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O exemplo de Copenhague

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009


De acordo com o presidente da União de Ciclistas do Brasil (UCB), Antonio Carlos de Mattos Miranda, o uso de bicicleta como transporte público é grande no exterior.

Um dos exemplos é Copenhague que tem 350 quilômetros de ciclovias. Isso fez com que 37% das pessoas utilizem bicicleta como principal meio de transporte. Elas têm preferência nos cruzamentos e semáforos, o que é motivo de orgulho para seus habitantes. Até 2015, as autoridades esperam que 50% da população prefira as bicicletas. A maior avenida da cidade, de 14,3 quilômetros, passou a ser exclusiva para bicicletas e para o transporte público. Hamburgo e Munique, na Alemanha, e Roterdã e Amsterdã, na Holanda, também são bons exemplos do uso de bicicleta.

No Brasil, de acordo com a UCB, as cidades do Rio, Praia Grande e Teresina são as que possuem as melhores infraestruturas cicloviárias no Brasil. A capital fluminense conta com 140 quilômetros de ciclovia.
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Usuário farão testes com novos bilhetes de ônibus em Sorocaba


A Urbes - Trânsito e Transportes começa nesta segunda-feira os testes com novos equipamentos da bilhetagem eletrônica. Com tecnologia mais moderna, eles vão funcionar em oito veículos que operam o transporte coletivo urbano e também nos terminais de ônibus centrais.
Alguns usuários serão convidados a participar dos testes para verificação da funcionalidade desses equipamentos. Eles serão solicitados a trocar o bilhete no momento da utilização por um cartão unitário.Funcionários da Urbes e das operadoras estarão nos veículos e nos terminais para orientar os usuários sobre o teste, que consiste na troca do bilhete pelo cartão unitário e, automaticamente, no recolhimento desse cartão.
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SPTrans promete mudanças no transporte público

domingo, 13 de dezembro de 2009

Durante a inauguração, o prefeito lançou o novo site da SPTrans - São Paulo Transportes, com novas ferramentas para facilitar a navegação pelos serviços de ônibus. O site está disponível no Terminal Campo Limpo em três totens, com acesso livre para a população conhecer o serviço. Os equipamentos são itinerantes e ficarão por cinco dias úteis nos terminais.“O terminal traz mais conforto para os usuários e integra melhor as linhas. Com isso, ele diminui o tempo de viagem.
O nosso objetivo é continuar avançando com investimentos que melhorem a qualidade do transporte público”, disse o prefeito.
Localizado na estrada do Campo Limpo, esquina na rua Campina Grande, o terminal tem capacidade para atender 62 mil pessoas por dia e operar com 331 ônibus. Ele receberá as linhas alimentadoras, vindas dos extremos da zona oeste e da região metropolitana oeste e sudoeste, oferecendo itinerários para as regiões de Pinheiros, central, avenida Paulista e estações do Metrô.
As linhas locais, ou alimentadoras, ficarão com itinerários menores e isso possibilitará um número maior de partidas, diminuindo o intervalo entre os ônibus. Cada bairro terá uma solução diferente, dentre as quais, maior oferta de viagens, um novo tipo de veículo na operação e uma maior opção de destinos. As linhas troncais serão equipadas com veículos novos e com maior capacidade, oferecendo mais conforto aos usuários.
Porém os passageiros se queixam do novo terminal de ônibus do Campo Limpo, na Zona Sul da capital. As pessoas reclamam que falta ônibus; há muita fila e muita espera.



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Rede Globo apresenta projeto de transmissão em TVs de ônibus de SP

Há um mês e meio, aparelhos exibem programas em 255 ônibus da capital. Está em fase de testes a transmissão ao vivo para os coletivos.
A Rede Globo em parceria com a empresa Bus Mídia apresentou, na capital paulista, o projeto de transmissão de conteúdo da TV Globo em televisões instaladas dentro de ônibus da cidade.
O número de passageiros é de 7 milhões por mês. Cada ônibus tem dois monitores e a programação é toda legendada. Também está em fase de testes a transmissão ao vivo da TV Globo para os ônibus e a instalação das televisões nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
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Em Vitória, Horário de ônibus a um clique no celular

A partir da próxima segunda-feira, todos os usuários do Sistema Transcol poderão baixar os horários de saída dos ônibus no telefone celular. O procedimento é simples e vai custar entre R$ 0,05 e R$ 0,10. No site da Ceturb-GV, ficará disponível um link com o passo a passo para se fazer o download e ter acesso ao serviço.
De acordo com a diretora-presidente da companhia, Denise Cadete, em poucos minutos, o programa é instalado no aparelho de telefone celular e pode ser transferido por bluetooth, posteriormente. Para ter acesso, é necessário ter um celular com tecnologia Java 2.0, o que é comum nos celulares mais novos.
Pelo aparelho, é possível visualizar um menu com opções para acessar o quadro de horários, os itinerários e as linhas de ônibus, além de opções para atualizar, ajuda e mais informações sobre o programa.

GPS: No futuro, a atualização dos horário promete ser ainda mais útil ao passageiro.
É que outro projeto já anunciado pela Ceturb-GV promete informar ao usuário do transporte coletivo intermunicipal, por meio da internet, qual o ônibus mais próximo do seu ponto e em quanto tempo o coletivo desejado vai chegar. Isso será possível porque serão instalados equipamentos de GPS (localização por satélite) em todos os veículos que compõem a frota do sistema.
A licitação para contratar a empresa que vai fornecer e instalar os equipamentos com esse objetivo já foi iniciada, mas, devido a alguns problemas nesse processo, o projeto teve de ser paralisado. A previsão inicial é de que esse sistema entre em funcionamento no mês de maio do próximo ano. Denise Cadete afirma que depende da resolução de um problema atual para dar continuidade ao processo.

Como ter acesso Site:
No site da Ceturb-GV (http://www.ceturb.es.gov.br/) ficará disponível o link "Programa Ceturb Mobile". Basta clicar e seguir as orientações
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Maringá: Novas mudanças no trânsito começam neste domingo

A Prefeitura de Maringá inicia neste domingo (13) a segunda etapa de implantação do sistema Binário, previsto para acontecer em quatro etapas. A partir de amanhã as modificações serão na Zona 2, com alterações de sentido nas ruas Padre Germano Mayer, Santa Maria e Felipe Camarão, que passam a ter sentido Avenida Itororó – Avenida Anchieta; ruas Antônio Salema, Dr. Arion R. de Campos e Fernando Vieira, que farão o sentido inverso.
A Rua Vaz Caminha passa a ter sentido avenida Tiradentes – Juscelino Kubitscheck, e as ruas São Marcelino Champagnat e Martin Afonso passarão a ter o sentido contrário do atual. Para o secretário de Transportes, Walter Guerlles, as mudanças vão melhorar a circulação interna no bairro, mas “os moradores devem estar atentos à sinalização, já que essas mudanças trarão alterações na rotina das pessoas”. Ele disse que a Secretaria de Transportes reforçou toda a sinalização horizontal e espalhou placas em todas as ruas reforçando as mudanças e distribuiu cartazes em residências e comércios. Além disso agentes de trânsito estarão nos locais orientando os motoristas e indicando rotas alternativas. As mudanças na Zona 2 são um preparativo para as alterações que serão feitas nas quatro avenidas centrais a partir de janeiro. As primeiras mudanças foram feitas no final do mês passado, na região da Zona 7 e Jardim Universitário. Segundo a Prefeitura, depois de todo implantado, o sistema permitirá cruzar a cidade do Parque do Ingá até a avenida Colombo, pela avenida São Paulo, em poucos minutos.
A implantação de todo o sistema representa um investimento de R$ 5 milhões, recursos do próprio município e do Fundo Municipal de Transportes. Além de servir para fazer todas as mudanças, o investimento entrará como contrapartida do município no convênio com o Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a revitalização da avenida Brasil, que é a fase final dos binários. Na Avenida Brasil o foco principal deve ser a priorização do transporte coletivo, onde será necessário fazer obras pesadas como a implantação de canaletas exclusivas para ônibus e modificações nas calçadas. A previsão é de que isso seja feito já em 2010.
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Transporte para Copa terá R$ 8 bilhões da União


A maratona do ministro do Esporte, Orlando Silva, já começou muito antes da Olimpíada de 2016. Com a agenda lotada por compromissos, que na semana passada incluíram encontro com Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova York, para conversar sobre segurança, Silva deve apresentar hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as propostas para financiamento de modais de transporte nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
O governo deverá financiar esses projetos com cerca de R$ 8 bilhões do Pró-Transporte, programa de estímulo ao transporte urbano formado por recursos do FGTS. Conforme as regras do programa, o financiamento exige contrapartida de 5% do governo. Os financiamentos serão feitos em 30 anos, para veículos sobre trilhos, e 20 anos para veículos que correm sobre pneus. Muitas operações contam também com dinheiro de Estados e até recursos privados, porque eles podem ser alvo de concessões, diz Silva.
Serão um ou dois projetos de transporte por município que sediará a Copa, que esperam o aval da Presidência e últimos ajustes com as prefeituras. Restam poucas dúvidas sobre o meios de transporte nas 12 cidades.

Segundo Silva, os projetos foram escolhidos conforme a ligação direta com a Copa (conexão entre aeroporto, hotéis e estádios), o modelo mais eficiente tendo em vista os meios de transporte já existentes e o prazo para ficar pronto. Por este último motivo, ainda é dúvida a aceitação de proposta da prefeitura de Curitiba para investimentos no metrô. Obviamente, as obras para a Copa precisam ficar prontas em 2014. Algumas até antes, porque há sedes que terão jogos da Copa das Confederações, em 2013.
Segundo o ministro, a escolha dos modais não foi simples. " Houve Estado que apresentou 72 intervenções. Mas, em três anos para se fazer as obras, isso pararia a cidade. " Segundo ele, foram eliminadas todas as obras viárias para automóveis. " Queríamos inibir intervenções de transporte individual, porque a intenção era estimular o transporte coletivo de massa. " Entre os projetos aprovados estão Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), BRT, trens urbanos e metrôs.
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Cálculo da tarifa de ônibus em Florianópolis é apresentado ao Ministério Público


O assessor técnico da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais, Jorge Cruz, esclareceu na tarde desta sexta-feira ao promotor do Ministério Público, Aor Steffens Miranda, como é feito o cálculo da tarifa de R$ 2,20 de ônibus em Florianópolis. Segundo ele, apenas o custo de manutenção seria de R$ 2,74 por passageiro. O promotor afirmou que, a partir dessa apresentação, deve-se pensar em uma maneira de auditar os custos, para então melhorar o modelo de transporte coletivo. Uma das questões levantadas por Miranda foi como os empresários continuam trabalhando no setor, mesmo alegando que estão no prejuízo desde 2006, quando a tarifa única entrou em vigor.
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