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No Rio: Passageiros do Terminal de Ônibus João Goulart ganham presente de Natal

domingo, 13 de dezembro de 2009

A Camerata Natalina apresentou músicas clássicas das festas de fim de ano no local, que fica em Niterói. No grupo, solistas do Teatro Municipal se apresentaram.

Os passageiros do terminal de ônibus João Goulart, em Niterói, ganharam ontem um presente antecipado de Natal. A camerata natalina apresentou músicas clássicas das festas de fim de ano. No grupo, solistas do Teatro Municipal. Um presente para as pessoas que pegaram ônibus, depois de um dia inteiro de trabalho. Na semana que vem, a camerata natalina estará na Praça Rui Barbosa, em Nova Iguaçu, e no dia 17, na Central do Brasil, no Rio.
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Em Uberaba, empresas de ônibus coletivos só irão reduzir a frota após dia 24


Definido o esquema de funcionamento do transporte coletivo em Uberaba no fim do ano e no período das férias em janeiro de 2010. A tabela foi anunciada ontem pelo diretor de Transportes, Claudinei Nunes.
Segundo ele, até o dia 24 as empresas Líder e Piracicabana vão operar com as frotas quase completas. Serão 126 ônibus nas ruas da cidade nos horários de pico. “Apesar de muitos adotarem regime de feriado na véspera do Natal, nesta data manteremos esquema especial de atendimento para não prejudicar o comércio. Portanto, os carros extras estarão disponíveis”, explica.
Ainda de acordo com Claudinei, a redução das frotas acontecerá somente a partir do dia 28. “Como há diminuição de 30 a 40% de passageiros, devido às férias escolares, universitárias e até de trabalho, deixaremos de colocar 16 carros nas vias do município e estarão presentes 110 nos horários de pico”, informa. “Mesmo assim será mais que a Transmil oferecia”, completa. Nos horários de pico, a operadora do transporte coletivo anterior contava com 98 veículos em ação. Claudinei lembra que esta redução durante as férias é praticada em muitas outras cidades brasileiras. “Somente nas turísticas isso não ocorre”, observa.
Ele revela que os carros extras deixarão de atuar até o dia 29 de janeiro do ano que vem. “No entanto, manteremos a atenção aos horários de pico para não prejudicar os trabalhadores que não vão ter férias neste período e, se houver necessidade, serão enviados de volta às ruas os carros extras. Já passamos esta ordem de serviço”, garante. Os horários de pico vão entre 6h e 8h30, 11h às 13h e 16h e 19h.
Já nas férias, quando não for o horário de pico, os uberabenses contarão com 80 a 90 carros. E, em fevereiro, com o retorno das aulas, as tabelas de horários dos coletivos voltam ao normal, com a frota máxima.
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Tarifa mais barata faz crescer procura por cartão eletrônico em Votorantim


A redução da tarifa de ônibus em Votorantim, de R$ 2,30 para R$ 2, é válida desde terça-feira somente para os usuários do cartão eletrônico. Em busca de uma passagem mais barata no transporte coletivo, os passageiros têm optado pelo cartão eletrônico ao bilhete único. Consequência disto foi o aumento de 63,4% no número de cadastros diários para a emissão de bilhetes.
Durante todo o mês de novembro foram emitidos 265 novas unidades do cartão, com média diária de 13,9 solicitações por dia. Durante os dias 9 e 10 de dezembro, o número saltou para 22 pedidos diários, somando 44 novas emissões. A medida foi adotada pela concessionária de transporte da cidade, Auto Ônibus São João.
Os interessados em usar o cartão eletrônico devem fazer a inscrição gratuita no Terminal Urbano, tendo em mãos o documento de identidade e o CPF. O gerente administrativo da empresa São João, Reinaldo Manoel da Silva, informa que atualmente há 40.800 cadastros ativos para uso do cartão e a tendência é que seja registrado aumento nas próximas semanas. “Por enquanto ainda está cedo para saber como será o mês, mas nós nos preparamos e reforçamos o número de cartões”, comentou. O gerente afirma que ainda há muitas pessoas que desconhecem o benefício e informa que a divulgação será intensificada.
O barateamento da tarifa é devido ao subsídio da Prefeitura ao setor. “O passe escolar e o vale transporte já têm subsídios, faltava mesmo só para o cartão comum”, comentou Silva. Entre os que ainda não sabiam da novidade está a dona-de-casa Vânia Maracajá, 49 anos. Ela contou que pouco usa ônibus e por isto, não presta muita atenção nas notícias relacionadas a transporte coletivo. “Agora que eu sei, vou pedir o cartão também. É uma coisa boa para a gente. Pode parecer pouco mas R$ 0,30 por viagem faz uma grande diferença no fim do mês”, afirmou.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
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Comissão de perueiros e advogados da Prefeitura de Cubatão vão discutir sobreposição de linhas


Os perueiros que atuam no transporte alternativo de Cubatão e os procuradores municipais irão se reunir na próxima semana para acertar a sobreposição das linhas do transporte coletivo que consta no edital para a contratação da empresa que explorará o transporte coletivo no Município. O objetivo é adequar o edital para que não haja prejuízos para a empresa vencedora da licitação e nem para os alternativos. A decisão proposta pela prefeita Marcia Rosa de Mendonça Silva foi aceita pelos perueiros, que até marcaram reunião para a noite desta sexta-feira, dia 11, em sua sede, para montar a comissão.
A reunião da prefeita com os perueiros, que começou tensa devido à onda de boatos que circula pela cidade, de que haveria o objetivo de acabar com o transporte coletivo, acalmou-se quando a prefeita, mais uma vez, desmentiu esses comentários, deixando claro que nunca quis terminar com o transporte alternativo. “Nosso objetivo é aperfeiçoar o sistema de transporte da cidade, para que atenda a todos, principalmente aos usuários”, afirmou.
Para reforçar sua tese, a prefeita mandou que fosse distribuído entre os presentes o texto integral da sentença do juiz Frederico dos Santos Messias, expedida em 12 de dezembro de 2008, sobre o processo 141/04, que trata de indenização proposta pela Viação Piracicabana contra a Prefeitura de Cubatão. Em uma dos trechos a sentença diz ser “irrelevante que o sistema de transporte dito alternativo” tenha existência anterior ao contrato de concessão. Em outro trecho destaca: “É claro que o sistema de transporte com utilização de veículos tipo perua ou similar, como o próprio nome 'alternativo' está a indicar, não é substitutivo do sistema de transporte convencional, aquele operado por linhas regulares de ônibus com maior capacidade, até mesmo porque o sistema viário do Município não suportaria um sistema de transporte exclusivamente prestado por peruas de lotação”.
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Realizado mais um estudo do transporte e do trânsito em Cascavel


A empresa contratada para realizar um estudo do transporte e do trânsito em Cascavel entregou à Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) o segundo relatório parcial com o andamento das atividades. O relatório dá conta do trabalho realizado durante o último mês, o segundo de atuação da empresa. Entre os principais pontos está o resultado da pesquisa de origem e destino, realizada junto aos usuários do transporte coletivo do município. Segundo o presidente da Cettrans, Jorge Lange, a previsão era que a pesquisa atingisse entre 12% e 15% dos usuários, “a empresa conseguiu ser ainda mais abrangente, chegando a 17,4% do índice de passageiros”, comentou.

Os dados obtidos serão submetidos à análise e o próximo passo é propor soluções para os problemas diagnosticados. Lange comenta que a contagem trouxe algumas surpresas. “Alguns pontos nós já sabíamos que haveria grande incidência de embarque ou prevíamos quais seriam os principais destinos, mas mesmo nestes pontos, onde já havia previsão, o percentual foi acima do esperado. Os bairros da região norte da cidade, por exemplo, tiveram um percentual acima do que esperávamos. Quanto ao destino, o Centro foi o mais buscado, mas em percentual acima do que esperávamos”, esse diagnóstico exige mudanças na forma com que o transporte coletivo é realizado para que não haja superlotação dos ônibus e nem carros circulando vazios.

Por outro lado, Jorge comentou que algumas linhas onde não se esperava grande fluxo de passageiros apresentaram um número expressivo, é o caso, por exemplo da linha do Santa Felicidade, que obteve alto número de embarques. Deve acontecer também uma reestruturação das linhas que fazem o transporte para os pólos industriais, pois nessa região foi detectado um grande número de passageiros, que exigiria maior quantidade de ônibus, principalmente em determinados horários. “As mudanças são lentas, porque serão definitivas.

Hoje eu tenho certeza que a satisfação com o transporte coletivo é zero, mas pretendemos trazer grandes mudanças que farão a diferença ao usuário”, garantiu Jorge. A empresa tem mais quatro meses para terminar o estudo e propor soluções para todos os problemas diagnosticados, segundo Jorge não será necessário esperar o fim do estudo para iniciar as modificações, o objetivo é que o trabalho de adaptação seja realizado também dentro do período de seis meses.
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Aracajú: Estacionamento será proibido na Av. Francisco Porto a partir de segunda-feira


Um dos principais corredores do transporte coletivo da cidade, a avenida Francisco Porto será fechada para estacionamento a partir desta segunda-feira, 14, no horário das 6 às 20 horas, desde o elevado Wellington Paixão até a avenida Beira Mar, nos dois sentidos da via. Medida semelhante ocorreu semana passada na avenida Hermes Fontes e em outras áreas de intensa circulação de veículos.
A cada três minutos circula um ônibus na Francisco Porto. São 30 viagens por hora, nos dois sentidos, por isso é que os corredores do transporte coletivo são os pontos que estão sendo priorizados pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da Prefeitura de Aracaju.
Com a retirada dos carros, os ônibus terão mais espaços para cumprirem os horários fixados pelo gestor do sistema de transporte, beneficiando o usuário que chega ao destino dentro do previsto.
A população tem recebido essas ações da SMTT com um índice de aprovação bastante expressivo, analisa o superintendente Antônio Samarone. Sabe a comunidade que, se medidas pontuais não forem tomadas, a situação vai se complicar para todos nós, pedestre e motorista, disse.
Para o superintendente, nos locais onde a proibição está em curso, o trânsito de veículos obteve boa melhora e a fluídez é visível. Algumas vozes se levantam e reprovam, mais são casos isolados. Esses estão apenas olhando a sua parte, o individual. A prefeitura vê o coletivo, o plural, a satisfação da maioria e é nessa linha que nos estamos avançando com a maioria que quer a cidade com qualidade de vida, observou Samarone.
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BHTRANS realiza transferência das linhas urbanas na Estação BHBUS São Gabriel

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), realiza no dia 9/12 a transferência das linhas urbanas do Setor Leste da Estação BHBUS São Gabriel, que passarão a operar no Setor Oeste. A mudança acontece em função da utilização do Setor Leste para a Operação de Final de Ano da Rodoviária na estação. As linhas irão operar, temporariamente, até às 23h59 do dia 10/1/2010, quando será normalizado o atendimento.Monitores da BHTRANS, cartazes e faixas de pano irão orientar os usuários sobre os acessos ao Metrô e os locais dos pontos de embarque e desembarque no Setor Oeste.

A empresa alerta para a importância dos usuários da Estação BHBUS São Gabriel redobrarem a atenção à sinalização implantada. As pessoas com dificuldades de locomoção poderão acessar o elevador, solicitando o apoio dos seguranças dentro da plataforma do metrô, para realizar o deslocamento entre os dois setores.

As linhas urbanas serão acomodadas nas plataformas do Setor Oeste conforme especificado abaixo: (linhas grifadas foram transferidas do Setor Leste)

  • Plataforma A – 707; 708; 80; 61/62 (noturnos sentido centro) e linha de domingo 702.
  • Plataforma B - 703; 705; 706; 713; 711; 61/62 (noturnos sentido bairro) e linhas de domingo 709; 732 e 832.
  • Plataforma C - 8350; 714; 807 e linhas de Domingo 710; 734 e 81.
  • Plataforma D – 811; 823; 715; 716 e linhas de Domingo 812; 8550; 823 e 837.
  • Plataforma E – Linhas do DER 4150; 4120; 4145; 4185; 4135; 4445; 4385 e 4690.
  • Plataforma F – 806; 808; 809 e 809.Operação de Final de Ano da Rodoviária na Estação São Gabriel.
- Para garantir mais conforto aos passageiros nas viagens de final de ano e minimizar impactos no trânsito da área central, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-Sul e da BHTRANS, transferiu o embarque/desembarque das viagens com destino ao Nordeste, Espírito Santo, Campos dos Goytacazes e São João da Barra (RJ) e Brasília, marcadas para o período de 15/12/2009 a 4/1/2010, para a Estação BHBUS São Gabriel. Outras Informações: 3271-3000/3209-0658 (Rodoviária) / 3277-6500 (BHTRANS).
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Rio terá ônibus híbrido em janeiro


O Rio começa a testar no mês que vem o seu primeiro ônibus híbrido, movido a eletricidade e a diesel. Este mesmo ônibus já é testado na cidade de S~~ao Paulo, o protótipo, fabricado no Brasil, deverá operar, com passageiros, claro, numa das linhas circulares da Zona Sul da cidade, acompanhado de um ônibus-sombra convencional, que fará o mesmo percurso, no mesmo horário, para poder comparar os desempenhos.
Hoje, os ônibus híbridos são uma tendência na Europa e nos Estados Unidos. Londres promete trocar toda a sua frota para as Olimpíadas de 2012. Em Nova York, os híbridos também ganham terreno rapidamente. De modo geral, eles funcionam da seguinte forma: quando a carga da bateria acaba, ele passa a rodar com o motor a diesel, que serve para carregar novamente a bateria. Quem já experimentou diz que é um sucesso. Silencioso, confortável, econômico e, acima de tudo, menos poluente. A Fetranspor, que paticipa do projeto em parceria com outras empresas, já pensa até em usar, mais à frente, biodiesel e etanol combinados com eletricidade.
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