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Transcarioca reorganizará linhas de ônibus

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


A prefeitura pretende aproveitar o Transcarioca, linha segregada de ônibus (Bus Rapid Transit, ou BRT) que ligará a Barra à Penha, para dar início a um processo de reordenamento das linhas. A empresa que vencer a licitação que a Secretaria municipal de Transportes lançará em 2010 para implantar o novo sistema com veículos articulados até 2013 também vai operar 38 novas linhas. Chamadas de alimentadoras, essas linhas, com percursos de menor extensão, serão criadas para ligar os bairros às futuras estações.
- Já está decidido que o preço da passagem será o da tarifa-padrão cobrada hoje pelos coletivos (R$ 2,20). Com uma única passagem, o usuário poderá viajar nas linhas alimentadoras e no próprio Transcarioca. O que ainda falta definir no edital é o tempo de validade para viajar com um só bilhete - disse o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.
A implantação do Transcarioca - que até recentemente era conhecido na prefeitura como corredor T5 - provocará também a extinção de 28 linhas que fazem percursos que coincidem ou se assemelham ao novo sistema. A linha 732, por exemplo, que hoje faz o percurso Gardênia Azul-Cascadura, será substituída por uma das linha alimentadoras. O ponto final continuará em Gardênia Azul, mas o passageiro, para seguir viagem até Cascadura, terá que embarcar na estação do Transcarioca a ser criada na Taquara. Situação parecida viverão os usuários da linha 766 (Freguesia-Madureira): os coletivos irão da Freguesia apenas até o Tanque, onde haverá uma integração com o novo serviço.
A estimativa da prefeitura é que sejam gastos quase R$ 1,1 bilhão em obras e no pagamento pela desapropriação total ou parcial de 3.630 imóveis localizados no eixo do novo sistema. A previsão é que as obras sejam concluídas por etapas: Barra-Madureira (2012) e Madureira-Penha (2013). Sansão, no entanto, explica que o processo de reorganização das linhas começará antes do término das obras:
- Queremos iniciar a operação gradativa do serviço. Nada impede que, quando o trecho até a Taquara for concluído, as linhas alimentadoras já comecem a transportar passageiros sem concorrer com as existentes.

Fonte: O Globo
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Rio inicia desapropriação para corredor de ônibus


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), baixou um decreto no Diário Oficial de ontem para determinar o início da desapropriação dos mais de 3.600 imóveis ao longo do trajeto do Corredor Expresso Transcarioca, também chamado T5. O projeto está orçado em R$ 900 milhões e a previsão é que o trecho Barra-Madureira esteja concluído em 2012.

O T5, segundo a prefeitura, será um corredor expresso viário exclusivo para ônibus articulados que ligará a Barra da Tijuca à Penha e será implantado ao longo de vias com elevado volume de viagens por ônibus, como as avenidas Ayrton Senna, Embaixador Abelardo Bueno, Ministro Edgard Romero, Vicente de Carvalho e Brás de Pina.

O sistema T5 terá 28 quilômetros de extensão por onde circularão linhas expressas e paradoras, num total de 9 linhas. De acordo com a prefeitura, haverá redução de 51% no tempo de viagem. Hoje os passageiros gastam, em média, 96 minutos para fazer o percurso do T5. Com o corredor, serão 47 minutos. Os ônibus serão articulados com capacidade para 160 passageiros, sem catraca interna.

Serão 36 estações (seis duplas), dois terminais (Alvorada e Penha) e 13 pontos de integração. As estações duplas (com linhas expressas e paradoras) são: Autódromo, Taquara, Tanque, Praça Seca, Madureira e Vicente de Carvalho e 30 estações simples (linhas paradoras).

Os 13 pontos de integração são: Alvorada, Autódromo, Praça do Bandolim, Merck, Taquara, Tanque, Praça Seca, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Aquidauana, Praça do Carmo e Penha. De acordo com a prefeitura da capital fluminense, haverá integração físico-tarifária com os principais eixos radiais de elevada capacidade do município: Ramais Deodoro, Belford Roxo e Saracuruna (trem) e Linha 2 do metrô.
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São luís amanhece sem ônibus devido a greve dos rodoviários


A paralisação, por tempo indeterminado, acontece como forma de manifestação dos trabalhadores do transporte coletivo da capital contra a medida adotada pelos empresários do setor, que anunciaram um corte entre 10% e 15% de seu atual efetivo.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão (SindRodoviários), Dorival Sousa da Silva, a classe busca uma solução para o problema do transporte coletivo em São Luís sem comprometer o serviço há muito tempo. "Os rodoviários não poderão ficar a mercê desses empresários que estão cada dia mais ricos e não solucionam nosso caso. Já houve oportunidades em que poderíamos ter parado, por causa de empresas que estão em descumprimento com a convenção coletiva de trabalho, e até descontando os valores levados em assaltos", destacou.
13º salário - O presidente do sindicato ressaltou, ainda, que algumas empresas não pagaram o 13° salário, e disse que antes de decidirem pela paralisação procuraram o Sindicato das Empresas de Transportes (SET) e a Prefeitura de São Luís, porém não chegaram a nenhuma solução. "Foi dito pelo sindicato que serão mantidas as demissões, porque as empresas não têm condições de pagar as despesas. Segundo o SET, a próxima medida será reduzir a frota. Recorremos também à Prefeitura e o prefeito pediu paciência e calma aos trabalhadores, pois ele está somente há um ano no cargo. Mas até quando a gente vai ter de esperar?", indagou Dorival da Silva.
Semana passada, o SET anunciou que 10% dos trabalhadores do sistema seriam demitidos por causa da crise financeira enfrentada pelas empresas, que há mais de cinco anos trabalham com a mesma tarifa.
O prefeito de São Luís, João Castelo, afirmou em entrevista que reconhece a queda de receita das empresas, mas descartou a possibilidade do município assumir o sistema de transporte público.
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Terminais de integração de Aracajú entram em clima natalino

Começou nesta segunda-feira (14), no Terminal Zona Oeste, a sétima edição do projeto ´Canta Terminal´ promovido pela Prefeitura de Aracaju através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Os usuários do transporte prestigiaram as apresentações dos corais e se encantaram com a iniciativa de ter à disposição música natalina enquanto esperam o transporte coletivo. Neste dia 15, a partir das 17h, o Coral Irmãozinhos de Asssis marcará presença no Terminal Maracaju.
Durante toda a semana todos os terminais continuarão sendo contemplados com as apresentações de vários corais da cidade. Na quarta-feira, o Terminal do Centro entrará no clima natalino com as apresentações dos Corais Jovens a Mais Tempo e do grupo Progresso, às 17h. Para encerrar mais uma edição do ´Canta Terminal´, o grupo do Banese estará no Terminal D.I.A também às 17h. Toda a equipe de educação para o trânsito da SMTT estará nos locais, fazendo a distribuição de cartões de Natal.
O dia-adia das pessoas é tão corrido, muitas ainda nem pararam para pensar sobre o que representa essa época. Além da música natalina que tem por intuito estimular as pessaos a refletirem sobre o verdadeiro sentido do Natal, desde ontem distribuimos cartões natalinos e a receptividade foi a melhor possível. Nada melhor do que levar uma mensagem positiva a uma pessoa querida, através dos cartões elas poderão fazer isso, explica a coordenadora de edução para o trânsito da SMTT, Marieta Falcão.
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Começa a circular primeiro ônibus movido a àlcool em São Paulo

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O veículo faz a linha 875H e vai do terminal da Lapa a Vila Mariana. Por dentro, o ônibus é igual aos outros. E veja imagens feitas por um telespectador de um ônibus que libera uma fumaça escura.
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Curitiba: Shopping Popular, opções de presentes e ônibus gratuito na volta


O Shopping Popular, no terminal Capão Raso, é uma boa opção para as compras de Natal. O shopping é administrado pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A e oferece um mix de produtos, a preços acessíveis, em 115 lojas.

Quem for ao shopping de ônibus, não precisará pagar a tarifa de retorno. Ao desembarcar no terminal Capão Raso, basta apresentar um documento de identificação ao fiscal da Urbs que está na guarita que dá acesso ao shopping.Em troca, receberá uma senha isentando o passageiro de pagar nova tarifa para voltar para casa. Antes de sair do shopping, o consumidor deve pedir a um dos lojistas que carimbe a senha, que será devolvida na guarita.

A isenção de pagar a tarifa de retorno vale também para quem fizer compras no Armazém da Família e banca de hortifrutigranjeiros.

O diretor de Desenvolvimento da Urbs, Rubico Camargo, diz que no Shopping Popular é possível encontrar desde pequenas lembranças a preços populares a artigos mais sofisticados, como roupas, bijuterias finas ou celulares de última geração.

O consumidor pode encontrar presentes nas lojas de instrumentos musicais, roupas, armarinhos, papelaria e loja de tintas, lotérica e agência dos correios, cereais, frutas cristalizadas e afins e uma grande variedade de carnes, também muito procuradas para as festas de Natal e Ano Novo.
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Grande Recife promove audiência pública sobre a construção do Corredor Norte/Sul


O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria das Cidades e do Grande Recife Consórcio de Transporte, promoverá amanhã (15/07), das 8h às 12h, no Centro de Convenções (Auditório República Pernambucana), uma audiência pública – onde será apresentado o projeto para construção do Corredor Norte/Sul, o mais moderno corredor de transporte público do País. A audiência será presidida pelo presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto e contará com a participação de representantes dos municípios consorciados (Recife e Olinda), vereadores da RMR e técnicos do setor. O evento contará ainda com a participação de representantes das empresas do setor, de dentro e fora do Estado, e da população em geral.

O debate junto aos que utilizam e oferecem os serviços, é importante para garantir a funcionalidade e eficiências do corredor, que terá início na BR-101, a partir do Terminal de Integração de Igarassu, seguindo até o Terminal de Joana Bezerra, no Recife.
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BH: Usuário ganha sete novas linhas na região do Barreiro


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, conclui um processo de mudança no sistema de transporte coletivo da região do Barreiro, em 12 de dezembro, com implantação de novas linhas, alteração de número e itinerário de outras, realização de ajustes em quadros de horários e adequação da capacidade de atendimento das estações de integração da região, a Diamante e a Barreiro.

As novas linhas atendem a demandas da comunidade e vão beneficiar uma população de 300 mil pessoas, com a ampliação de opções de deslocamentos e acessibilidade a pontos de interesse dentro da própria região, como aos hospitais da região e à UPA Barreiro, e a outros bairros da cidade, mais rapidez nas viagens, diminuição do tempo de espera do transporte coletivo, redução de deslocamentos a pé e implantação de atendimentos a novas áreas urbanizadas.

Segundo Daniel Marx Couto, gerente de Coordenação de Projetos de Transporte da BHTRANS, para fazer a reestruturação da rede de transporte coletivo do Barreiro, foram estudadas as demandas da comunidade, o funcionamento e operação de todas as linhas e realizadas pesquisas de movimentação dos usuários e de origem e destino. “Todas as linhas estão sendo adequadas às diretrizes estabelecidas em termos de intervalos, capacidade de número de pessoas transportadas e caminhamentos, o que vai gerar mais confiabilidade, conforto e segurança para as pessoas”, acrescenta Daniel Couto.

Serão criadas sete novas linhas, sendo quatro alimentadoras da Estação Barreiro, uma perimetral, ligando o Barreiro à área do BH Shopping, uma semi-expressa ( ligando parte do bairro Regina ao centro, sem passar pela estação) e uma troncal, que fará a ligação da Estação Barreiro à Estação Vilarinho, localizada na região de Venda Nova.
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