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Depredação do transporte coletivo em dias de jogos de futebol é realidade antiga em BH

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Em quase todos os jogos oficiais de futebol, os vândalos quebram janelas e bancos. Só este ano, 109 veículos foram depredados, segundo o sindicato das empresas.
E quem sofre são os passageiros que precisam do transporte no dia seguinte. - Segundo a Polícia Militar, do dia 20 de janeiro, quando começou o Campeonato Mineiro, até o dia 3 de fevereiro deste ano, foram registradas 13 ocorrências de depredações de ônibus, na capital. A polícia informou também que, nos dias de jogos, faz a escolta de torcedores nos principais pontos de embarque e desembarque, para garantir a segurança dos usuários e a preservação do patrimônio público. A PM ainda orienta que todas as ocorrências desta natureza devem ser registradas, contendo o exato local onde ocorreu a depredação, para orientar as próximas operações.

Fonte: MGTV
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Estação São Gabriel volta a funcionar como terminal rodoviário em BH


A partir desta segunda-feira, passageiros de algumas linhas de ônibus interestaduais vão embarcar e desembarcar na Estação São Gabriel, região nordeste de Belo Horizonte. A mudança, que vai até o dia 22, pretende evitar congestionamentos no centro da capital, no período do Carnaval. Devem embarcar e desembarcar, diariamente, entre seis e sete mil passageiros, vindo ou indo para o litoral do Espírito Santo, região nordeste, Brasília, São João da Barra (RJ) e Campos dos Goytacazes (RJ). Todas as integrações ônibus-metrô serão realizadas no lado oeste da estação.
Os bilhetes podem ser comprados na própria Estação São Gabriel, que fica na Avenida Cristiano Machado, 5.600, na região central da capital. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a demanda e a operação na rodoviária Israel Pinheiro, que fica no hipercentro, serão reduzidas em 20%.
Fonte: Globominas
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Saiba como estão as rodovias de acesso às cidades mais procuradas no Carnaval


A BR-324 é a principal ligação entre Salvador, o Norte e o Sul do Brasil. Por aqui passam diariamente entre 30 a 40 mil veículos. Para o carnaval o aumento esperado é de 50%. Essa é uma das rodovias mais perigosas da Bahia. Em todo o ano passado 52 pessoas morreram em 1854 acidentes. As principais causas são excesso de velocidade e a imprudência dos motoristas. A BR-324 foi privatizada no fim do ano passado, mas o pedágio ainda não está sendo cobrado porque há diversos trechos em obras. O motorista que passar por aqui deve ficar atento porque há diversos problemas, como buracos, falta de sinalização e acostamento precário, como é o caso deste trecho, em que uma erosão já avança em direção à pista.

Ouro Preto (MG) Asfalto novo, sinalização em boas condições, mas o perigo é grande na BR-356, a Rodovia dos Inconfidentes, que dá acesso à histórica Ouro Preto. A pista é simples, estreita; veículos separados apenas pela faixa contínua. A ultrapassagem proibida aqui é uma das principais causas de acidentes. Curvas fechadas em uma descida de serra. Mesmo com o tempo bom, o motorista precisa ter cuidado. O trecho sinuoso de apenas oito quilômetros não permite erros. Normalmente as condições da BR-356 exigem muita atenção. Para viajar com segurança, uma combinação sempre dá certo: manutenção em dia e respeito às leis.

Igarassu (PE) Estamos na BR-101, no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife. As obras de duplicação da rodovia, que começaram em 2005, ainda provocam transtornos aos motoristas que se dirigem à capital pernambucana. De acordo com o DNIT, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, circulam por aqui todos os dias 42 mil veículos, movimento que deve aumentar durante o carnaval com a chegada de turistas, que vêm da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Alguns trechos duplicados da rodovia foram liberados, mas ainda existem desvios como este. Carros, ônibus e caminhões que vêm pela pista duplicada são obrigados a passar para a pista antiga da estrada, que anda é mão dupla. Aqui os motoristas devem ter cuidado e reduzir a velocidade, para não provocar acidentes.

Agudo (RS) No Rio Grande do Sul a situação mais grave é a da ponte da RS-287, sobre o Rio Jacuí, na região central. Um terço da estrutura de 314 metros desabou no mês passado por causa da chuva e matou cinco pessoas. A estrada também era rota mais utilizada para as praias do litoral norte, destino de muitos gaúchos no carnaval. Nesta época o movimento duplicava. Ainda não há previsão para o início das obras de reconstrução da ponte. O principal desvio é por uma estrada de chão que aumenta em 20 quilômetros a viagem de quem costumava passar por aqui.


Fonte: Rede Globo
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Pela primeira vez desde a implantação do plano Real, em 1994, metrô de São Paulo terá preço menor do que ônibus

domingo, 7 de fevereiro de 2010


Pela primeira vez desde a implantação do plano Real, em 1994, a tarifa do bilhete unitário do Metrô de São Paulo ficará abaixo do preço cobrado pelo ônibus. Na próxima terça-feira, a tarifa simples do Metrô passa de R$ 2,55 para R$ 2,65, com reajuste de 3,92%. A de ônibus foi reajustada no último dia 4 de janeiro de R$ 2,30 para R$ 2,70, com alta de 17,4%. No caso do ônibus, o preço ficou congelado por pouco mais de três anos.
O reajuste das tarifas de transporte em São Paulo é levado em conta em anos eleitorais, conforme levantamento feito pelo Terra. Desde a implantação do Real, apenas Paulo Maluf, então do PPB, reajustou a tarifa no ano em que apadrinhou a campanha de seu secretário de finanças, Celso Pita. Em 1996, a tarifa passou de R$ 0,65 para R$ 0,80. Ainda assim, Pita foi eleito.
Dois anos depois, o então governador do Estado, Mário Covas (PSDB) tentava a reeleição. Em julho, reajustou a tarifa do Metrô de R$ 1,15 para R$ 1,25 e se reelegeu no fim do ano.
A partir daí, os aumentos começaram a acompanhar o calendário eleitoral. Em 2000, Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PP) disputaram o segundo turno da eleição, com a tarifa congelada desde 1999. Coube à então vencedora, Marta Suplicy, anunciar o aumento em seu primeiro ano de mandato. Na ocasião, o ônibus passou de R$ 1,40 para R$ 1,60.
Em 2002, ano de eleição para o governo do Estado e para a presidência, não houve aumento de tarifas nem de ônibus, nem de Metrô. O então governador Geraldo Alckmin (PSDB) tentava a reeleição, enquanto a prefeita, Marta Suplicy, apoiava a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva. Ambos venceram e os aumentos ficaram para o início de 2003. O ônibus passou para R$ 1,70 e o Metrô para R$ 1,90.
Dois anos depois, quando Marta Suplicy (PT) tentou a reeleição, foi lançado o bilhete único, que permitia até quatro viagens de ônibus no período de duas horas com o pagamento de apenas uma tarifa de R$ 1,70. Nesse ano ela perdeu a prefeitura para José Serra (PSDB). No começo de 2005, o Metrô passou para R$ 2,10.
Em 2006, com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disputando a presidência e José Serra (PSDB) disputando o governo do Estado, ônibus e Metrô subiram somente após o fechamento das urnas. Em novembro, as duas tarifas subiram para R$ 2,30.
Em 2008, depois de dois anos sem aumento de tarifa, o prefeito Gilberto Kassab (DEM), que substituiu José Serra (PSDB) após 15 meses de mandato, prometeu que não haveria aumento e que a tarifa ainda ficaria por mais um ano congelada. Cumpriu a promessa, mas repassou o aumento acumulado de 17,4% para o preço do ônibus na primeira semana de 2010.
José Serra, que é pré-candidato à presidência da República (PSDB), optou neste ano por um aumento abaixo da inflação para o Metrô. O reajuste de 3,92% é menor do que os 4,4% de inflação acumulada desde o último aumento. Diariamente, cerca de 6 milhões de viagens de ônibus são feitas na capital paulista. Já o metrô transporta por volta de 3,4 milhões.
Fonte: Terra
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Linha Verde em curitiba: valorização,transporte e desenvolvimento sustentável


Novo marco dos sistemas viário e de transporte coletivo, a Linha Verde é a maior intervenção urbana em Curitiba nos últimos 30 anos. Já são 9,4 quilômetros, ligando o Pinheirinho ao Jardim Botânico. O projeto completo, de 18km, prevê a ligação até o Atuba, permitindo em todo o seu trajeto o acesso a 20 bairros, que antes ficavam separados pela antiga BR 116. A licitação para o primeiro lote da Linha Verde Norte deve começar em março.

A Linha Verde é o sexto eixo de transporte - são dez faixas de tráfego, duas delas em canaleta exclusiva para o ônibus. No entorno deste primeiro trecho da Linha Verde Sul moram cerca de 300 mil pessoas e estão instaladas mais de 20 mil empresas que geram em torno de 30 mil empregos. E em função da facilidade de transporte e deslocamento atual, vários empreendimentos buscam a região para se instalar.

De acordo com levantamentos do IPPUC, até 2020 a região terá 20 mil novos moradores em 16.215 domicílios. O perfil dos novos moradores contempla casais jovens, na faixa dos 30 anos, com renda média R$ 2,1 mil. O bairro de maior crescimento deve ser o Xaxim.

Empreendimentos - A Linha Verde Sul aparece no cenário atual da cidade como indutor de crescimento imobiliário numa das últimas regiões a apresentar terrenos grandes, o que permite a construção de condomínios. Em 2009 a Secretaria Municipal de Urbanismo liberou 53 alvarás para a região entre condomínios residenciais, centros comerciais, comércio e serviço, além de habitações unifamiliares.

Um dos casos é da construtora MRV que está investindo na região com dois empreendimentos - um no Hauer e outro no Pinheirinho - que juntos representam 1.326 unidades habitacionais. Lançado no final do ano passado, o do Hauer teve todos os 236 apartamentos comercializados no prazo recorde de seis horas. "Já tínhamos um cadastro pré-aprovado de pessoas interessadas. Este foi o primeiro empreendimento da região dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, e a localização, a duas quadras da Linha Verde, com certeza foi essencial para a decisão de compra", explica Marcos Tavares, gerente de vendas da MRV em Curitiba. Todos os imóveis devem estar concluídos até o final de 2012.

No setor comercial a pioneira é a Top Imóveis, proprietária do Curitiba Park Office, localizado no Prado Velho. "O sistema viário foi um dos fatores essenciais para a instalação do nosso empreendimento na região, além da localização dentro do Tecnoparque. Como estamos trabalhando apenas com locação nossa visão é de longo prazo", explica Eduardo Schulman, diretor da empresa. O empreendimento prevê três torres de seis andares, sendo que a primeira já está pronta e a segunda deve ser iniciada ainda este ano. A primeira empresa a se instalar no local é a indiana Wipro, uma das 10 maiores empresas do mundo na área de tecnologia da informação, e que escolheu Curitiba como sua sede latinoamericana.

O corredor de transporte da Linha Verde permitiu a implantação de novas linhas de ônibus. A primeira delas foi a Pinheirinho-Centro, com uma redução de 17% no tempo de viagem. Esta linha tem os primeiros ônibus da América Latina a circular apenas com biocombustível, à base de soja que, por não ter mistura de óleo diesel, é definido pelos técnicos como B100. Anteriormente, Curitiba já havia testado misturas de 5% e 20% de combustível orgânico, os chamados B05 e B20, experiências que levaram ao projeto do B100.

Em janeiro, o prefeito Beto Richa recebeu em Washington o prêmio Sustainable Transport Award 2010, pela implantação da Linha Verde. É a primeira vez que uma cidade brasileira recebe o prêmio do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP).
Fonte: URBS
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Em Sorocaba, Urbes faz alterações nos horários de ônibus

A Urbes – Trânsito e Transportes informa a partir de segunda-feira, 8 de fevereiro, serão retomados os horários de atendimento a estudantes que foram suspensos no final do ano letivo de 2009.
Também serão alterados dois horários, de segunda a sexta-feira, na linha 42 – Laranjeiras e também criado mais um horário na linha 14 – Santa Rosália.
As mudanças serão:
Linha 05 – Vila Carvalho / Vila Fiori
Retorno do horário de partida do ponto final às 14h30 realizado de segunda a sexta-feira;
Linha 07Industrial / Vila Rica
Retorno dos horários de 12h25 partindo do Terminal São Paulo e 12h40 partindo do ponto final, com atendimentos à escola do Jd. Saira, Cond. Saint Claire e escola da Serrinha, realizados de segunda a sexta-feira.
Retorno do horário de atendimento à Unip às 23h05 realizado de segunda a sexta-feira, partindo da avenida Independência e seguindo para o Terminal Santo Antonio, realizado de segunda a sexta-feira.
Linha 12Guadalajara
Retorno dos horários de atendimento à Faculdade Anhanguera nos horários de partida do ponto final às 22h, 22h38, e 23h09, realizados de segunda a sexta-feira.
Linha 14Santa Rosália
Retorno do horário de partida do ponto final às 12h30, realizado de segunda a sexta-feira. Criação do horário de partida do ponto final na avenida Rudolf Dafferner (em frente à empresa Arthur Klink) às 22h10, realizado de segunda a sexta-feira.
Linha 19 Progresso
Retorno dos horários de partida do Terminal Santo Antonio às 6h20 e 12h24, realizados de segunda a sexta-feira.
Linha 29 – Hollingsworth
Retorno do atendimento à escola do Jd. Saira no horário de partida do Terminal São Paulo às 12h, de segunda a sexta-feira
Linha 30 – Brigadeiro Tobias
Retorno do atendimento à Cidade Universitária nos horários de partida do Terminal São Paulo às 7h11 e 7h47, realizado de segunda a sexta-feira.
Linha 37 – Gutierres
Retorno do horário de 16h05 com atendimento à Pluma e ao bairro Caputera, realizado de segunda a sexta-feira.
Linha 40 – Vila Jardini / Jd. América
Retorno do horário de partida do ponto final às 12h05, realizado de segunda a sexta-feira.
Linha 42 – Laranjeiras
Alteração de horários de segunda a sexta-feira. Partindo do ponto final: de 8h05 para 8h10.Partindo do Terminal Santo Antonio: de 8h43 para 8h45.
Linha 45 – Retiro São João
Retorno do horário do atendimento à escola Bierrembach no horário de partida do Terminal Santo Antonio às 18h15, realizado de segunda a sexta-feira.
Linha 49 – Astúrias
Retorno do atendimento à Cidade Universitária nos horários de partida do Terminal São Paulo às 7h10, realizado de segunda a sexta-feira.
Linha 52 – Cidade Universitária
Alteração de horários de segunda a sexta-feira, retornando os horários normais de atendimento aos estudantes.
Linha 53 – Éden
Retorno do horário de partida do Terminal São Paulo às 18h40 cumprindo itinerário até a rotatória do Éden, de segunda a sexta-feira.Retorno do horário de 22h25, partindo da avenida Independência e seguindo para o Terminal São Paulo, de segunda a sexta-feira.
Linha 55 – Rodrigo
Retorno do horário de partida do Terminal Santo Antonio às 23h03 de segunda a sexta-feira.
Linha 56 – Iguatemi
Retorno dos horários dos atendimentos à escola Bierrembach realizados de segunda a sexta-feira. Retorno do horário de 12h10 (Atend. Bierrembach), de segunda a sexta-feira.
Linha 61 – Iporanga
Retorno dos horários de atendimento à Unip às 22h35 e 22h40 partindo da avenida Independência e seguindo para o Terminal Santo Antonio, de segunda a sexta-feira.
Linha 67 – Ipanema das Pedras
Retorno do horário de 12h05, partindo do Terminal Santo Antonio de segunda a sexta-feira.
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Bilhete único beneficia 214 mil pessoas por dia

sábado, 6 de fevereiro de 2010


O bilhete único intermunicipal, que entrou em vigor na segunda-feira, deverá ser usado três milhões de vezes até este domingo. Isso significa uma média de aproximadamente 214 mil pessoas utilizando o sistema por dia, de acordo com estimativa da Secretaria estadual de Transportes. O estado espera atingir a meta de mais 1,5 milhão de passageiros usando o cartão antes do final do ano.
(Entenda melhor como funciona o bilhete único)
O impacto do bilhete único deveá ser analisado em seis meses. Até lá, o governo não se arrisca a calcular quanto do orçamento será consumido com o sistema. Só na primeira semana, coube ao estado R$ 1,8 milhão em subsídios. Depois de seis meses, um balanço será feito para estudar possíveis mudanças, como o aumento do tempo para fazer a baldeação, que hoje é de duas horas.
Empolgado com os primeiros resultados, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, comemorou, em palestra na Associação Comercial do Rio, a adesão ao sistema.
Para o secretário, o bilhete único vai favorecer o transporte formal em detrimento do pirata, uma vez que o usuário gasta apenas R$ 4,40, mesmo que o valor da passagem seja maior. Mas o benefício só vale para veículos legalizados.
- O ônibus aceita o bilhete único, mesmo que tenha ar-condicionado. Esperamos um aumento da procura por esses veículos.
O secretário também falou sobre as empresas de ônibus que não estão cumprindo os horários das linhas normais, para tentar lucrar mais com os veículos de tarifas mais caras. O problema, de acordo com ele, existia antes do bilhete único e será combatido pela fiscalização, com multas que dobram a cada reincidência. Ao longo da semana, o Detro aplicou 42 multas a sete empresas, por descumprimento de horários.
Fonte: OGlobo
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Metrobus orienta passageiros sobre valor de passagem


Tarifa cobrada do usuário do transporte coletivo de sete municípios da região metropolitana de Goiânia é alterada. A mudança começa a valer partir do outro sábado, dia 13. O passageiro que pagava meia passagem vai desembolsar R$ 2,25. A decisão foi tomada em reunião dos componentes da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. A partir de amanhã, funcionários da Metrobus dão início ao trabalho de orientação e mobilização junto aos passageiros das linhas interligadas ao Eixo-Anhanguera que vão pagar a “tarifa cheia”.

Fonte: Goiás Agora
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