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DF: greve de funcionários deixa metrô totalmente paralisado

quinta-feira, 25 de março de 2010


O SindMetrô recorreu na tarde de hoje da decisão do Tribunal Regional do Trabalho, que determinou que o Metrô deveria operar com 80% dos funcionários entre as 16h e as 19h, horário considerado de pico. Na quarta-feira esta determinação foi cumprida, mas nesta quinta o sindicato "resolveu paralisar 100% das atividades", afirmou o secretário de assuntos jurídicos, Renato Marcos Mourão Barbosa.
Ainda de acordo com Mourão, na tarde de hoje foi entregue ao governador interino do DF, Wilson Lima (PR), a pauta com as reivindicações dos funcionários. O sindicalista ainda disse que o governador teria se comprometido a oferecer novas propostas para o sindicato, as 20h desta quinta.
"Se tivermos boas propostas, que atendam aos nossos pedidos, vamos retomar o trabalho amanhã. Senão, iremos manter a greve com 100% de paralisação", afirmou Mourão.
No último dia 15 o Metrô também ficou totalmente parado, quando os funcionários anunciaram pela primeira vez a greve, e ofereceram trabalhar com 30% do contingente, oferta que na ocasião foi recusada pela Companhia.

Fonte: Terra
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Fiscalização direcionada retira três ônibus de circulação da empresa Campo Grande


Três ônibus das linhas 370 (Padre Miguel - Praça XV), 393 (Castelo - Bangu) e S-13 ( Lavradio - Bangu), todos da empresa Transportes Campo Grande, a segunda colocada no ranking das reclamações da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), foram retirados de circulação, nesta quinta-feira, por falta de documentação e mau estado de conservação, entre outros itens.

As operações de Fiscalização Direcionada à cargo da Subsecretaria de Fiscalização de Transportes (Subf) foram realizadas em três locais: Terminal da Misericórdia, na Praça XV, onde opera a 370; Av. Graça Aranha, ponto final da 393 e Avenida Chile, ponto da S-013. Bancos soltos, CRLV vencido, pneus carecas, portas danificadas e falta de certificado Anual de Vistoria foram as principais irregularidades verificadas pelos fiscais.

As ações foram baseadas no Código Disciplinar de Transportes do Municipio do Rio de Janeiro e Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Transportes Campo Grande obteve uma pontuação negativa ( 30,24) no ranking das cinco empresas com maior número de reclamações feitas à Ouvidoria da SMTR.

Fonte: O Dia Online
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Passageiros reclamam de falta de ônibus durante à noite em Belo Horizonte


Andar de ônibus em Belo Horizonte, durante o dia, não é fácil, principalmente nas horas de pico. À noite, o número de passageiros diminui, mas o de ônibus, também. Resultado: depois de um dia inteiro de trabalho, muita gente ainda tem de enfrentar longas filas e viagens demoradas pra voltar pra casa.

Segundo os órgãos que gerenciam as linhas, o número de ônibus é reduzido à noite e durante a madrugada porque a demanda de passageiros é bem menor. E, segundo o DER, os ônibus que funcionam neste horário têm o itinerário estendido para atender a uma área maior.

A BHtrans informou que algumas linhas deixam de circular de madrugada também por falta de segurança. E que as solicitações de viagens noturnas são avaliadas e podem ser atendidas. O contato deve ser feito pelo telefone 156.




Fonte: Globominas
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Natal terá linha de ônibus percorrendo pontos turísticos

Linha Turismo em Curitiba atrai muitos visitantes aos pontos turísticos da cidade
Natal finalmente terá em seu transporte público uma linha percorrendo 17 pontos turísticos. A informação foi dada na manhã desta quinta-feira (25) pela Prefeitura do Natal em solenidade realizada no auditório do Hotel Pestana. O projeto foi apresentado aos empresários do “trade” turístico da capital pelas secretarias municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) e de Mobilidade Urbana (Semob).

A “Linha Turismo” foi lançada hoje, porém somente em 40 dias a Semob deverá publicar no Diário Oficial do Municipal um edital de concessão para as empresas interessadas em operá-la. “Acredito que, após o lançamento do edital, em mais 60 dias a empresa vencedora será escolhida e até o início da próxima alta estação, em meados de novembro deste ano, a linha já deverá estar funcionando”, informou o secretário de Turismo, Soares Júnior.

De acordo com o titular da Seturde ainda, o projeto integra o plano de governo da atual gestão da Prefeitura, em atendimento a uma reivindicação dos empresários do setor. “Apresentamos o projeto da linha à Secretaria de Mobilidade Urbana, que passou seis meses analisando o possível trajeto. A apresentação da ‘Linha Turismo’ representa hoje mais uma importante ferramenta para o turismo da capital. Além dos turistas, os próprios natalenses irão usufruir”, destacou.

  • Linha Turismo
O objetivo da é dar oportunidade aos visitantes de conhecer os principais pontos de turísticos e históricos de Natal. A linha será operada por ônibus especiais, de dois andares, tipo jardineiras, adaptados com amplas janelas, bancos confortáveis, equipados com sistema de som para fornecer informações sobre os locais visitados em três idiomas: português, inglês e espanhol, além de possuírem sistema de câmeras em circuito interno, que garantirão a segurança.

O trajeto é de 42 quilômetros e percorrerá 17 pontos turísticos de Natal. São eles: Farol de Mãe Luiza; Artesanato Praia do Meio; Centro de Turismo; Praça das Flores; Canto do Mangue; Mercado da Redinha; Fortaleza dos Reis Magos; Teatro Alberto Maranhão; Catedral Nova; Centro Histórico; Horto Florestal; Parque das Dunas; Shopping Midway Mall; Estádio Machadão; Natal Shopping; Praia Shopping e Artesanato de Ponta Negra.

Fonte: Nominuto.com
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Ribeirão Preto precisa de mais 50 ônibus adaptados, diz Conselho


A quantidade de ônibus coletivos adaptados para portadores de necessidades especiais é insuficiente em Ribeirão Preto, segundo o Conselho Municipal de Promoção e Integração das Pessoas Portadoras de Deficiência (COMPPID).
“Acredito que (são necessários) mais uns 50 ônibus e mais 30 vans. Temos uma lista de espera de 92 pessoas aguardando pela vaga da van, são pessoas que não têm condições de pegar um ônibus adaptado”, afirma a presidente do Sheila Aparecida Simões.
Segundo estimativa do COMPPID, em Ribeirão Preto existem 68 mil pessoas com algum tipo de necessidade especial. Essa população é atendida por 57 ônibus e 16 vans adaptados, de acordo com a Transerp, empresa que gerencia o trânsito da cidade.
Além da falta de ônibus, os portadores de deficiência convivem com dificuldades dentro dos próprios veículos. Na maioria, há apenas uma vaga com cinto de segurança para cadeirantes que, quando ocupada, não deixa espaço para abrir o assento destinado a cegos. Em alguns veículos, o botão de parada não está funcionando.

Fonte: EPTV
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Promotoria e Comissão vão fiscalizar abrigos de ônibus de João Pessoa


A Promotoria do Cidadão de João Pessoa e a Comissão de Acessibilidade vão fiscalizar os 80 abrigos de ônibus já instalados na Capital para verificar se estão dentro dos padrões estabelecidos pela Lei de Acessibilidade (Lei 10.098/2000) e pela NBR 9050-2004, que tratam do assunto de acessibilidade nos abrigos/paradas de ônibus.
De acordo com o promotor de Justiça Valberto Lira, já está na Promotoria a relação dos 80 abrigos encaminhada pela Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), como também o o levantamento dos locais de colocação e construção dos novos 150 abrigos. “Se algum ou quando forem considerados em desacordo, vamos, através de um Termo de Ajustamento Conduta (TAC) conceder prazo para sua adequação. Caso haja resistência, será ajuizada uma ação civil pública, no caso contra a AETC/JP, responsável pela confecção dos abrigos”, explicou o promotor.
Os abrigos estão distribuídos da seguinte forma: 27 na Avenida Epitácio Pessoa; uma no Altiplano, em frente da Estação Ciência; nove na Avenida Ruy Carneiro; oito no Cabo Branco; seis em Tambaú; 18 em Manaíra; nove no Centro; e uma em Jaguaribe, no Bessa, no Aeroclube, em Tambiá, no Jardim Luna e na Torre.

Fonte: Paraíba.com
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São Paulo: Passageiros sofrem em corredor ''Reportagem do Diário de São Paulo''


O DIÁRIO embarcou num ônibus que passa pelo caótico trânsito da Estrada M'Boi Mirim, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta quarta (17), enfrentando o congestionamento que vai das 6h às 9h. O trecho é usado por cerca de 350 mil pessoas.

Nas manhãs de segunda e de terça-feira, centenas de pessoas realizaram manifestação e interditaram a estrada, aumentando ainda mais o transtorno. Na quarta, a Polícia Militar e a CET monitoraram toda a via.

A equipe de reportagem chegou em frente ao Terminal Jardim Ângela, ponto inicial de boa parte das linhas que cruzam a M’Boi, às 5h30. O horário, porém, foi considerado tarde pelos passageiros. Para conseguir sentar no ônibus, ou mesmo ir em pé com menos “aperto”, o ideal é chegar às 5h. “Fico uma hora e meia na fila do Terminal Ângela esperando para embarcar e ir sentado”, disse o limpador Fábio Gomes da Silva, que trabalha no Paraíso, Zona Sul.

Cada ponto de ônibus do terminal tem várias filas. Muita gente faz como Fábio e enfrenta até sete delas para conseguir sentar. O sacrifício tem uma explicação: a viagem de M’Boi Mirim até o Centro, por exemplo, dura, no mínimo, duas horas, tempo demais para ficar em pé.A reportagem pegou apenas uma fila e embarcou às 6h13. Viajou em pé na linha 5391 (Largo São Francisco). A lentidão se prolongou por toda a M’Boi Mirim. Muitos coletivos ficam em fila parados na faixa exclusiva. Passageiros pedem ao motorista para sair do corredor.

Além do grande número de carros, há uma obra de ampliação do metrô no Largo Treze, que ocupa a via. A via vira um funil. Impacientes, muitos desistem de esperar e descem em qualquer ponto para seguir o resto do caminho andando. No corredor, o trânsito parou e a reportagem ficou por uma hora ali. Passageiros dizem que, sem congestionamento, o trajeto é feito em 25 minutos. O resto da viagem durou uma hora, e às 8h15 o coletivo chegou ao seu destino final, no Centro.

Segundo passageiros, na manhã de quarta a viagem foi feita em “apenas” duas horas. “Por sorte”, o ônibus não estava tão cheio.As manifestações do início da semana repetem outras ocorridas no início do ano eleitoral de 2008. Na época, a Prefeitura prometeu criar um sistema de metrô leve (monotrilho) na estrada do M’Boi Mirim, o que vai permitir levar o transporte coletivo para a via elevada, aumentando o espaço para o trânsito de carros embaixo. A obra está em fase de projeto. Para melhorar o problema de curto prazo, a Prefeitura agora anuncia a adoção de faixas reversíveis, para aumentar a vazão do trânsito nas horas de pico.

Fonte: Diário de São Paulo
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Londrina: começam obras para faixa exclusiva de ônibus


Duas ruas do centro de Londrina terão faixas exclusivas para ônibus, segundo anúncio do prefeito Barbosa Neto (PDT) na entrevista coletiva semanal desta quinta-feira (25). As obras na Rua Professor João Cândido, entre a Avenida J.K. e a Rua Benjamin Constant, começaram nesta quarta-feira (24). A previsão é finalizá-las até 12 de abril, se não chover. A outra via na qual será implantada faixa exclusiva para ônibus é a Duque de Caxias, entre as avenidas J.K. e Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste), cujas obras serão iniciadas logo após a conclusão da primeira fase.

O primeiro trecho tem a extensão de 1,2 mil metros e o segundo, de 1,3 mil metros. O objetivo é dar mais condições de trafegabilidade aos ônibus, reduzindo o tempo de viagem, e incentivar o uso dos coletivos. Isto poderiam baratear os custos do transporte coletivo em Londrina, cuja tarifa hoje é de R$ 2,25. Para permitir a faixa exclusiva, uma terceira faixa será criada, suprimindo-se as vagas de estacionamento nas vias. Nos dois trechos não será mais permitido parar. Carga e descarga de mercadorias só poderão ser feitas quando a faixa exclusiva estiver desativada – ou seja – entre 19 e 7 horas. Nos sábados, a faixa para ônibus funcionará das 7 às 14 horas. No domingos, todas as vias são livres para qualquer veículo.

O diretor de Trânsito e Transporte da Companhia de Trânsito e Urbanização (CMTU), Wilson de Jesus, disse que o principal impacto negativo da medida será a supressão de aproximadamente 350 vagas de estacionamento nos dois trechos. "Mas os outros efeitos serão todos positivos para cidade, que passará a utilizar mais o transporte coletivo, diminuindo os congestionamentos, a poluição ambiental e o custo do serviço", afirmou em entrevista ao Bonde.

Estudo da CMTU estima que a viagens de ônibus terão redução de sete minutos nos horários de pico e de 10 minutos nos demais horários, com a implantação da faixa exclusiva. Esta faixa receberá pintura viária e será "isolada" com prismas (olhos de gato). A implantação das faixas custará cerca de R$ 150 mil, sendo que os custos de divulgação – R$ 90 mil – foram doados pelo sindicato das empresas de transporte coletivo, o Metrolon.

"Queremos dar prioridade ao transporte coletivo, que é o que todas as grandes cidades de destaque no trânsito já fizeram", afirmou Wilson de Jesus. Conversões Nas duas vias as conversões à direita continuarão sendo permitidas, mesmo com a terceira faixa exclusiva para os ônibus. "Haverá um trecho sinalizado na via indicando que naquele ponto o motorista poderá utilizar a faixa exclusiva para convergir à direita", explicou o diretor. Até a implantação definitiva da campanha, ninguém será multado se for flagrado trafegando pela faixa dos ônibus. "Primeiramente, haverá orientação".

Fonte: BondeNews
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