Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Boa notícia para os usuários de Fortaleza, Tarifa de ônibus tende a cair

sábado, 9 de janeiro de 2010


O valor das tarifas de ônibus intermunicipal na região metropolitana de Fortaleza (RMF) podem recuar 9%, em média, segundo indicação da Arce (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Ceará). Esta medida beneficiaria até 3,4 milhões de passageiros por mês.Se for regulamentada, a menor tarifa, que hoje é de R$ 2,00 poderá ser reduzida para R$ 1,80, enquanto que a maior poderá passar de R$ 7,20 para R$ 6,50.

De acordo com o Detran, 3 milhões de pessoas utilizam ônibus intermunicipais na RMF, e outros 400 mil circulam em vans. As linhas de ônibus, deste sistema, são administradas por oito empresas. Esses usuários usam o transporte público entre os municípios de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Pacatuba, Pacajus, Horizonte, Eusébio, Aquiraz, Itaitinga, Guaiuba, Chorozinho, Maracanaú e Maranguape.

Custos - Segundo informou a assessoria de imprensa da agência, o novo coeficiente tarifário médio foi definido a partir de levantamento e análise dos custos e despesas incorridos na prestação dos serviços, com base em informações técnico-operacionais sobre veículo-padrão, índices de consumo, quilometragem percorrida e índice de ocupação, entre outros itens. De acordo com esta metodologia e os cálculos apresentados pela agência, foi estabelecido o percentual que será submetido a audiência pública, de 9 a 22 de janeiro.
READ MORE - Boa notícia para os usuários de Fortaleza, Tarifa de ônibus tende a cair

Cuiabá terá alterações no transporte coletivo


A partir do dia 11 de janeiro várias linhas no sistema de transporte coletivo de Cuiabá vão sofrer alterações. Terão mudanças itinerários, ponto final, aumento do número de veículos, entre outras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315 4213.

Confira algumas das mudanças:

  • Linha: 109 Santa Amália/Centro (Via Flamboyant): o itinerário da linha na área central sofrerá alteração deixará de subir as ruas Barão de Melgaço, Thogo Pereira, 13 de Junho e passará a retornar pela avenida Generoso Ponce e avenida Tenente Coronel Duarte na volta para o bairro. Linha: 309 Vila da Serra/Centro (Via 1º de Março/Term. CPA III): o ponto final da linha passará a ser o Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot.
  • Linha: 310 Três Barras/Centro (Via Jurumirim): o ponto inicial e final da linha passará a ser o Terminal do CPA III.
  • Linha: 314 Bela Vista/Centro: a linha no sentido (bairro-centro), passará a fazer o retorno em frente ao Supermercado Comper na avenida do CPA, deixando de retornar no Grande Templo.
  • O Itinerário dos micros a partir do Bairro Canjica muda, para atender o Hospital São Matheus. As linhas A03/A05 serão extintas e em substituição entrará em operação a linha A07 Alimentadora Terminal CPA I/Serra Dourada (Via Res. Padova/Ouro Fino).
  • Linha: 604 Jardim Gramado/Centro/Centro de Eventos Pantanal: entra em operação, após as férias escolares, planilha horária com mais 02 carros.
  • Linhas A22/A40: atualmente essas linhas não possuem cobrador, mas a partir do dia 11/01/2010 a passagem será cobrada e os usuários passarão a fazer integração.
  • Linha 324 1º de Março/Centro (Via João Bosco Pinheiro): passará a ter como ponto final da linha a avenida Jonas Pinheiro Jardim das Aroeiras passando a sair de frente a Escola Estadual Diva Hugueney S. Bastos e não mais do antigo ponto final do 1º de Março. Linha 707 Pedra 90 (CAIC) Distrito/Centro será extinta.
  • A linha 720 dará continuidade no atendimento. Atenderá Industriário (3 carros pela avenida 30), Jardim Botânico (2 carros) e os 5 carros nos horários de pico da manhã e da tarde atenderá o Residencial Marechal Rondon. No horário de Almoço, o atendimento ao Residencial Marechal Rondon, será prestado pelo micro (atendimento atual). Haverá possibilidade de integração com as linhas 704, 705, 706, 708. Ponto no Distrito para Integração: AEDIC Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Cuiabá rua X - Após o período de férias a frota das linhas 705, 708 e 720 serão ampliadas.
  • Linha A65 - Alimentadora Distrito Industrial/BR 364 e A69 Alimentadora Distrito Industrial/Rodovia dos Imigrantes - ambas passam a ter como ponto inicial a EDIC (rua X distrito Industrial).
READ MORE - Cuiabá terá alterações no transporte coletivo

Belém: Linhas de ônibus sofrerão alteração de itinerário


As linhas de ônibus Sacramenta-Humaitá, Sacramenta-Nazaré e Satélite-Ver-o-Peso sofrerão alterações no itinerário a partir deste sábado. Segundo a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), a mudança busca atender melhor a área do binário Senador Lemos/Pedro Álvares Cabral.

Segundo o diretor geral da CTBel, Elton Braga, as alterações, com base em estudos técnicos e na atualização dos serviços de transporte público de passageiros, quer atender a demanda da população que vive ou precisa se deslocar naquele perímetro. “É uma resposta às antigas reivindicações de moradores da área. É inegável que as obras melhoraram a fluidez do trânsito, mas o Comitê Gestor da Bacia do Una pede uma revisão no itinerário dos ônibus desde a implantação do binário, em abril de 2008”, esclarece.

Elton Braga ressalta que se trata de uma alteração provisória, que pode vir a ser reformulada, caso surjam outras necessidades na área. “Todas as ordens de serviço relativas ao trânsito não são definitivas. Respeitamos a dinâmica da cidade. Tudo é provisório”, completa.

Confira as linhas:

  • Satélite-Ver-o-Peso: sentido bairro-centro: travessa Mauriti, avenida Senador Lemos, travessa Barão do Triunfo, avenida Pedro Álvares Cabral, a destino.

  • Sacramenta-Humaitá: travessa Alferes Costa, avenidaSenador Lemos, rua Dr. Freitas, avenida Pedro Álvares Cabral, travessa Barão do Triunfo, avenida Senador Lemos, travessa Lomas Valentinas, rua Nova, travessa Mauriti, rua Pedro Miranda, a destino.

  • Sacramenta-Nazaré: avenida Almirante Barroso, rua Dr. Freitas, avenida Pedro Álvares Cabral, travessa Djalma Dutra, rua Municipalidade, travessa Soares Carneiro, avenida Senador Lemos, travessa D. Pedro, a destino.
READ MORE - Belém: Linhas de ônibus sofrerão alteração de itinerário

Mudança da catraca dos ônibus da capital de Rondônia é adiada para março


O prazo para as empresas de ônibus mudarem a catraca para a parte traseira do veículo foi adiada para 31 de março, em Porto Velho. A lei municipal que decretou a alteração foi sancionada em setembro de 2007.
As empresas de transporte coletivo entraram com uma liminar suspendendo a implantação do serviço. Um ano depois, a Justiça determinou a mudança. As empresas fizeram um acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) pedindo a prorrogação do cumprimento e ganharam mais três meses.
Em Porto Velho, 700 motoristas e cobradores trabalham no transporte público. Na última sexta-feira (01), o sindicato dos cobradores paralisou o serviço no centro da capital por 2h30, em protesto a atitude das empresas em adiar o prazo da modificação.

O Sitetuperon defende a mudança das catracas por dois motivos principais, sendo o primeiro a segurança dos usuários, pois nos períodos de superlotação o motorista não consegue visualizar o passageiro no momento da descida, o que pode provocar acidentes, com pessoas ficando presas na porta do ônibus. A segunda motivação é a garantia da manutenção da função de cobrador, já que a mudança impede o motorista de exercer a dupla função de dirigir e cobrar.
READ MORE - Mudança da catraca dos ônibus da capital de Rondônia é adiada para março

Transportes terão R$ 9 bi do FGTS, boa parte da verba, segundo fontes, será aplicada na construção de vias exclusivas de ônibus

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


O governo vai usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para financiar projetos na área de transporte urbano, visando aos jogos da Copa do Mundo em 2014. Na próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá anunciar o chamado PAC da Mobilidade Urbana da Copa, com cerca de R$ 9 bilhões do Fundo para as 12 capitais que vão sediar os jogos. O Rio abocanhará R$ 1,1 bilhão para fazer um corredor exclusivo de ônibus ligando o Aeroporto Tom Jobim (Galeão) à Barra da Tijuca, passando pela Penha.
São Paulo deverá levar igual quantia para a construção de um metrô suspenso ligando os bairros de Jabaquara e São Judas até o Morumbi. Os projetos e desembolsos para as cidades ainda estão sendo concluídos.
Do total de investimentos, o Conselho Curador do FGTS deverá aprovar na sua primeira reunião de 2010, na próxima terça-feira, pouco mais de R$ 7 bilhões. O valor será engordado por mais R$ 2 bilhões reservados pelo Fundo ao programa Pró-Transporte em 2009 e 2010 e que não foram aplicados.

Com a liberação extra para a Copa, o orçamento do FGTS para habitação e saneamento, incluindo programas sociais como Minha Casa, Minha Vida, chegará a R$ 39,7 bilhões em 2010.
Os recursos do FGTS para as obras da Copa serão repassados para estados e municípios que vão tocar 47 projetos nas capitais onde ocorrerão os jogos. A garantia de que o FGTS não ficará no prejuízo, em caso de não pagamento pelos entes públicos, será a retenção das transferências federais aos fundos de participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).
Boa parte da verba, segundo fontes, será aplicada na construção de linhas exclusivas de ônibus, mas há também investimentos em veículos sobre trilhos. A taxa de juros a ser paga pelos tomadores ao FGTS é de 5,5% ao ano para transporte sobre trilhos e de 6,5% ao ano para aqueles sobre rodas - conforme prevê o programa Pró-Transporte.
O novo PAC prevê ainda carência de 48 meses para o pagamento, a ser efetuado em até 30 anos. A contrapartida de estados e municípios é de 5% do valor total do empreendimento.
- Teremos o retorno garantido com a retenção das transferências no caso de não pagamento. Além disso, o programa tem impacto social ao financiar obras importantes que vão favorecer não só as competições, mas melhorar o transporte coletivo - disse um membro do Conselho Curador ligado aos trabalhadores.
READ MORE - Transportes terão R$ 9 bi do FGTS, boa parte da verba, segundo fontes, será aplicada na construção de vias exclusivas de ônibus

Rio: Vans intermunicipais legalizadas vão receber selo de qualidade

Pela primeira vez as vans intermunicipais legalizadas vão receber um selo após vistoria. O selo, segundo o diretor técnico do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), João Casimiro, vai ajudar os passageiros a identificar os veículos que estão em condições apropriadas para circular.
Segundo Casimiro, serão vistoriados 691 vans legalizadas e 8.900 ônibus intermunicipais. As vans, por serem veículos de pequeno porte e sofrerem desgaste mais rapidamente, terão de passar pela vistoria a cada seis meses. Serão avaliados os itens de segurança, como estado das poltronas, dos pneus e dos extintores de incêndio, assim como a documentação do Detran e do Detro.
Casimiro diz que os motoristas de vans de todo o estado deverão fazer o agendamento prévio. A vistoria será realizada no posto do Detro em Itaboraí. O diretor técnico informou ainda que a vistoria levará cerca de 20 minutos. Com isso, ele acredita que serão vistoriados de 20 a 25 veículos por dia.
READ MORE - Rio: Vans intermunicipais legalizadas vão receber selo de qualidade

Protesto contra aumento de tarifa de ônibus vira tumulto em SP


Uma manifestação contra o aumento da passagem em São Paulo resultou em tumulto na noite desta quinta-feira, 7, no terminal de ônibus Parque Dom Pedro, no centro da cidade.
Segundo a Polícia Militar, dos manifestantes tentaram pular a catraca do terminal e os agentes usaram de força para impedir. Cerca de 200 pessoas participaram do protesto que ocorreu entre 18 horas e 19h30.
A tarifa de ônibus sofreu reajuste de R$ 2,30 para R$ 2,70 e passou a vigorar no dia 4 de janeiro, primeiro dia útil deste ano. O aumento foi anunciado no final de 2009 pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).
READ MORE - Protesto contra aumento de tarifa de ônibus vira tumulto em SP

Curitiba: Terminal de Fazenda Rio Grande está com 80% dos serviços concluídos


O terminal de ônibus metropolitano de Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba, está com 80% das obras concluídas. O terminal moderno é construído pelo Governo do Estado, na margem da BR-116 (pista no sentido de Curitiba), e custará R$ 4,8 milhões. A estimativa é que ele atenda, diariamente, cerca de 62 mil passageiros. Já foram feitas a drenagem subterrânea para águas pluviais, fundações, infraestrutura de vigas e confecção da estrutura metálica para cobertura.

Também já foram concluídas as pistas das plataformas para pedestres e as pistas dos ônibus, em que foram usados blocos intertravados de concreto (paver), material resistente ao tráfego intenso dos coletivos. Serão 19 plataformas para 17 linhas de ônibus; destas, 13 serão alimentadoras, três troncais e uma direta.

O terminal terá 5.950 metros quadrados de área construída, incluindo lojas, sanitários, bicicletário e espaço para serviços públicos.“Só restam os serviços de acabamento para a conclusão da obra, como, por exemplo, a colocação do revestimento cerâmico, a instalação de luminárias, pintura, paisagismo, sinalização horizontal e vertical”, registra o secretário de Desenvolvimento Urbano, Forte Netto. A previsão é que o terminal fique pronto em fim de março. “Temos pressa, porque a população sente-se desconfortável nas instalações do velho terminal que fica do outro lado da rodovia.

”NOVOS – Os passageiros do transporte público da RMC contam com quatro novos terminais, que são: Terminal de Araucária (Angélica), Terminal Guaraituba, Roça Grande e Alto Maracanã, os três em Colombo, que atendem cerca de 127 mil passageiros por dia útil. Em breve, os usuários vão contar com o de Fazenda Rio Grande, um em São José dos Pinhais, outro em Campo Largo, que totalizarão aproximadamente 154 mil passageiros atendidos/dia, bem como um miniterminal em Contenda e outro em Campina Grande do Sul, além da reforma e ampliação do Terminal do Cabral, em Curitiba. Estas e outras obras fazem parte do Programa de Integração do Transporte (PIT), que está sendo realizado pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e de sua vinculada Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Os investimentos do PIT são da ordem de R$ 124,5 milhões.

CORREDOR – O programa estabelece um corredor metropolitano formado pela construção de terminais de passageiros e pavimentação de vias urbana. O corredor está interligando os municípios que estão ao redor da capital e tem o objetivo de desafogar o atual sistema radial de transporte, em que a maioria das linhas de ônibus passa por Curitiba, e de estabelecer, também, um eixo indutor de crescimento para a implantação de novas atividades sócio-econômicas.

Para tanto, estão sendo realizadas obras nos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, São José dos Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Tijucas do Sul. Todas estas obras de infra-estrutura viária vão garantir melhoria da qualidade, rapidez e segurança do transporte coletivo possibilitando o deslocamento interregional, evitando o congestionamento das vias centrais.
READ MORE - Curitiba: Terminal de Fazenda Rio Grande está com 80% dos serviços concluídos

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960