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São Paulo: Usuário do terminal Campo Limpo diz que viagens ficaram mais demoradas

sexta-feira, 5 de março de 2010

O tempo das viagens de algumas linhas com ponto final transferido para o terminal Campo Limpo, zona sul de SP, em outubro do ano passado, tem afetado o bolso de parte dos usuários. Eles se dizem obrigados a pagar uma tarifa a mais porque seu trajeto até a região central da capital costuma ultrapassar três horas (tempo que permite ao usuário Bilhete Único fazer quatro viagens de ônibus pagando por uma).
É o caso do auxiliar de almoxarifado Cláudio Santos da Silva, 30 anos. Ele mora no Jardim Maria Sampaio, em Taboão da Serra (Grande SP) e trabalha na Barra Funda (zona oeste de SP). Antes da inauguração do terminal, ele pegava dois ônibus entre a casa e o local de trabalho. "Como tiraram a linha do bairro, tenho de pegar uma perua para cá. Daqui vou para o largo da Batata [em Pinheiros], para, daí, tomar outra condução para a Barra Funda.

A SPTrans informou que as mudanças nas linhas foram aprovadas por lideranças comunitárias. A empresa diz tomar todas as medidas para um embarque rápido e que a utilização de linhas estruturais evita que coletivos de mais de 1.300 destinos cheguem até a região central, o que traria transtornos para o trânsito.
Sobre a demora apontada pela reportagem na linha 809P/10 (Terminal Campo Limpo), na sexta-feira, a empresa afirma que ela ocorreu em decorrência de um acidente de trânsito na região de Pinheiros (zona oeste de SP), com o capotamento de um carro, o que provocou atraso no retorno dos ônibus.
Ela afirma também que essa linha é uma das que mais recebe passageiros no terminal e, por isso, está programada para partir com intervalos de três minutos no horário de pico da manhã. A SPTrans alega ainda que, muitas vezes, os passageiros querem viajar sentados e preferem aguardar o ônibus seguinte, o que acaba por gerar mais fila.
A SPTrans nega desorganização em relação às filas e afirma que há uma operação de pré-embarque, com 25 funcionários no Terminal Campo Limpo, sendo que metade deles atua pela manhã, no horário de pico.

Fonte: SP Agora
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No Rio, Especialistas cobram ousadia nos projetos de transporte para a Olimpíada

Um acalorado debate entre especialistas de transporte e acadêmicos tomou conta hoje do centro de convenções do Sistema FIRJAN. Nota técnica divulgada pela Federação sobre transporte na cidade do Rio de Janeiro para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016 foi o motivo: segundo o estudo, os investimentos até 2016 são insuficientes para deixar um legado definitivo para a infraestrutura da cidade. Na defesa da proposta apresentada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) estavam os secretários de transporte estadual e municipal do Rio de Janeiro, Júlio Lopes e Alexandre Sansão. Já os acadêmicos da Coppe/UFRJ Fernando MacDowell e Ronaldo Balassiano pediram mais ousadia e expansão dos projetos alternativos para o transporte do município.
Para o secretário municipal de transportes, Alexandre Sansão, o estudo apresentado pela FIRJAN poderá gerar confusão, pois trata do transporte urbano da cidade para as Olimpíadas. Para ele não podemos confundir o projeto de transporte feito para o evento olímpico com o projeto de governo, para expansão da moblidade urbana. "O projeto olímpico é vitorioso e foi avaliado por um comitê, tem credibilidade. Mas estamos tomando outras medidas, uma vez que 80% da população carioca utilizam o transporte público. Uma delas é a reestruturação e integração entre as linhas de ônibus e ordenamento do transporte alternativo da cidade. A Zona Oeste , por exemplo, possui uma carência em transporte e estamos reativando várias linhas de ônibus para a região. O município também está fazendo licitações de vans, Kombis e transportes complementares", adiantou.
Em sintonia com o governo municipal o subsecretário de transporte estadual, Delmo Pinho que ocupou a mesa de debates antes da chegada do secretário Julio Lopes, que estava em audiência com o governador disse que a pesquisa apresentada " é injusta ”. Para ele o Rio tem de parar de se maltratar já que o Comitê Olímpico Brasileiro fez um trabalho de ponta. " Ganhamos porque nosso projeto é viável. Governo do estado, prefeitura e o Ministério das Cidades são a favor do sistema BRT (Bus rapid transit) já que é um meio de transporte criado no Brasil e que está sendo adotado em todo o mundo", afirmou. O secretário estadual de Transporte, Júlio Lopes, participou da segunda metade do painel, que contou com a presença do urbanista Jaime Lerner. Lopes afirmou que o BRT foi uma proposta estratégica, " pois se não fosse adotada provavelmente a nota de transporte não aumentaria e novamente o Rio de Janeiro não se tornaria sede dos Jogos Olímpicos ".
"Mantida a atual infraestrutura de mobilidade, as perdas geradas por engarrafamentos na cidade podem chegar a R$ 34 bilhões, o equivalente a um quarto do PIB fluminense. Sabemos que os projetos propostos atenderão apenas parcialmente as necessidades de mobilidade. O motivo deste debate público é justamente saber no que podemos avançar. A ideia é somar esforços para ter um Rio de Janeiro com qualidade de vida para sua população", disse o presidente da FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
Fonte: FIRJAN
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GPS poderá ser item de segurança obrigatório em ônibus interestaduais

Nesta quinta-feira, 04, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), em reunião marcada para às 8h30, deverá examinar projeto (PLS 711/07) que torna obrigatório o uso de dispositivo de rastreamento por satélite (GPS) como item obrigatório em ônibus interestaduais.
A proposta recebeu voto favorável do relator, senador Wellington Salgado (PMDB-MG). O objetivo do projeto, apresentado em 2007 pelo então senador Expedito Júnior é dar mais segurança aos veículos, cujos passageiros têm sido vítimas frequentes de assaltos em viagens interestaduais, especialmente nas madrugadas. Caso aprovado na CI, o projeto segue para exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será votado em decisão terminativa.
Também consta da pauta da CI proposta (PLS 380/09) que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os veículos de carga de transportadores autônomos. Já há isenção desse imposto para aquisição de táxis e também para carros de pessoas portadoras de deficiência física.
A autora da proposta é a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que destacou a importância da iniciativa uma vez que a maior parte do transporte de mercadorias no Brasil é feita em caminhões. O relator, que apresentou voto favorável, é o senador Jayme Campos (DEM-MT). Caso aprovada, a proposta ainda será examinada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.
Fonte: Senado
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Teresina: Transporte ''eficiente'' ganha mais três veículos

A Prefeitura de Teresina vai reforçar o atendimento aos cadeirantes da capital com a inclusão de mais três microônibus adaptados ao transporte de cadeirantes na frota de veículos do Programa Transporte Eficiente. Um dos veículos já foi adquirido através de licitação pelo valor de R$ 156.000,00 e está apenas recebendo os últimos detalhes para ser entregue aos usuários. Outros dois veículos serão adquiridos através de licitação.
De acordo com a secretária do trabalho, cidadania e assistência social do município, Graça Amorim, um microônibus já está pronto para ser entregue, “estamos apenas esperando a finalização do emplacamento para que o veículo possa entrar em circulação o mais breve possível”, diz a secretária acrescentando que já quer, inclusive, marcar com o Prefeito Sílvio Mendes a entrega de mais este transporte.
Graça Amorim conta ainda que já foi encaminhado à Secretaria de Administração do Município (SEMA) o pedido para que seja realizado licitação para aquisição de mais dois microônibus adaptados para fazer parte do Transporte Eficiente.
Com mais estes três veículos, sobe para oito o número de carros do programa, já que atualmente atendimento é realizado por quatro vans e uma Kombi. “Com isso, o transporte Eficiente poderá atender um número maior de usuários e permitindo mais liberdade a eles no deslocamento para suas atividades diárias. Além do serviço, as pessoas com deficiência também são atendidas pelo transporte coletivo convencional, que atualmente possui 31 ônibus adaptados.
O Programa foi criado há nove anos pela Prefeitura e é coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas) e Superintendência de Trânsito (Strans), com a colaboração da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (ASCANTE). Através do Transporte Eficiente, os usuários são atendidos 18h por dia, através do telefone gratuito: 0800 86 9009, para fazer agendamentos e também fazer reclamações e sugestões.
Fonte: TV Canal 13
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Anunciadas novas mudanças no transporte coletivo de Montes Claros


O prefeito Tadeu Leite concedeu coletiva à imprensa na tarde de ontem, quarta-feira, oportunidade em que falou sobre algumas mudanças pontuais no transporte coletivo urbano, já a partir do próximo sábado, dia 06.
O prefeito disse que já estão acertadas algumas alterações, como o aumento das possibilidades de integração das linhas, a adequação de quantidade de ônibus em cada linha e uma campanha da ATCMC para mostrar à população os ganhos com a implantação do novo sistema.
Tadeu disse ainda que considera como principal mudança o aumento do tempo para a integração, que passa de 30 para 60 minutos, a partir do momento em que o usuário descer no ponto de ônibus. O prefeito afirma que as empresas serão advertidas no sentido de serem mais rigorosas com o cumprimento dos horários.
Tadeu disse que é impossível a volta do antigo sistema do transporte coletivo urbano e afirmou que 90 mil passageiros já fizeram a integração.
O presidente da MCTrans, Coronel Orlando Walter Camargo, disse que haverá aumento de ônibus para o Bairro Delfino Magalhães, com mais dois ônibus entre 06h e 08h da manhã, e fusão e redistribuição de algumas linhas, como a 1101 e a 1103.
Ao final da coletiva de imprensa, o prefeito assinou extrato de edital do concurso público municipal para a área administrativa, com 820 vagas. As inscrições serão feitas pela internet, no site http://www.cotec.unimontes.com.br/, entre 08h do dia 25 de maio e 18h do dia 31 de maio. O edital será divulgado na prefeitura e na Unimontes.
Questionado quanto ao pagamento das rescisões da administração anterior, o prefeito Tadeu Leite disse que não fez o acerto porque não tem verba.
Fonte: O Norte de Minas
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Transporte público: para empresa, frota é suficiente em Varginha

Para a empresa Planum, que fez um estudo do transporte público em Varginha, não há necessidade de implantar mais ônibus na cidade E é necessária apenas uma reestruturação das linhas e reformulação e horários.
O estudo foi encomendado pela prefeitura. Durou mais de 6 meses e custou R$ 75 mil aos cofres públicos. Foi apresentado aos vereadores em pouco mais de 30 minutos pelo consultor Luiz Wagner Dacache Balieiro.
Entre as sugestões propostas pela empresa está a fusão das linhas Cidade Nova/Imaculada e Cidade Nova/Eldorado e das linhas Industrial JK e Nova Varginha/Hospital Bom Pastor.
Os vereadores não ficaram satisfeitos com o resultado apresentado e questionaram a respeito de linhas como Alameda/Bom Pastor e Imaculada Conceição. O consultor respondia sempre de maneira evasiva chegando, algumas vezes, a ficar perdido a respeito das linhas. Balieiro demonstrou irritação com as perguntas e chegou a criticar os vereadores, dizendo que
ele era competente no serviço que faz.Durante o estudo foi realizada uma pesquisa com 1170 passageiros. 171 disseram que é preciso mais ônibus; 69, que deveria haver mais horários nos finais de semana; 46 reclamaram que a tarifa está muito alta e 43, que é necessário abrir concorrência para mais uma empresa.
Fonte: Blog do Madeira
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Em Manaus está latente o colapso do transporte público

Desde a semana passada, está latente o colapso do transporte público em Manaus. Não falo de caos, é colapso. No caos ainda há movimento, no colapso tudo pára, nada mais funciona. O prefeito, cercado pelos eunucos Luiz Alberto Carijó, Henrique Oliveira e Raphael Siqueira, lhe abanando com folhas de bananeira e ocupando espaços que seriam da imprensa, anunciou a redução do preço da passagem. A medida, unilateral, só podia dar no que deu. Era “certo como dois e dois são quatro” (ou que 2,2 e 6,3 são 8,5 milhões) que os empresários não deixariam isso barato.
O motivo é simples. Pelo contrato firmado entre a Prefeitura (na administração anterior) e as empresas, haveria um reajuste anual, no mês de fevereiro de cada ano. É contrato, firmado entre as duas partes. Dito isto, é fácil deduzir que o carnaval feito pelo atual prefeito é só carnaval. Amazonino concedeu às empresas 12,5% de reajuste em agosto de 2009, portanto seis meses antes do previsto. O motivo? Como em todas as atitudes fanfarronas do prefeito, era (finalmente!) a reorganização de alguma coisa, nesse caso o sistema do transporte coletivo da cidade.
Bom, o preço da passagem de ônibus baixou. O sistema está organizado?
Desde segunda, as empresas boicotam o sistema, levando pouco mais da metade da frota às ruas. Ônibus articulados emperram e atrapalham o trânsito, ônibus alternativos têm sua frota — ilegal — reduzida, quando deveriam ser extintos, por serem ilegais, e no lugar disso a passagem nos alternativos aumentou 50% em pouco mais de um ano, de R$ 2 para R$ 3.
A previsão é de que o colapso se aprofunde, com as empresas pressionando pelo aumento, mesmo sem cumprir sua parte no contrato, que é a renovação da frota. Em tempos negônicos, a frota, que seria renovada e organizada (por isso o aumento para R$ 2,25), foi reduzida. Pouco mais de 10 ônibus novos chegaram, e nas zonas Norte e Leste da cidade o que se vê é uma versão brasileira de Mumbai, na Índia, infestada por microônibus serpenteando pelas faixas de trânsito, pilotadas por motoristas só não menos irresponsáveis do que os mototaxistas, que também se multiplicaram sem qualquer regulamentação.
Demonizar os empresários dos ônibus é a parte mais fácil, bem como os microônibus ilegais e os mototaxistas. Mas o fato é que estão todos sob o manto de um só órgão, chamado Prefeitura de Manaus. É ela, através do IMTT, quem deveria controlar tudo isso, impedindo a bagunça em que a cidade se transformou. Os empresários de ônibus perdem com os alternativos e os mototaxistas, os taxistas também perdem. A população perde com todos.
Fonte: O Malfazejo
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Rio: Transporte gratuito para alunos do Campus Itaperuna

Cerca de 150 alunos carentes do campus Itaperuna, do IF Fluminense, vão ser assistidos pelo Programa de Transporte Gratuito. O convênio foi firmado durante uma reunião do Diretor Geral do Campus, Evanildo Leite, e o Presidente de uma das empresas responsáveis pelo transporte público na cidade. Até o mês de abril vai ser divulgado o Edital para que os alunos possam se inscrever.
No final de fevereiro, em uma reunião com a mesma empresa, a direção do campus conseguiu pleitear horários de ônibus para atender alunos e professores de diversos bairros da cidade até o campus.
O ônibus circulava apenas até a distância de 500m antes do campus, o que dificultava o deslocamento de alunos e servidores. Os horários determinados, a partir de agora, foram definidos de acordo com uma demanda indicada pela diretoria do campus.
Fonte: ITF Fluminense
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