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Agetran investe na cobertura de mais mil pontos de ônibus em Campo Grande

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010


Os técnicos da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) já iniciaram os levantamentos para a instalação de mais mil abrigos nos pontos de ônibus em Campo Grande. Atualmente existem 3.348 abrigos, deles 1.300 estão cobertos. Com a instalação dos novos abrigos, serão 2300 cobertos. Os recursos para a construção e instalação dos abrigos são na ordem de R$ 3,5 milhões e são parte dos R$ 55 milhões liberados pelo Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal dentro do Programa de Financiamento de Infra-estrutura para o transporte coletivo Urbano da capital.

O titular da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade Júnior explicou que mais de 70% dos usuários do transporte coletivo deslocam-se no sentido bairro/centro/bairro e 30% no sentido bairro/bairro. “Temos orientação do prefeito Nelson Trad Filho para instalar o mais rápido possível estes abrigos para dar mais conforto aos nossos usuários”, comentou.

Segundo o prefeito Nelson Trad Filho a instalação dos abrigos de ônibus está incluída no Plano Diretor de Transporte Urbano de Campo Grande. “Esta é mais uma conquista para a capital. Para isso temos uma equipe que trabalha afinada para conseguirmos os recursos para promover mudanças de melhorias que possam melhorar a qualidade de vida da população de nossa cidade”, frisou.
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Licitação do transporte coletivo de Sorocaba já tem 23 interessados


O edital da licitação para o chamado lote 1 do transporte coletivo de Sorocaba já foi retirado por 23 interessados. De acordo com a assessoria de imprensa da Urbes -Trânsito e Transporte, o acesso à documentação é possível para pessoas físicas e jurídicas por meio de pagamento de R$ 50.
Ainda de acordo com a assessoria não há como definir o interesse na participação da concorrência. A abertura acontece no dia 10 de fevereiro, às 10h.

Uma novidade é que a empresa que vencer a concorrência não vai mais receber por quilômetro rodado e sim por passageiro transportado. A ganhadora vai operar 43 linhas que antes estavam sob responsabilidade da TCS (Transporte Coletivo Sorocaba) que teve o contrato rompido.
Empresas operam em caráter de urgência

A prefeitura fez a contratação emergencial de quatro empresas (Reunidas Paulista, Rosa, Jundiá e Viação São João) que assumiram as 43 linhas operadas pela empresa até que seja concluído o processo de licitação. “Se não houver nenhum problema esperamos que tudo seja concluído até junho ”, diz o presidente da Urbes, Renato Gianolla.
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Prefeitura de Porto Velho anuncia mudanças no trânsito


Ainda no primeiro semestre deste ano, a Prefeitura da capital vai promover mudanças na avenida 7 de Setembro. Veículos não poderão mais parar no lado direito da via, a não ser os ônibus do sistema de transporte coletivo. Os pontos de táxi serão transferidos para ruas secundárias.
A secretária municipal de Transportes e Trânsito, Fernanda Moreira, explicou que no lado direito da 7 de Setembro será criada uma espécie de corredor com a instalação de uma faixa. Carros de passeio poderá transitar, desde que não parem.
Segundo a secretária, os “pontos de táxis” serão transferidos para as ruas secundárias. Veículos de carga também não poderão parar na faixa
“Acreditamos que dessa forma, além de desafogarmos o trânsito no centro da cidade, também estaremos contribuindo para diminuir os índices de acidentes e o tempo de percurso dos coletivos, já que 95% dos ônibus trafegam pela Sete de Setembro”, explicou.

Ela disse, ainda, que por determinação do prefeito Roberto Sobrinho (PT), outras ações serão implementadas, como a construção de mais seis quilômetros de ciclovia na avenida José Vieira Caula, entre as avenidas Rio Madeira até a Mamoré.
“O prefeito Roberto Sobrinho reconhece a opção e a necessidade de grande parcela da população de Porto Velho em utilizar bicicletas. As ciclovias garantem a essas pessoas o direito de utilizar esse tipo de transporte de forma segura”, afirmou Fernanda Moreira. Ela disse, ainda, que um plano de mobilidade urbana que está sendo elaborado pelo consórcio responsável pela construção da Hidrelétrica Santo Antônio, como forma de contrapartida, vai propor a construção de outros corredores exclusivos para ônibus e de uma rede de ciclovias.
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Curitiba: O outro lado da história, Motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba trabalham sem nenhuma estrutura

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Motoristas de ônibus de Curitiba trabalham sem nenhuma estrutura, 7% deles estão afastados por extresse ou problemas por pressão das empresas em relação aos horários, não tem nem sequer tempo para se alimentarem direito, sem falar que muitos são desrespeitados por marginais. Eles pedem mas apoio da população e reconhecimento da classe.
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Quase mil pessoas já se cadastraram para o bilhete único no Rio


O bilhete começa a valer a partir de fevereiro e vai permitir que, com uma única passagem, o usuário possa utilizar durante duas horas os serviços de ônibus, barcas, trem e metrô. O governo ressaltou ainda que os ônibus com ar condicionado também farão parte do programa.

O cadastramento para o bilhete único intermunicipal pela internet começou na última segunda-feira (11). Segundo a Secretaria estadual de Transportes, a partir do dia 18 o cadastro poderá ser feito também em algumas estações de trem, das barcas, do metrô e em terminais rodoviários.
O bilhete custará R$ 4,40 e terá validade de duas horas. O cadastro pode ser feito pelo site http://www.riobilheteunico.com.br/ por novos usuários e por aqueles que já têm o RioCard Expresso e o RioCard Expresso Jovem. Já no caso do Riocard Vale-transporte, segundo a Secretaria, as empresas é que terão que cadastrar seus funcionários. No caso das vans, ainda segundo a secretaria, apenas as intermunicipais - que já foram legalizadas - estarão inseridas no sistema. Além do Rio, serão atendidos com o novo sistema municípios da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana, como Niterói e São Gonçalo.
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Curitiba: O outro lado da história, Motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba trabalham sem nenhuma estrutura

Motoristas de ônibus de Curitiba trabalham sem nenhuma estrutura, 7% deles estão afastados por extresse ou problemas por pressão das empresas em relação aos horários, não tem nem sequer tempo para se alimentarem direito, sem falar que muitos são desrespeitados por marginais. Eles pedem mas apoio da população e reconhecimento da classe.

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Curitiba é a primeira cidade brasileira a receber o prêmio Sustainable Transport Award


O prefeito Beto Richa recebeu em Washington, na noite desta terça-feira (12), o prêmio Sustainable Transport Award 2010, pela implantação da Linha Verde. É a primeira vez que uma cidade brasileira recebe o prêmio do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP).
“Mais que um incentivo, este reconhecimento amplia nossas responsabilidades com a construção de uma sociedade sustentável, questão que não será equacionada sem um transporte de massa caracterizado pela excelência de sua qualidade”, disse Richa em seu discurso de agradecimento, em solenidade no Hotel Hilton, no Centro da capital americana.
O Prêmio Transporte Sustentável, oferecido anualmente aos melhores projetos de transporte público do mundo, é organizado pelo ITDP, dos Estados Unidos, e por uma comissão com mais oito instituições internacionais, entre elas o Centro da ONU para Desenvolvimento Regional.
“A premiação coroa o trabalho de várias gerações de curitibanos na área de transporte urbano, trabalho que teve novo impulso, agora, com a Linha Verde”, disse Richa. “Este reconhecimento internacional comprova que Curitiba se mantém como uma referência mundial em soluções urbanas inovadoras.”
O prefeito disse que a permanente modernização do transporte coletivo continua sendo um compromisso fundamental de Curitiba, inclusive com a adoção de novas tecnologias de rodagem que ampliem as possibilidades da matriz original do sistema. “Isso sem nos afastar do conceito que associa transporte público, sustentabilidade e qualidade de vida.”
“Com a Linha Verde, Curitiba dá continuidade a uma tradição de transporte sustentável. Curitiba é um dos primeiros e melhores exemplos de transporte urbano eficiente e plano de uso de solo com foco na sustentabilidade ambiental”, disse Enrique Penalosa, presidente do Institute for Transportation and Development Policy
“A remoção da antiga rodovia BR 116 era sonho dos curitibanos e chegou a ser cogitada por planejadores urbanos visionários já nos anos 1960″, afirmou Beto Richa. “A Linha Verde virou uma realidade no desenvolvimento da cidade e no avanço do transporte público de Curitiba.”
“Os membros do comitê do prêmio ficaram impressionados com a Linha Verde, um corredor de transporte moderno, em conjunto com linhas de tráfego, ciclovias, calçadas e parque linear, formando uma avenida completa”, disse Enrique Penalosa, ex-prefeito de Bogotá e também vencedor, em 2005, do Sustainable Transport Award.
“Curitiba lançou a pedra fundamental para a inovação no transporte público. Todos reconhecem que a cidade merece a indicação para o prêmio”, disse Kathryn Phillips, especialista em políticas de transporte do Environmental Defense Fund, em Sacramento, na Califórnia.
“A indicação de três importantes cidades da América Latina (Cali, Curitiba e Guadalajara) reafirma o papel de liderança adotado por esta região para desenvolver sistemas de transportes mais limpos e mais eficientes”, disse Sergio Sanchez, diretor executivo do Clean Air Institute. “Estes exemplos devem incentivar outras cidades da América Latina e de outros lugares a continuar construindo cidades mais competitivas, ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade do ar e reduzem a emissão de gases.”
Linha Verde: a Linha Verde é o sexto corredor de transporte de Curitiba, cuja construção teve início em 2007. Seu sistema viário foi entregue em dezembro de 2008 e o sistema de transporte público, em maio de 2009, isto tudo no primeiro trecho, de 9,4 km, do Pinheirinho ao Jardim Botânico. O projeto completo prevê 18 km ligando os bairros Pinheirinho e Atuba.
A Linha Verde foi implantada na antiga BR 116, que foi transformada em avenida e corredor de transporte. A avenida tem dez faixas de tráfego, incluindo canaletas de uso exclusivo do transporte. As pistas ao lado das canaletas são vias rápidas. As pistas ao lado das rápidas são as locais, para acesso ao comércio e aos bairros. Há duas faixas para estacionamento.
O corredor de transporte da Linha Verde permitiu a implantação de novas linhas de ônibus.
A primeira delas foi a Pinheirinho-Centro, com uma redução de 17% no tempo de viagem. Esta linha tem os primeiros ônibus da América Latina a circular apenas com biocombustível,?à base de soja que, por não ter mistura de óleo diesel, é definido pelos técnicos como B100. Anteriormente, Curitiba já havia testado misturas de 5% e 20% de combustível orgânico, os chamados B05 e B20, experiências que levaram ao projeto do B100.
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Fetranspor colocará adesivos para identificar ônibus do Bilhete Único


A assessoria de imprensa da Fetranspor informou na tarde desta quarta-feira que irá colocar adesivos nos ônibus que estarão enquadrados no sistema de Bilhete Único para poder facilitar a identificação pelos usuários. Segundo a entidade, o benefício valerá para todos os coletivos chamados de convencionais, ou seja, urbanos com duas portas e roleta, sejam com ou sem ar-condicionado.
Ainda de acordo com a Fetranspor, o outro tipo de veículo, conhecido como rodoviário, sem roleta, com ou sem ar-condicionado, não será enquadrado no Bilhete Único desde que a concessão oferecida pelo Poder Público à empresa não tenha sido para utilização de ônibus convencionais.
A entidade enviou nota relatando que existem atualmente na frota convencional intermunicipal 3.930 coletivos sem ar-condicionado e 912 (18,9%) com o sistema de refrigeração.
Fonte: O Globo
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