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Perigo nas paradas de ônibus de Todo Brasil

domingo, 18 de outubro de 2009

Nos últimos anos tem aumentado o número de acidentes contra os usuários do transporte coletivo nas paradas de ônibus, e em todos esses acidentes, nada foi resolvido em questão no que se fazer para evitar mais acidentes, pois só foi colocado como acidente de transito e a questão transporte público ficou totalmente esquecida, ai fica a pergunta, será que quando estamos já num ponto de ônibus já não estamos dentro do sistema público de transporte? E porque não melhorar a segurança de quem já sofre com deficiência do sistema público de transporte, será que vamos vê mais pessoas morrendo esperando pelos ônibus que já demoram bastante, porque não é colocada uma barra ou uma mureta de contenção para evitar que carros e ônibus invadam as paradas? Nesta reportagem especial o ‘’Blog Meu Transporte’’ foi em busca de acidentes e problemas relacionados ao assunto e não foi difícil achar problemas relacionados nessa questão, pois achamos Paradas deterioradas, Paradas escorada com madeiras, Paradas servindo de estacionamento de carros e motos, paradas sem segurança, paradas que não são Paradas, Paradas quebradas, Paradas sem coberturas, Paradas que servem pra motel, Paradas sem bancos, Paradas sem acesso a pessoas com deficiência física e claro, Paradas desprotegidas de acidente.

Perigo em paradas de ônibus de São Luís

Uma das áreas mais valorizadas de São Luís apresenta problemas que assustam a população. Quem precisa do transporte coletivo no bairro do Calhau, por exemplo, passa horas nas paradas, e pode ser mais uma vítima de assalto a qualquer momento. Avenida dos Holandeses, via que passa por uma das áreas nobres de São Luís. Mas o local que tem imóveis de luxo e grandes empresas possui também problemas que são comuns em muitos bairros. Quem precisa pegar ônibus ao longo da avenida tem que enfrentar paradas desertas. Muitas ficam em lugares isolados, escuros e cercados de mato. Em alguns locais, não existe abrigo e nem um tipo de indicação de que ali é uma parada. Além dessa situação, as pessoas têm que enfrentar ainda a longa espera. Principalmente à noite, os ônibus demoram a passar. As pessoas pedem mais policiamento para a avenida. Seria uma forma de deixar mais tranquilo quem espera voltar em paz pra casa.

No piauí Parada de ônibus é escorada com madeira e ameaça Passageiros.

Uma parada de ônibus na Avenida Joaquim Nelson, no conjunto habitacional Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, está ameaçando os usuários do transporte urbano. A parada, que tem cobertura de concreto, está com sua base de apoio quebrada e pendente para o lado. Por isso, o vendedor de balas que trabalhava no local conseguiu dois caules de árvores para escorar a cobertura de concreto da parada de ônibus. Com medo de que a parada de ônibus desabe sobre suas cabeças, os usuários do sistema de transporte urbano ficam na sombra em vez de sentados no banco de concreto. “Não tenho coragem de ficar aí embaixo. Por isso, nós aproveitamos apenas a sombra. O medo existe porque uma delas já caiu e matou um engenheiro”, declarou a professora Lucelene Santos. “Eu não sou louca de ficar embaixo dessa parada de ônibus, está com os pés em falso e a cobertura está escorada por paus. A Prefeitura já deveria ter mudado isso”, declarou a agente comunitária aposentada. Os frentistas Francisco das Chagas Viana Santos e Francisco Perreira afirmaram que não existe outra parada de ônibus mais próxima e a que está escorada representa um perigo para a população.

Em Teresina, paradas sem Infra-estrutura adequada.

Dos cerca de 800 mil habitantes de Teresina, é comprovado estatisticamente: mais da metade ainda depende dos ônibus coletivos urbanos, o famoso 'buzão'. De norte a sul, dos bairros mais periféricos ao Centro, em todo canto da cidade tem alguém em uma parada. Quer dizer, deveria ser uma parada, mas, às vezes, não passa de um toco de uma árvore, ou uma barra de ferro providenciada para que as pessoas (acredite!) se sentem. Ou, ainda pior, simplesmente não tem nada dizendo que ali é um ponto de ônibus!
As 'paradas' na capital do estado deveriam pensar, pelo menos, em proteger os usuários de ônibus. Mas não: nem protegem do sol e nem da chuva! Vale lembrar que, quando chove em Teresina, é água muita: alaga tudo e é preferível nem sair de casa para pegar ônibus, já que não há como se proteger. E, não precisa nem lembrar que, quando faz sol, muito calor, é quente meeeeesmo, "Um inferno", como costumam dizer alguns teresinenses, já acostumados com o velho e querido "B-R-O-Bró". É o tradicional período mais quente do ano, que compreende os meses de setembro a dezembro (terminações BRO).
Fonte:180 graus

















Carro atropela cinco em ponto de ônibus no Jardim Botânico
Sexta 25/09/2009
Um carro que descia a Rua Alberto Twardowski, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, perdeu o controle da direção e atingiu cinco pessoas que estavam em um ponto de ônibus, por volta das 9h30 desta quinta-feira (25). De acordo com informações do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o veículo teria subido na calçada na tentativa de desviar de outro automóvel, que estava parado na pista.
O ponto de ônibus fica bem em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Duas ambulâncias do Siate foram ao local para atender as vítimas. Além dos cinco atropelados, o motorista do veículo também ficou ferido. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma jovem de 27 anos foi levada ao Hospital Cajuru. Ela teve uma fratura exposta na perna direita e foi submetida a uma cirurgia. Segundo informações do Hospital Cajuru, ela passa bem e está fora de perigo.
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=811480&tit=Carro-atropela-cinco-em-ponto-de-onibus-no-Jardim-Botanico

Carro atropela oito e mata uma pessoa em ponto de ônibus na Zona Leste de SP

Uma Pessoa morreu e sete ficaram feridas depois que um carro desgovernado atropelou oito pessoas em um ponto de ônibus na Zona Leste de São Paulo, na noite desta sexta-feira (9), informou a Polícia Militar (PM). Ao menos quatro feridos foram internados em hospitais diferentes e um seguia em estado grave. As pessoas atingidas pelo veículo, um Fiat Stilo azul, esperavam ônibus na Avenida Aricanduva, altura do número 5.000, próximo ao Shopping Aricanduva.

De acordo com a PM, um rapaz de 27 anos perdeu o controle do carro e atropelou o grupo na calçada e atingiu ainda um telefone público (orelhão).

  • Pedestre morre atropelado por ônibus na Av. Conde da Boa Vista no Recife
Um pedestre morreu atropelado por um ônibus na manhã desta segunda-feira (20), na Avenida Conde da Boa Vista, uma das mais movimentadas do Centro do Recife. Álvaro Martiniano de Oliveira, de aproximadamente 70 anos, escorregou no meio fio quando ia atravessar a avenida, sendo, em seguida, atingido por um ônibus da empresa Pedrosa, de placa KKE 8452, que faz a linha Brejo.
A vítima teve o crânio esmagado, e seu corpo ainda está embaixo do ônibus. O Instituto de Criminalística (IC) já está no local, e são aguardados os peritos do Instituto de Medicina Legal (IML) para fazerem a remoção do corpo. Parte da Av. Conde da Boa Vista está interditada no sentido Cidade-Subúrbio, mas guardas de trânsito orientam os motoristas que passam pelo local.

  • E finalmente em São Paulo, Motorista invade um Ponto de ônibus e quase causa uma tragédia.

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Seja um Seguidor, Campanha do Blog Meu Transporte

Campanha do Blog Meu Transporte é chegar até o fim deste ano a pelo menos 50 seguidores, você caro leitor que estar vendo a serenidade, competência e disposição deste Blog em mostrar de fato o que acontece com um dos principais serviços públicos do país que é o Transporte Público, não pode ficar de fora desta campanha, por isso convidamos você a ser mais um seguidor deste Blog que vem mostrando dia a dia a situação do Transporte Público que você usa, clique em seguir este blog e convide seus amigos.

Abraços e sejam bem vindos!!!

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Curitiba é referência no transporte público para as Olimpíadas Rio 2016

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A revolução do Rio rumo à Olimpíada de 2016 começa pelos escritórios de Jaime Lerner, o homem que transformou o sistema de transportes de Curitiba num dos mais modernos do Mundo. De acordo com Lélis Marcos Teixeira, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor), já está nas mãos do prefeito Eduardo Paes o projeto que promete acabar com o drama de quem passa horas dentro de um ônibus para ir ao trabalho ou voltar para casa por conta dos enormes engarrafamentos que atormentam o trânsito carioca – um dos gargalos da cidade para a aprovação final do COI.
A mudança, que vai acabar com a sobreposição de linhas, prevê o reordenamento e integração dos transportes coletivos da cidade a partir da criação de corredores exclusivos, o famoso BRT (Bus Rapid Transit), mudando a prioridade do transporte individual para o coletivo.
Pelo projeto, encomendado pela Fetranspor e descartado por Cesar Maia, segundo Lélis, no final da última gestão, serão criados pelo menos três corredores expressos: Avenida Brasil, Linha Amarela e Zona Sul-Barra, este último utilizando o metrô como integração. A ideia é acaba com as linhas que saem diretas de um bairro a outro, levando os passageiros a fazerem conexões nos corredores expressos. Por mais incrível que pareça, a criação destes corredores vai retirar cerca de 40% dos ônibus das ruas já que os novos caros serão biarticulados, ou seja, ônibus duplos, com maior capacidade de passageiros. O projeto adapta o sistema Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba.

Estações tubulares

O desenho de Lerner, encomendado pelos empresários do transporte urbano da cidade, prevê ainda a construção de estações tubulares, onde os usuários pagarão a passagem antes de subir nos coletivos, acabando com a figura do tocador dentro dos carros e, assim, agilizando o embarque e desembarque. Os ônibus biarticulados terão pelo menos cinco portas para embarque e desembarque, o que decreta o fim das filas. O jeitinho carioca também está com os dias contados. Como os pontos serão fixos, será impossível saltar ou entrar nos coletivos fora das estações, que podem ser refrigeradas.
– O projeto é muito bom e tem algumas joias, como a estação de integração vertical no entroncamento entre a Linha Amarela e a Avenida Brasil. O sujeito toma um ônibus de seu bairro numa linha chamada alimentadora, desce nesta estação vertical, e lá pega outro ônibus no corredor para a Barra – detalha o presidente da Fetranspor, que não vê problemas no financiamento do sistema por conta da eleição da cidade para ser a sede dos Jogos de 2016. – Com um quilômetro de metrô, o Estado gastaria o mesmo para construir 10km de BRT.
Lélis defende o sistema rodoviário e acredita no bilhete único integrando todo o sistema (metrô, trens, barcas e ônibus), mas admite que o modelo curitibano – onde o município centraliza o caixa da arrecadação e depois repassa o dinheiro às empresas por quilômetro rodado – não é visto com bons olhos pelo empresariado.
– Entendemos que o sistema deve ser autossustentável, não queremos subsídios. São Paulo tem subsídios na ordem de $ 1,8 bilhão por ano.
Para o presidente da Fetranspor, o prefeito Eduardo Paes quer modificar a situação de abandono do sistema. O prefeito já se encontrou com representantes da Fetranspor e com o próprio Lener, de acordo com as palavras de Lélis.
–- O Eduardo encontrou a secretaria de Transportes totalmente desmontada. Na Zona Oeste está tudo o que há de pior no Rio. Por isso a prioridade dele, no momento, é lá – defende.
O presidente da Fetranspor cita ainda a questão da poluição do ar, causada em grande parte pelos ônibus, como outra grande vantagem advinda da mudança: primeiro, com a redução do número de carros no sistema, já que com a criação de linhas exclusivas e ônibus biarticulados, a capacidade dos coletivos aumentaria e, assim, seria menor a emissão de gases; segundo por conta do uso de biocombustível que, de acordo com Lélis, já vem sendo adotado experimentalmente pela Rio Ônibus.
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Multa a ônibus por direção perigosa cresce 25% em São Paulo


No primeiro semestre deste ano, a média diária de multas aplicadas a motoristas de ônibus na capital paulista por dirigir sem respeitar as regras de segurança cresceu 25% em relação à média do ano passado. O levantamento foi feito pela reportagem com base nos dados de fiscalização fornecidos pela São Paulo Transporte S/A (SPTrans).

"É um sinal de que há mais gente transgredindo a lei", disse Saad Mazloum, promotor de Justiça do Patrimônio Público e Social da capital e criador de um Blog sobre transporte público. Com base nos depoimentos de passageiros, Mazloum diz não ter dúvidas de que a situação piorou. "E, por isso, deve ser tratada com mais rigor pela Prefeitura.

" No primeiro semestre, a SPTrans aplicou 52.841 multas a motoristas e empresas de ônibus. Desse total, 9% foram autuações por "direção perigosa". Em 2008, com 105 mil multas, o porcentual de infrações relacionadas a segurança representava 7,5%. A média diária passou de 21 para 26 autuações do tipo. A maioria das infrações fiscalizadas se refere a intervalo excessivo da linha e desrespeito ao embarque e desembarque.

A SPTrans não comentou os dados. Para o presidente do sindicato dos motoristas de ônibus de São Paulo, Jorge Issao, o porcentual de multas por direção perigosa "é coisa pouca" e não significa que os condutores coloquem em risco a segurança. Ele contesta as multas aplicadas pela SPTrans e diz que os 700 fiscais não são preparados para atuar.
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SP e Rio têm transporte mais caro na América Latina, diz pesquisa

As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro têm as tarifas mais caras de transporte público dentre as grandes cidades da América Latina. Na capital paulista, gasta-se em média US$ 0,99 por uma passagem de ônibus, metrô ou trem. O valor no Rio é de US$ 1,01. As duas capitais brasileiras ficam respectivamente em 40º e 42º lugar no ranking das mais caras dentre 73 cidades de todo o mundo, segundo a edição 2009 do estudo "Prices and Earnings", realizado pelo banco suíço UBS. Os valores são referentes a março deste ano.
A pesquisa do banco suíço é publicada a cada três anos, analisando o custo de vida das cidades, com base nos preços de alimentação, moradia e transporte, entre outros. Em relação a transportes, é verificado o valor gasto com uma passagem para percorrer 10 quilômetros - ou dez paradas - de ônibus, metrô ou trem. Os dados de 2009 mostram que a média mundial é de US$ 1,40 - e Europa Ocidental e América do Norte concentram os valores mais altos. As passagens mais baratas estão na América do Sul.
Três cidades sul-americanas apresentam valor de passagem inferior a US$ 0,50, que é a metade do registrado nas capitais paulista e fluminense: Buenos Aires (US$ 0,31), Caracas (US$ 0,40) e Lima (US$ 0,38). O preço das passagens no Brasil é superior até mesmo ao de cidades que têm sistemas de transporte considerados modelos, como o de Bogotá, que custa US$ 0,57. A capital colombiana foi pioneira na implementação de um eficiente sistema de corredores de ônibus, o TransMilenio, que já foi adotado por outras cidades, como Curitiba, no Paraná, e Cidade do México.
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Sem vans, ônibus reduz tempo de viagem em São Gonçalo


Em mais um dia de operações contra o transporte alternativo irregular em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Transportes realizou blitzes em dois pontos da cidade. Como poucas vans puderam circular sem serem incomodadas, amparados por autorização judicial, apenas uma van foi apreendida e o trânsito fluiu sem congestionamentos.

Sem as vans nas ruas, o trânsito ficou livre na cidade e o tempo de viagem nos ônibus foi reduzido. Na linha 143 (Viação Mauá), que faz o percurso entre o centro de São Gonçalo e Niterói, o tempo de viagem caiu de 50 para 38 minutos. Já na linha, 532 (Alcântara-Niterói) o tempo baixou de 65 para 50 minutos. O mesmo ocorreu em linhas municipais, como a 15 (Jóquei-Fórum), que foi reduzido em 10 minutos (de 60 para 50) e na linha 01 (Santa Izabel-Fórum), que caiu de 65 para 55 minutos.

De acordo o superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), Márcio Barbosa, a retirada das vans de circulação tornou as viagens muito mais rápidas. Ainda de acordo com ele, a frota de ônibus na cidade será ampliada em 15% (80 ônibus), seguindo as demandas da população.

Durante a manhã, com apoio de agentes do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) e de PMs, foi fiscalizada uma das vias mais movimentadas do centro de São Gonçalo. Entre 7h e 11h nenhum veículo foi apreendido fazendo transporte irregular de passageiros.
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Viação Piracicabana está pronta para assumir o transporte em Uberaba


Dirigentes da Viação Piracicabana afirmam que a empresa já está pronta para assumir o serviço de transporte coletivo em Uberaba a partir de domingo (18). Até o momento já chegaram à cidade 35 carros. Entre os detalhes acertados com o município, a única pendência da empresa será a instalação do sistema de monitoramento.
O diretor Carlos Cherulli informou que até o fim da tarde de sexta-feira todos os veículos destinados para operar em Uberaba já estarão à disposição, num total de 64 carros. Para aproveitar o quadro de funcionários da Transmil, o diretor acompanhou na terça-feira reunião na Justiça do Trabalho, quando ficou firmado acordo para acerto trabalhista dos que ainda prestam serviços para a empresa que vai operar até sábado (17).
A Viação Piracicabana estuda a viabilidade de contratar 140 motoristas e 125 cobradores, isso porque, segundo Cherulli, a empresa vai operar com microlinhas, onde não há necessidade de profissional nesta área. “Vamos fazer uma triagem, procedimento normal em toda empresa, e vamos convocar os profissionais dentro da necessidade de operação”, salientou.
Outra garantia da viação é em relação ao salário dos profissionais a serem contratados. O diretor disse que a empresa vai obedecer ao dissídio da categoria, que deveria ter sido decidido no mês de agosto. “Vamos nos sentar e discutir. Inicialmente, vamos pagar o piso que está em vigor e todos os benefícios estarão garantidos.”

Atualmente, o salário dos motoristas é de R$ 952 e de cobradores, R$ 548. Proposta salarial já é discutida pela classe, que reivindica reajuste de 4,59%.
Outra informação repassada pelo representante da empresa é de que o valor da passagem permanecerá o vigente. “Neste primeiro momento, não estamos preocupados com isso. Queremos conhecer melhor a realidade de Uberaba, colocar os carros para rodar”, destacou.
A Prefeitura vai elaborar um projeto único para monitoramento eletrônico dos ônibus em circulação. Segundo Cherulli, esta será uma segunda etapa do processo. Tanto a Piracicabana como a Líder estarão operando sem este sistema, mas há garantia de que a instalação será feita o mais rápido possível, conforme determina o contrato.
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Número de usuários no Metrô diminui após restrição aos fretados na capital paulista

O crescimento na demanda de passageiros nas estações da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) após a restrição de ônibus fretados em São Paulo foi menor que a projetada pela Secretaria Municipal dos Transportes. Na Estação Parada Inglesa da Linha 1-Azul do Metrô, a prefeitura estimava 7 mil passageiros a mais nos dias úteis. Mas, segundo a companhia, houve uma diminuição de 0,14%. Antes do dia 27 de julho, data em que passou a vigorar a restrição, a média de entrada de passageiros na Parada Inglesa era de 15.953 pessoas. Após a restrição, a média passou para 15.931. Também houve variação negativa na Estação Brás da Linha 3-Vermelha (0,9% ou menos 114 passageiros, em relação aos 12.694 do mês anterior). Embora a Prefeitura negue que mais carros tenham ido para a rua após a restrição, os índices de congestionamento apontam uma cidade mais engarrafada. O mês de setembro teve média de 71,3 km de lentidão nos dias úteis, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). No mesmo período de 2008, a CET havia registrado média de 65 km.
Já agosto foi atípico, por causa do adiamento no início das aulas em razão da Influenza A (H1N1), a nova gripe - o que contribuiu para haver menos veículos nas ruas. Mesmo assim, a CET registrou média de 63,9 km de engarrafamentos, ante 69 km no mesmo mês de 2008. Segundo o Metrô, o período medido também leva em consideração variáveis como o prolongamento das férias escolares de meio de ano. "Por conta disso, não é possível atribuir à restrição de circulação dos fretados a redução na entrada de passageiros", informou a companhia. Com os trens da CPTM, o resultado foi o mesmo. Nas Estações Morumbi, Berrini, Cidade Jardim, Hebraica-Rebouças e Pinheiros, na Marginal Pinheiros, entraram a mais com a restrição 1.076 passageiros por dia. O estudo da Secretaria dos Transportes previa 1.200 pessoas.
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