4) e retornaram às atividades após a promessa de uma reunião para a próxima semana, no dia 29, com o novo governador do DF, Rogério Rosso.

“O nosso objetivo com a paralisação foi abrir um canal de negociação com o governo. Agora vamos aguardar o resultado da reunião”, esclarece o Presidente do Sindicato dos Empregados e Servidores Públicos do GDF (Sindser), Evandro Machado.

A pauta do encontro com Rosso é a discussão da data-base da categoria. O documento enviado à TCB pelo sindicato tem 16 itens, que reivindicam reajuste salarial, aumento do tíquete alimentação, auxílio-creche, novo plano de carreira e revitalização da TCB, entre outros pontos.

Fonte: Correio Brasiliense
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Campo Grande: Lei obriga ônibus a parar em qualquer ponto do trajeto após as 22h


Após as 22h, o motorista do transporte coletivo é obrigado a parar em qualquer lugar do trajeto, solicitado pelo usuário. Na teoria, a Lei Municipal nº 3.037 de 22 de março de 1994, de autoria do ex-vereador Guy Machado já existe. Mas, na prática o desconhecimento tanto por parte da população, como dos funcionários das empresas de transporte coletivo continuam causando transtornos aos usuários.
Preocupada com o alto índice de assaltos e a constante onda de violência no transporte coletivo urbano de Campo Grande, a líder do Partido da República na Câmara Municipal, vereadora Grazielle Machado colocará em análise, na próxima semana, a proposta que determina a obrigatoriedade por parte das empresas de transporte coletivo urbano a afixarem dentro dos ônibus, placas ou cartazes informando que os motoristas são obrigados a realizar embarques e desembarques em qualquer lugar do percurso normal após as 22h. A ideia é informar os usuários do transporte coletivo urbano sobre o benefício instituído por lei.

Desconhecimento - A determinação já é realidade na capital há mais de 16 anos, mas ainda hoje a população, desconhece a legislação vigente. A universitária de 20 anos, Nathalia Freitas de Souza diz que a falta de informação ainda é a negativa. "Acho que nem os motoristas de ônibus têm conhecimento da lei", destaca. A parlamentar argumenta que a relevância da lei é indiscutível e mesmo tendo mais de 16 anos de vigência, ela é praticamente desconhecida entre os cidadãos, principalmente entre os que utilizam transporte coletivo.

O estudante Willian Ferreira, 16 anos, morador da aldeia Marçal de Souza nunca ouviu falar na medida. "Nunca nem ouvi falar que o motorista é obrigado a parar, acho a lei totalmente favorável aos estudantes, que passam por várias situações de medo na hora de voltar para casa", diz o estudante completando que vai cobrar dos motoristas da capital o cumprimento da determinação.

Na visão da funcionária pública, Claudia Silva a idéia é válida porque na maioria das vezes, os ônibus trafegam vazios, as ruas estão desertas e as pessoas precisam andar de dois a três quarteirões sem necessidade. "Acho totalmente válida a proposta, as vezes o ônibus passa na frente da sua casa, mas você precisa andar mais dois quarteirões para parar no ponto, com a medida os motoristas poderiam parar no local certo, sem prejuízo ou atraso para ninguém”, relata.

Para a copeira Maria Aparecida, de 53 anos, o campo-grandense desconhece a legislação, argumentando que é interessante uma lei que beneficia além dos estudantes que poderão ficar mais tranqüilos, as pessoas que trabalham no período noturno e dependem do transporte coletivo para voltar para a casa.

O problema chegou a Câmara Municipal de Campo Grande. Preocupada com a falta de conhecimento da população a vereadora Grazielle Machado deverá colocar em análise, na próxima semana, um Projeto de Lei que solicita a afixação da lei nº 3037, através de cartazes informativos na frota de mais de 500 ônibus coletivo de Campo Grande, beneficiando diretamente 300 mil usuários/dia.

O projeto tem apoio de várias entidades não governamentais, movimentos populares e união de estudantes. “O projeto terá o nosso apoio. Enquanto instituição de movimentos populares somos favoráveis a toda e qualquer proposta que venha a acrescentar na qualidade de vida da nossa população, em especial, nas ações de caráter preventivo da violência pública. E vamos além, seremos parceiros na divulgação. Não basta apoiarmos, vamos participar”, garante Haroldo Martins Borralho coordenador de meio ambiente do Centro de Documentação e apoio aos movimentos populares.

Fonte: A Critica
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Viação Modelo é a empresa com mais reclamações em Aracaju


O transporte coletivo de Aracaju está passando por uma de suas piores fazes, em termos de atendimento aos milhares de usuários que diariamente sofrem com os péssimos serviços prestado pelas empresas de ônibus da capital Sergipana.
Mas a empresa que mais chamou a atenção quando as reclamações, foi a VIAÇÃO MODELO que, segundo declarações de um usuário revoltado com o serviço, disse que a empresa “procurou a dedo” motoristas que não respeitam as pessoas.
Após as denuncias, a redação do FAXAJU, foi verificar de perto o que realmente estava acontecendo, e a surpresa veio logo no inicio da reportagem. Às 14:55h desta sexta-feira (23), o ônibus da VIAÇÃO MODELO que faz a linha Augusto Franco/Bugio, de prefixo 9704, deixou mais de 5 passageiros na avenida Barão de Maruim, no ponto que há entre a avenida Gonçalo Prado e rua Lagarto. (no sentido Augusto Franco/Bugio).
Em alta velocidade, o motorista só conseguiu parar o veiculo aproximadamente 50 metros após a rua Lagarto. A reportagem do FAXAJU flagrou o desrespeito e procurou ouvir os usuários que ali se encontravam. Todos foram unânimes em afirmar que isso ocorre diariamente e que, quando ligam para a empresa essa promete “punir com rigor” o motorista, porem os fato se repetem diariamente, como o comprovado e registrado pelo FAXAJU.
Outra reclamação feita a redação e comprovado pelo jornalista, é no horário que essa empresa faz, entre 05:00h e 05:10h. Nesse horário, no mesmo percurso (augusto Franco Bugio), por saber que não haverá punição e nem cobrança dos órgãos competentes, a VIAÇÃO MODELO, coloca dois ônibus no mesmo horário. Ai começa o sofrimento do usuário que alem de acostumado com o sofrimento, não tem a quem reclamar. O primeiro que passa nesse horário, normalmente vem com cerca de 20 pessoas e por isso não para nos pontos, que há na avenida Maranhão, esquina com a rua Bahia, e o que vem logo em seguida, e em alta velocidade, também não.
Vários usuários que precisam desse meio de transporte, começam o dia com constrangimento tendo que às vezes sair correndo no meio da rua para poder ir ao local de destino, como se a empresa e esses motoristas estivessem fazendo algum tipo de favor.
Uma coisa chamou a atenção da reportagem quanto aos abusos de motoristas. Reclamações são feitas diariamente tanto na SMTT quanto na empresa, porem nada é feito para coibir esses abusos. “Isso interessa a quem. A quem interessa manter essas empresas irresponsáveis e sem compromissos com o cidadão. A quem interessa manter uma “modelo”, que só causa constrangimento para o usuário. Essa é uma pergunta que apenas o superintendente da SMMT pode responder.
A reportagem do FAXAJU, vai acompanhar a partir de hoje, e monitorar os horários, percursos e velocidade desses ônibus, talvez assim os órgão competentes resolvam fazer alguma coisa.
É preciso que algum fiscal, se é que há, ande em um desses coletivos para acompanhar e ver como alguns motoristas dirigem. Como são feitas as frenagens, como são feitas as curvas, principalmente próximo ao terminal do mercado.

Fonte: Faxaju
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