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População de Santo André ganha novo bicicletário

segunda-feira, 1 de março de 2010


Começa a funcionar nesta segunda-feira (01/03) o bicicletário do Terminal Metropolitano de Santo André, parceria entre as empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos EMTU/SP e CPTM. Com capacidade para 330 bicicletas, o projeto teve investimentos de R$ 280 mil e está localizado anexo à estação Santo André, da CPTM, e ao Terminal Metropolitano Santo André Oeste, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP.
O novo bicicletário beneficiará usuários do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e da Linha 10 – Turquesa da CPTM. A região já conta com os bicicletários instalados junto ao Terminal Metropolitano de São Bernardo, com 85 vagas, e ao Terminal Jabaquara, anexo ao Metrô, que dispõe de 230 vagas.
Administrado pelo Instituto Parada Vital, com apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e patrocínio da Porto Seguro, o bicicletário é gratuito, mas oferecerá também aos usuários a possibilidade de aluguel de bicicletas. O horário de funcionamento é das 6h às 22h de segunda a sexta-feira e das 6h às 20h nos fins de semana e feriados.
O meio de locomoção por bicicleta – veículo não motorizado, portanto não- poluente - vem se destacando como importante transporte complementar no percurso entre a residência e os sistemas de ônibus, trens e metrô.
A instalação de bicicletários tem por objetivo atender os usuários que residem em locais de difícil acesso, além de incentivar o uso da bicicleta.Com a inauguração da unidade Santo André, já são 35 os bicicletários em operação nas estações do Metrô e da CPTM e nos terminais da EMTU/SP: 15 no Metrô, 15 na CPTM e 5 na EMTU. Juntos, oferecem mais de 5 mil vagas.
  • Como utilizar?
Basta comparecer ao local levando RG e CPF para efetuar o cadastro. O serviço é gratuito. No caso de empréstimos de bicicleta, é necessário um cartão de crédito Visa com um limite disponível de R$ 350,00 para pré-autorização. Quem não possui cartão de crédito pode comparecer à sede do Instituto Parada Vital (Rua Barra Funda, 827, sala 1) munido de RG, CPF, comprovante de residência (originais e uma cópia) e duas fotos 3X4 para confecção da carteirinha que dará acesso ao serviço.
  • Sobre o Instituto Parada Vital
O Instituto Parada Vital é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo propor soluções que preservem o meio ambiente e promovam o desenvolvimento sustentável em grandes centros urbanos. Fundada em 2007, um dos principais projetos da entidade é o UseBike Porto Seguro, que consiste no empréstimo de bicicletas em pontos estratégicos da capital, permitindo a devolução em qualquer outro ponto do sistema. O projeto tem apoio do Metrô de São Paulo, da EMTU/SP, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e patrocínio da seguradora Porto Seguro. Em São Paulo, o UseBike já conta com cerca de 15 mil usuários cadastrados.
Bicicletários em operação
  • EMTU
A EMTU/SP possui bicicletários localizados nos terminais Jabaquara, São Bernardo do Campo, Hortolândia, Americana e Santo André.
  • Metrô
• Linha 1-Azul: Vila Mariana, Paraíso, Liberdade, Sé, Armênia e Santana.
• Linha 2-Verde: Vila Madalena.
• Linha 3-Vermelha: Palmeiras/Barra Funda, Santa Cecília, Marechal Deodoro, Anhangabaú, Brás, Carrão, Guilhermina/Esperança e Corinthians/Itaquera.
Também há paraciclos (estruturas para acorrentar bicicletas) nas estações Belém, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim (Linha 3-Vermelha), Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas (Linha 5-Lilás).
Fonte: EMTU
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Em Belo Horizonte, Avenida Abrahão Caram ganha novo acesso para ônibus

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), informa que serão implantadas mudanças no cruzamento da Avenida Antônio Carlos com Avenida Abrahão Caram, nesta quarta-feira, dia 24/2. As alterações visam dinamizar o fluxo do tráfego e resolver os conflitos no referido cruzamento. A principal ação é a transferência de três linhas do transporte coletivo para pista exclusiva de ônibus da Avenida Antônio Carlos. Veja abaixo as alterações:

Transferência de linhas para pista exclusiva

As linhas 504, 64 e 2004, que passavam pela pista mista (nas laterais), irão trafegar pela pista exclusiva de ônibus da Avenida Antônio Carlos, sentido bairro/centro, melhorando a fluidez do tráfego da pista mista. Com a mudança será criado um ponto de ônibus na pista exclusiva, no trecho entre o Viaduto Santa Rosa e a Rua Cel. José Dias Bicalho (próximo a UEMG). Na pista central da Avenida Antônio Carlos foi criada uma faixa de trânsito exclusiva para conversão à direita para que essas linhas acessem a Avenida Antônio Abrahão Caram.

Travessia semaforizada

Será implantada uma travessia semaforizada para pedestres na Av. Abrahão Caram, sentido Av. Antônio Carlos/Mineirão, garantindo mais segurança aos usuários. Outros dois semáforos serão implantados para gerir o fluxo de trânsito de quem deseja acessar a Avenida Abrahão Caram.

As intervenções serão indicadas por faixas de pano para orientar e garantir maior segurança aos passageiros, pedestres e condutores. A empresa alerta para a importância de os motoristas redobrarem a atenção à sinalização implantada. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito irão monitorar o tráfego na região. Informações sobre o Transporte Coletivo podem ser obtidas na Central de Atendimento Telefônico da BHTRANS, pelo número 3277-6500.

Fonte: BHTrans
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Porto Alegre: Terceira Perimetral é alternativa para quem vai à PUCRS


A partir de terça-feira, 2, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promove um esquema especial de trânsito devido o retorno às aulas na PUCRS. Por causa de uma obra de drenagem realizada pelo DEP, a Av. Cristiano Fischer segue bloqueada em meia pista, sentido Protásio-Ipiranga, entre as vias Josemaria Escriva e Ipiranga.
O tráfego da Cristiano Fischer está sendo desviado no contrafluxo da avenida, e a manobra ocasiona lentidão do fluxo de veículos no local. “Pedimos as pessoas que evitem utilizar a Cristiano Fischer para acessar a universidade. No momento a melhor alternativa é a Terceira Perimetral, e depois seguir pela Ipiranga”, afirma gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito, Paulo Gomercindo Machado.
Medidas para garantir fluidez foram tomadas pela EPTC, como a modificação dos tempos das sinaleiras da Terceira Perimetral nas proximidades da Ipiranga, e um efetivo fixo de agentes para atender a região, organizar o trânsito e garantir a segurança viária. O acesso local ao estacionamento do Centro Poliesportivo da PUCRS, na Av. Cristiano Fischer, é permitido.
Veículos de passeio e as linhas de ônibus T1, T1 Direta, 476 - Petróplis/PUC, 671.1 - Carlos Gomes/Salso/III Perimetral serão desviados: sentido bairro/Centro: Av. Ipiranga, Ponte Frei Germano, rua Josemaria Escriva, Av. Cristiano Fischer
Fim da tabela horária de verão nos ônibus
Desde segunda-feira, 22, com o início do ano letivo, a frota de ônibus da Capital voltou a operar com a tabela horária normal. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as linhas de ônibus tiveram frequência reduzida devido ao período de férias.
Fonte: EPTC
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Em Blumenau, nova Tarifa inclui 89 ônibus e terminais


Dois investimentos que o sistema municipal de transporte coletivo fará em 2010 são os itens que mais pesam no reajuste da tarifa, decretado pela prefeitura no início do mês, mas suspenso pela Justiça quarta-feira.

A troca de 89 ônibus da frota e melhorias na estrutura dos terminais representam, juntas, R$ 0,32 em cada passagem paga nas catracas. Ou seja: não fossem estes investimentos, os passageiros desembolsariam R$ 2,23 em vez dos R$ 2,55 decretados pelo município.Os números integram o pedido de reconsideração apresentado pela Procuradoria do Município ao juiz Osmar Tomazoni.

O Seterb protocolou os documentos no Fórum às 18h55min de quinta-feira, cinco minutos antes do término do expediente. Tomazoni ainda não se manifestou e, por enquanto, não há previsão para isso. O custo da passagem continua em R$ 2,30. No domingo, o preço cobrado será de R$ 1.

Os documentos apresentados ao juiz incluem notas explicativas sobre como é calculado o valor final da tarifa. No despacho de quarta-feira, Tomazoni havia afirmado que os dados apresentados pela prefeitura eram insuficientes.

A troca dos 89 ônibus – 30% da frota – custará R$ 29 milhões. O valor implicará R$ 0,23 em cada passe. Na tarifa reajustada, o usuário ainda pagaria R$ 0,09 para reformar os terminais urbanos, estruturas que são de responsabilidade do Consórcio Siga. O custo estimado das obras é de R$ 2,5 milhões.Se descontados os investimentos em novos ônibus e nas melhorias dos terminais, a passagem do transporte coletivo custaria R$ 2,23. Nela estão inclusos gastos que vão desde pneus, combustíveis, manutenção dos veículos e despesas administrativas até a folha de pagamento.

Porém, o Seterb afirma que os investimentos previstos, e que encarecem a passagem, estão previstos em contrato e precisam ser executados.– Tudo o que inclui o reajuste está dentro do previsto no contrato com o Consórcio Siga – reforça Rudolf Clebsch, presidente do Seterb.

Mas dentro do próprio Seterb há divergências sobre o repasse para os usuários dos custos de renovação da frota. Economistas da autarquia, responsáveis pela aferição financeira do transporte coletivo, afirmam que o cálculo do custo básico da tarifa inclui a previsão de renovação da frota. Clebsch discorda e afirma que seria inviável para o Siga bancar novos veículos, que precisam ser trocados a cada 10 anos.
Fonte: Jornal de Santa Catarina
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Em Vinhedo-SP, passagem do ônibus urbano aumenta e vai a R$ 2,60

A partir desta segunda-feira, 1º de março, a passagem de ônibus em Vinhedo passa de R$ 2,50 para R$ 2,60. O aumento é de 4%. O Decreto com o reajuste da tarifa está publicado nos Atos Oficiais da Prefeitura deste sábado.
Assim como em Valinhos, que já subiu para o mesmo valor, a Rápido Luxo Campinas, permissionária do transporte coletivo, apresentou proposta de R$ 2,72, mas a passagem corrigida ficou em R$ 2,60.
Em Valinhos, a empresa justificou a necessidade do reajuste da tarifa com base no aumento do custo da mão-de-obra, combustível e outros implementos. O último reajuste em Vinhedo ocorreu em fevereiro de 2009, quando a tarifa subiu de R$ 2,30 para R$ 2,50, aumento de 8,7%, que representaram R$ 0,20.
Fonte: Jornal de Vinhedo
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Campo Grande: Prefeitura deve fazer campanha para tirar dinheiro de ônibus


O prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad (PMDB) disse hoje que pretende fazer campanhas publicitárias para incentivar as pessoas a usarem o cartão para tomar ônibus ao invés pagar em dinheiro. Ele não mencionou qualquer detalhe sobre a campanha.
A informação surgiu quando da indagação sobre o que fazer para reduzir a onda de violência contra os motoristas de ônibus. Há semanas o prefeito tem defendido que a solução é retirar dinheiro de circulação nos ônibus.
Porém, o decreto dele igualando o valor do pagamento em cartão ao de dinheiro foi encarado como uma medida na contrária ao principal objetivo que é de proteger os motoristas.
A partir do dia 1º a passagem custará R$ 2,50 tanto no cartão quando em espécie. Hoje, quem utiliza cartão paga R$ 2,30.
“A diferenciação de valores já cumpriu o seu papel [de reduzir dinheiro nos ônibus] no ano passado. Agora teremos que fazer campanha divulgar os postos de venda e estimular o uso do cartão”, afirmou hoje pela manhã durante o sorteio do “IPTU dá Prêmios” em Campo Grande.
No mesmo evento, o prefeito também comentou o reajuste da tarifa do cartão para R$ 2,50. Conforme o prefeito, o cálculo feito pelas concessionárias de transporte urbano apontava para uma necessidade de se reajustar o valor cobrado em dinheiro para R$ 2,556 o que proximaria a passagem para R$ 2,60. Ele afirma ter negociado com as empresas para impedir que a tarifa chegasse a tal patamar.
Fonte: Midiamax
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Cuiába: Sistema de transporte mostra vulnerabilidade

Nesta semana, a "Princesa do Sol", empresa que opera no sistema de transporte coletivo de Cuiabá, teve que entregar nada menos do que 33 ônibus de sua frota, por força de decisão judicial. É resultado de um acordo entre a empresa e instituições financeiras, visando à quitação de débitos.
Os veículos operavam em diversas linhas da capital. Segundo nota da Secretaria de Comunicação do Palácio Alencastro, para evitar problemas aos usuários, a Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), em parceria com associação dos empresários do setor, a MTU, fez a reposição dos ônibus nos itinerários. Até aí, tudo bem.
O curioso é que o sistema de transporte público da Capital simplesmente se revela vulnerável, por conta de empresas insolventes, que não garantem a menor segurança aos cidadãos. Quem garante que, de uma hora para outra, a população usuária não fique a ver navios, nos pontos, por conta de uma eventual apreensão de coletivos?
Fonte: Midia News
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Curitiba: As empresas vencedoras da licitação terão de cumprir metas de cinco itens de controle de qualidade

domingo, 28 de fevereiro de 2010

As empresas ou consórcios vencedores da licitação das linhas de ônibus em Curitiba terão de cumprir metas de cinco itens de controle de qualidade, detalhados no edital publicado em 29 de dezembro do ano passado. Além disso, estarão sujeitas a multas de acordo com 228 infrações listadas na Lei do Transporte Coletivo, aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Beto Richa em 2008.
A concorrência aberta pela Urbanização de Curitiba (Urbs), com valor estimado em R$ 8,6 bilhões ao longo de 15 anos, cria cinco índices de qualidade: cumprimento de viagens no horário programado; satisfação do usuário com a qualidade dos veículos e conduta dos operadores; interrupção de viagens por falha nos veículos; liberação de vistoria e de autuações (veja infográfico). Em todos os casos, as empresas pagarão multas descontadas da remuneração.
Para o caso de descumprimento de cada um dos cinco itens do controle de qualidade a cada mês, o edital prevê o desconto de 0,6% do pagamento previsto. Cada um dos indicadores foi calculado com base nos dados de desempenho de qualidade das atuais empresas ao longo dos primeiros nove meses de 2009.
Esses índices foram usados como parâmetros para definir as metas referentes ao primeiro ano de operação das empresas vencedoras da licitação e para os anos seguintes. Porém, a Urbs adimite que os novos concessionários serão mais fiscalizados que as atuais empresas, através de um sistema de pontos.
“Os operadores precisarão ter um controle de qualidade maior do que no sistema atual, sob risco de penalidades que podem chegar à cassação do contrato”, informa em nota.
As sanções aplicadas com base na Lei do Transporte Cole­­tivo são mais pesadas. A legislação prevê o desconto da remuneração conforme a gravidade da falha, que pode ser desde um funcionário ser flagrado fu­­­mando dentro dos ônibus à empresa reter o dinheiro pertencente ao Fundo de Urba­­­ni­­­zação por mais tempo do que o previsto. A multa aplicada, nesses casos, é o desconto do valor equivalente à quilometragem rodada, numa escala de 5 a mil quilômetros. Quanto maior a infração, maior a quilometragem descontada.
Segundo a Urbs, as empresas podem responder simultaneamente por um falta tanto pelas regras da licitação, quanto pela Lei do Transporte Coletivo. “As (penalidades) previstas no regulamento são operacionais e as previstas no edital são de cumprimento de contrato. O edital, inclusive, prevê que as penalidades possam ser aplicadas concomitantemente. Há obrigatoriedade da empresa de corrigir a falha, além de pagar a multa”, afirma a direção do órgão.
Horário
Um dos pontos mais polêmicos do controle é o cumprimento dos horários fixados pela Urbs, já que é o que rende mais multas as empresas. De modo geral, as empresas serão obrigadas a cumprir o horário de 95% das viagens programadas. Mas foram criados dois horários de pico (5h30 às 8h30 e 17 às 20h), em que a exigência é mais branda devido ao fluxo maior de carros nas ruas.
Críticas
O ex-diretor de Planejamento da Urbs, João Carlos Cascaes, acredita que a Urbs deveria abrir a fiscalização das empresas para a sociedade civil. Atualmente, os técnicos do órgão, ligado à prefeitura, são os únicos a verificar o cumprimento das exigências técnicas. Ele lembra, porém, que a Urbs está sujeita a pressões políticas para proteger as empresas e o interesse econômico delas. “A depender do prefeito, a fiscalização fica mais rigorosa ou menos rigorosa.”
A empresa se defende e, em nota, salienta que “o Conselho Municipal de Transporte foi reativado nesta gestão justamente para ampliar a participação popular” e que “possui corpo técnico de qualidade reconhecida internacionalmente e do qual fazem parte advogados, engenheiros, arquitetos, administradores, entre outros, registrados em seus respectivos conselhos regionais.”

Fonte: Gazeta do Povo
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