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Prefeitura de BH transfere 32 linhas de ônibus durante o Carnaval

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A Prefeitura de Belo Horizonte vai transferir, entre 8 e 22 de fevereiro, a saída e a chegada de 32 linhas de ônibus para o Terminal São Gabriel. De acordo com a assessoria do Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, a infraestrutura do Terminal São Gabriel também será otimizada.
Estão previstos a instalação de mais um banheiro feminino com fraldário, cinco banheiros químicos para uso masculino e mais um guichê para informações. Nas plataformas, além dos 50 bancos existentes, também serão instaladas 234 cadeiras e nova sinalização. Também serão instaladas unidades da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e BHTrans.
No terminal, ainda conforme a assessoria, já estão funcionando setores de guarda-volumes (malex) e achados e perdidos, além de lanchonetes e quiosques de alimentação.
Ainda conforme a assessoria, no período entre 8 a 22 de fevereiro, está prevista a movimentação de até 7 mil pessoas diariamente no local e a estimativa é que circulem pelo novo terminal uma média entre 65 a 100 ônibus diariamente no período.
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Carro ainda supera uso de transporte coletivo em São Paulo


O Metrô de São Paulo tem batido recordes de passageiros, o mesmo acontecendo com os trens metropolitanos. Apesar disso, até 600 carros novos são emplacados diariariamente em SP.
Um investimento de R$ 21 bilhões, feito com recursos do Governo do Estado e da Prefeitura, está em curso para expandir e aumentar a qualidade das linhas de Metrô, trens e ônibus urbanos em São Paulo. Os resultados desse esforço de resgate do sistema de transporte coletivo já podem ser medidos. Em novembro, no dia 19, o Metrô bateu seu próprio recorde de passageiros, com 3,71 milhões de pessoas. No mês seguinte, os vagões da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) carregaram no dia 10 o total de 2,23 milhões de pessoas, alcançando a melhor marca do sistema.
Essas marcas, porém, ainda não são suficientes para indicar a reversão de décadas de aposta das autoridades no modelo de transporte individual. De acordo com dados oficiais, o volume de viagens dentro da cidade feitas em carros ainda é maior do que o de realizadas em ônibus.
O total de automóveis registrados em São Paulo chegou a 6,7 milhões em dezembro. "O carro sempre foi um privilegiado nessa cidade" , afirma o ex-diretor do Detran-SP Cyro Vidal. Ele lembra que a construção dos Metrôs de São Paulo, Cidade do México e Nova Delí começou quase simultaneamente, no final dos anos 60. Hoje, São Paulo tem 63 quilômetros de linhas versus cerca de 250 quilômetros de Metrô em cada uma das duas outras cidades. "Lá foi prioridade, aqui teve muita encenação" , critica.
Hoje, a única restrição à circulação de veículos se dá pelo rodízio municipal, que vigora por sete horas, durante um dia útil, de acordo com o final da placa do automóvel. Cresce, porém, o número dos que enxergam na instituição de pedágios urbanos uma alternativa complementar ao atual esforço de equalizar o modelo de transporte individual e coletivo.
Em Londres, a implantação dos pedágios urbanos, que apresentam tarifas mais caras à medida que o carro se aproxima do centro da cidade, tem merecido o apoio do público, aferido em pesquisas. "O problema do pedágio é que, em troca, a população merece receber alternativas de transporte público para seus deslocamentos" , lembra o engenheiro Hugo Marques da Rosa. "Aqui, ainda não temos essa alternativa.
"Apesar dos congestionamentos e problemas viários provocados pelas enchentes, não há chance, no curto prazo, de mudança no modelo de transportes urbanos em São Paulo. Ao mesmo tempo em que se constróem novas linhas de Metrô, se amplia a integração com os trens e se busca mais velocidade e eficiência sobre os trilhos, até 600 carros novos chegam a ser emplacados no Departamento de Trânsito nos dias de maior movimento.
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No Distrito Federal, secretaria de transportes vai instalar câmeras nos coletivos


Com o objetivo de diminuir o número de assaltos a ônibus e micro-ônibus, a Secretaria de Transportes inicia nesta terça-feira (26/1) a instalação de câmeras de monitoramento em toda a frota do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal. As cidades de Samambaia, Itapoã e Ceilândia serão as primeiras a terem câmeras nos veículos.

Ao todo serão instalados 2.850 kits com duas câmeras cada e uma unidade de gravação de vídeo digital. O processo será finalizado em cinco meses e o centro de controle e monitoramento será montado no Transportes Urbanos do Distrito Federal (DFTrans).

A expectativa da secretaria de transportes é que haja uma redução de 80% no índice de furtos e roubos nos coletivos. O consórcio vencedor da licitação é formado pelas empresas Importação e Exportação Assessoria e Consultoria em Sistemas de Segurança LTDA e Transoft Tecnologia da Informação LTDA. O investimento será de R$ 8.5 milhões.
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Rio terá de gastar mais de R$ 7 bi em transporte para 2016


Os investimentos necessários para ampliar o transporte de massa e obras viárias para resolver os principais gargalos do Rio até a abertura das Olimpíadas, em 5 de agosto de 2016, vão ultrapassar os R$ 7 bilhões, nos próximos seis anos e meio. Mas como mostra reportagem de Luiz Ernesto Magalhães, publicada na edição desta segunda-feira do GLOBO, a conta, que equivale a mais de R$1 bilhão/ano, ainda não está fechada por depender de licitações e parcerias público-privadas, muitas das quais ainda longe de se tornarem realidade.

Os principais projetos são a expansão do metrô (R$ 4 bilhões), o corredor expresso para ônibus Barra-Madureira (R$ 1 bilhão) e um viaduto ligando a Perimetral à Linha Vermelha (R$ 37 milhões). As obras serão feitas em parcerias público-privadas, com recursos da prefeitura e dos governos federal e do estado. Especialistas em transportes afirmam que é possível executar os projetos, mas confirmam que é grande o atraso.

A cidade cresceu sem criar e implantar corredores de tráfego para o transporte de massa. Na última década, a frota de veículos de passeio dobrou enquanto a velocidade dos ônibus caiu pela metade. O que existe hoje de corredores de tráfego é mínimo e nem sempre privilegia o transporte coletivo. É só observar a faixa seletiva da Avenida Brasil, por onde hoje trafegam táxis, vans e quem mais conseguir autorização - critica o engenheiro de transportes Sérgio Balloussier.
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Recife: Começa as mudanças de itinerário no centro devido ao carnaval


O Grande Recife Consórcio de Transporte irá alterar provisoriamente o itinerário de seis linhas de ônibus, no sentido cidade/subúrbio, a partir das 6h do próximo sábado (30/01), na avenida Nossa Senhora do Carmo, em decorrência da interdição da via, para montagem das arquibancadas do carnaval 2010. A alteração do trânsito na avenida será executada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
Com a mudança, as linhas que possuem ponto de embarque e desembarque nas seis paradas de ônibus no trecho, passarão a seguir pela avenida Martins de Barros, atendendo a rua Siqueira Campos, e seguindo para a avenida Dantas Barreto. Essa alteração também acarretará na mudança do ponto de parada dessas linhas que irão a ter ponto de embarque e desembarque, provisório, a parada implantada em frente à igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada na pista oeste da avenida Dantas Barreto.

Linhas envolvidas na operação
013 – JARDIM BEIRA RIO (PINA)
021 – Q. G. DA AERONÁUTICA
031 – SHOPPING CENTER (TER. RES. BOA VIAGEM)
033 – AEROPORTO
062 – JARDIM PIEDADE
161 – BRIGADEIRO IVO BORGES

Mudança
...Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Av. Dantas Barreto (Pista Leste), Av. Dantas Barreto (Pista Oeste) (Parada Provisória – Em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo)...
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Rio: Licitação de corredor expresso de ônibus é adiada


A Secretaria municipal de Obras adiou nesta segunda-feira, por tempo indeterminado, a entrega das propostas das empresas interessadas em construir o Transcarioca (corredor T-5), que estava marcada para esta terça. O projeto, que prevê a implantação de um corredor expresso com ônibus articulados entre a Barra da Tijuca e a Penha (conhecido como BRT), em três anos, teve sua tramitação suspensa porque o edital ainda se encontra em análise pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). O órgão informou que pediu alguns esclarecimentos sobre o edital à prefeitura. Por sua vez, a Secretaria municipal de Obras disse não ter sido notificada.

Cronograma será mantido, garante subsecretário
Para o subsecretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, o adiamento da licitação é questão de rotina. Ele garante que o prazo será cumprido. O trecho Barra-Madureira deve ser entregue até março de 2012. E o restante (Madureira-Penha), em 2013.
- Assim que o TCM liberar o processo, a retomada da licitação é imediata - disse o subsecretário de Obras.
O Transcarioca, que terá cerca de R$ 1 bilhão de recursos federais, é um dos principais projetos para melhoria dos sistemas de transporte do Rio até os Jogos Olímpicos de 2016. Como O GLOBO mostrou nesta segunda-feira, serão necessários mais de R$ 7 bilhões em obras viárias em pouco mais de seis anos, em investimentos que incluem ainda o metrô Barra Zona-Sul e a compra de novos trens para suprir as demandas da SuperVia.

Transcarioca ainda precisará ser ampliado
A conta ainda não está fechada porque alguns projetos estão em discussão. Um deles é a melhor solução viária para melhorar a ligação Zona Sul-Barra, por exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI). O próprio Transcarioca ainda terá que receber mais recursos. Em contrapartida à ajuda federal, a União exigiu que a linha seja estendida da Penha ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Essa complementação, que se encontra em fase de detalhamento, ainda não tem data para ser licitada. O Transcarioca não é o único BRT que está sendo planejado para as Olimpíadas. A prefeitura ainda pretende licitar mais duas linhas: a Ligação C (Deodoro-Barra da Tijuca) e a Transoeste (Barra da Tijuca- Guaratiba).
As obras do Transcarioca têm custo estimado de mais de R$ 700 milhões. O projeto prevê a criação de duas linhas: uma expressa e outra com paradas ao longo do percurso. A obra exigirá a desapropriação de 3.630 imóveis em vários bairros, incluindo Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Madureira, que irão custar R$ 300 milhões aos cofres públicos.
Estudo contratado pela Secretaria municipal de Transportes, e que faz parte do edital de licitação, faz um perfil desses imóveis. Ao todo, 73 edifícios comerciais com até quatro pavimentos serão demolidos e 63 vilas residenciais terão parte de seus terrenos parcialmente desapropriada para construir a faixa de tráfego segregada, por onde circularão os BRTs. A lista inclui ainda a desapropriação total de 105 terrenos particulares e 89 prédios de dois a 13 andares. Além disso, 29 postos de gasolina e 11 templos religiosos também terão que ser demolidos para a implantação do corredor expresso.
Fonte: O Globo
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Venha fazer um passeio turístico pelo centro histórico de São Paulo a bordo de um trólebus

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aniversário de São Paulo, 456 anos
Uma volta pelo centro histórico da cidade, passando por pontos como Edifício Itália, Teatro Municipal, Edifício Martinelli, Banespa e Catedral da Sé, dentro de um trolebus. Este é um dos presentes que São Paulo oferece aos paulistanos em seu aniversário, no próximo dia 25, das 9h às 16h. O ponto de partida será o Páteo do Colégio, origem da cidade de São Paulo.
A viagem, gratuita, tem duração de 40 minutos e desvenda aos paulistanos as preciosidades de nossa história, presentes no dia-a-dia de quem transita pelo centro, mas que muitas vezes passam desapercebidas em meio à correria diária. O trajeto será acompanhado por guias especializados na história da cidade.
A cidade de São Paulo foi pioneira no uso do trolebus no Brasil. Inaugurou sua primeira linha em abril de 1949, fazendo o percurso Aclimação-Praça João Mendes. O sistema trolebus é um patrimônio da cidade e este percurso histórico e ecológico constitui também homenagem aos seus 57 anos da existência na capital.
O trolebus é um veículo limpo, de baixo ruído, silencioso, confortável (sem trancos), com velocidade adequada para o tráfego urbano e, sobretudo, não emite gases prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. Ou seja: apresenta ganhos em mobilidade, conforte na viagem e redução com os gastos em saúde pública.
A atividade é uma promoção da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da SPTrans, e da SPTuris, com apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos – através da EMTU/Metra-, da Himalaia Transporte Ltda, da AES Eletropaulo, da CET, da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Civil Metropoliana, do Pateo do Colegio e da Ong Respira São Paulo.
Dia: 25 de janeiro de 2010
Horário: das 9h às 16h
Local: Saídas do Páteo do Colégio
Duração do percurso: 40 minutos
Trajeto: Páteo do Colégio/Rua Boa Vista/Rua Líbero Badaró/Viaduto do Chá/Av. São João/Ipiranga/Praça da República/Av. São Luiz/Xavier de Toledo/Viaduto do Chá/Líbero Badaró/Largo São Francisco/Praça da Sé/Pateo do Colegio.
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Nova tarifa do transporte coletivo já está em vigor em Guaratinguetá


Está em vigor desde este sábado (23), a nova tarifa do transporte coletivo em Guaratinguetá. O valor que era de R$ 2,20 passou para R$ 2,30, um reajuste de 4,54%. Segundo a prefeitura, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico, ligada à FEG/Unesp foi contratada para elaborar a planilha de custo por passageiro com base nos dados oficiais do TUG – Transporte Urbano de Guaratinguetá.

O estudo sugeriu que o valor tarifa fosse de R$ 2,31 porém, após analisar as planilhas, o prefeito Junior Filippo decidiu decretar a tarifa de R$ 2,30 por passageiro em todo o sistema de transporte coletivo do município. A administração municipal informa ainda que o contrato de concessão do Transporte Urbano de Passageiros, em vigor, estabelece correção tarifária anual, visando o equilíbrio financeiro das empresas concessionárias.
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