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Motoristas de ônibus de Campo Grande se vestem de pantaneiros

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Chapéus e camisetas personalizadas fazem parte do figurino de 535 motoristas do transporte coletivo de Campo Grande. A idéia surgiu da parceria entre Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano) e Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) em homenagear o homem pantaneiro, além de chamar a atenção da população para a Expo MS, a maior feira do agronegócio já realizada em Mato Grosso do Sul. O evento começa nesta sexta-feira (02) e segue até o dia 12 de outubro, época em que é comemorado o aniversário de Mato Grosso do Sul.
Chico Maia, presidente da Acrissul, comenta que a intenção é enaltecer a tradição dos trabalhadores rurais sul-mato-grossenses com suas vestimentas inigualáveis de homens simples e batalhadores. “Essa é a forma que encontramos de atrair o público para o nosso grande encontro do agronegócio e, acima de tudo, homenagear a quem tem total representatividade no principal fator econômico do nosso Estado”, completa Maia.
A iniciativa está chamando a atenção da população que se diz animada com a novidade. “Sou neto e filho de pequenos produtores rurais e fico muito contente com a iniciativa das Associações em homenagear quem faz parte da história do nosso Estado” comenta Carlos Henrique Soares, ressaltando ainda que não perderá esse grande evento que traz uma “manada” de conhecimentos, oportunidades de negócio e música de qualidade.
O diretor da Assetur, João Rezende Filho, estima que mais de 220 mil pessoas usarão o transporte coletivo diariamente para visitar a Feira e destaca ainda que “estamos honrados em fazer parte dessa grande festividade que resgata e valoriza a tradição sul-mato-grossense”.
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Idosos são desrespeitados em transporte público

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, em 2007 foram registradas mais de 7 mil casos de agressão contra idosos. Os centros de saúde lideram o ranking com 70% dos casos. Em segundo lugar vem o setor de transporte público, com 20%. O aposentado José Couto diz que é preciso que os rodoviários tenham maior atenção com as pessoas da terceira idade.
“Todas as vezes que entro no ônibus, as pessoas fingem está dormindo. Peço para o cobrador pedir para a pessoa se levantar, mas eles se sentem coagidos”.
José Couto reclama ainda de propagandas e faixas colocadas na frente dos ônibus. É que este tipo de material prejudica a visibilidade das informações sobre a rota dos veículos. Isso faz com que eles percam o transporte ou peguem o ônibus errado.
Como forma de conscientizar motoristas e cobradores a respeitar os mais velhos, os rodoviários que atuam no transporte público aqui do DF vão participar de um treinamento sobre a prática do direito do idoso. A idéia surgiu de uma parceria entre o Conselho do Direito do Idoso com o Ministério Público do DF.
Segundo Janete Azevedo, palestrante do evento, diz que os rodoviários aprenderão a respeitar o uso das carteirinhas, ter paciência ao parar nas paradas de ônibus, observar se os acentos reservados estão sendo ocupados por jovens, além de alertar as penalidades que podem ser aplicadas caso haja algum tipo de constrangimento ou agressão.
Em caso de abuso físico ou moral, o idoso deve procurar o Centro de Valorização do Idoso (CVI), pelo telefone 0800 644 1401. O horário de funcionamento e das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A denúncia pode ser feita por qualquer pessoa.
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"Precisamos de uma política nacional para o transporte urbano, que tenha compromisso com a eficiência voltada ao social e ao meio ambiente.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) quer aprofundar a discussão sobre a qualidade do transporte público nas grandes cidades brasileiras que, na visão do parlamentar, além de ser repensado de forma a beneficiar as camadas mais carentes da população, deverá utilizar , cada vez mais, as chamadas energias renováveis, que não causam danos ambientais.
"Precisamos de uma política nacional para o transporte urbano, que tenha compromisso com a eficiência voltada ao social e ao meio ambiente. Não podemos mais continuar vendo perdas, que só na região metropolitana de São Paulo, chegam a R$ 40 bilhões ao ano por falta de uma política nacional para o transporte urbano que garanta a integração de vários meios” afirmou o senador, durante painel sobre Sistemas Integrados de Meios de Transporte, promovido pela Comissão de Infraestrutura do Senado, da qual o parlamentar sul-mato-grossense é vice presidente.
Delcídio defende , também, a utilização de energias alternativas no transporte urbano, como as células de hidrogênio que começaram a ser utilizadas recentemente por alguns ônibus da capital paulista. “Saio desse encontro convencido de que , como pano de fundo da importante discussão do petróleo no pré-sal, deverá estar nossa preocupação com a necessidade de se avançar, cada vez mais, nos estudos das energias renováveis também para os transportes urbanos”, disse.

Modelo
Delcídio comentou qual seria o modelo a ser seguido de um plano diretor de cidades, com o mesmo sucesso do adotado em Curitiba, e porque o sistema adotado na capital paranaense não decola em nenhuma outra capital brasileira. Citando o exemplo bem-sucedido de Curitiba, Taniguchi sugeriu o redirecionamento dos recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para o setor, considerando que aproximadamente 80% da população brasileira vive em cidades, agravando os problemas de transporte e gerando perda em produtividade no trabalho e na saúde.
O senador sugeriu medidas como as tomadas pelo governo de Cingapura, onde o IPVA dos carros antigos é mais caro que o dos veículos novos, como forma de estabelecer uma nova política que crie perspectivas de renovação de frota, associada a critérios para o acesso de veículos, de modo a incentivar o transporte coletivo em detrimento do transporte individual.
Ao concordar com a falta de uma política nacional de transporte urbano, Taniguchi defendeu a adoção de novos conceitos de mobilidade urbana, com a integração de vários modos de transporte, que vão da bicicleta ao metrô.
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Recife: Corredor viário sai em 15 dias


O bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, ganha no próximo mês um novo corredor viário que facilitará o acesso da Zona Oeste da capital à região. Depois de um ano de obras e seis meses de paralisação, o prolongamento da Rua Arquiteto Luiz Nunes está quase concluído, devendo ser aberto ao tráfego no dia 10 de setembro. A nova via deve desafogar a Avenida Mascarenhas de Morais, saturada pelo movimento intenso de veículos.
São 700 metros de rua, com quatro faixas de rolamento, que estão sendo construídos pela Prefeitura do Recife desde o fim de 2007. Com a conclusão da obra, a via terá ligação direta com a Rua Jean Emile Favre, principal via de acesso ao Ipsep. Dessa forma, os motoristas não precisarão mais utilizar a Avenida Mascarenhas de Morais, como acontece atualmente, para chegar ao Ipsep e a outros bairros da região, evitando circular ao lado de ônibus e caminhões.
A liberação do novo trecho depende apenas da conclusão dos trabalhos de pavimentação, drenagem e calçamento numa extensão de apenas cem metros. “Estamos cuidando também da iluminação pública e trabalhando para que tudo fique pronto na primeira semana de setembro, no máximo até o dia 10”, garantiu o presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Jorge Carrero.
A Prefeitura do Recife não definiu, ainda, como será a circulação na Arquiteto Luiz Nunes, hoje mão dupla em quase toda a sua extensão, mas a expectativa é que tenha sentido único, de Afogados para o Ipsep. O trecho antigo da via deverá ser recapeado porque o asfalto está deteriorado e há buracos e remendos por toda parte.
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Novas tecnologias para o transporte coletivo de Joinville


Quem deu uma passadinha pela praça Dario Salles no sábado dia 19 de setembro teve a oportunidade de dar uma olhadinha nas novas tecnologias para o transporte coletivo de Joinville, junto com a abertura oficial da semana nacional do trânsito os novos ônibus foram mostrados a comunidade.
Os novos ônibus contam com pisos mais baixos facilitando assim acesso e circulação de pessoas obesas, portadoras de deficiência física, gestantes e idosos. Outra novidade é o combustível do veículo, o gás natural. Protótipo desenvolvido pela Busscar e Petrobrás.
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Recife: AV. Domingos Ferreira em Boa Viagem terá corredor exclusivo para ônibus

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Parte das obras do futuro Corredor Norte/Sul, que ligará os municípios de Igarassu e Jaboatão dos Guararapes, teve as licitações anunciadas ontem pela empresa Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano. O pacote, orçado em R$ 60 milhões, prevê a implantação de oito terminais de integração e três corredores exclusivos de ônibus: Pan Nordestina (PE-15), Abdias de Carvalho e Avenida Domingos Ferreira. Neste pacote, ficou de fora o projeto de requalificação da Avenida Agamenon Magalhães, considerada a espinha dorsal do corredor, cujo projeto está sendo elaborado pelo urbanista Jaime Lerner, a pedido do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setrans).
Na Avenida Domingos Ferreira, o corredor de ônibus será feito na pista leste (esquerda), ao lado do canteiro central, onde vão ser instaladas as 14 paradas de ônibus. Para evitar a remoção de todas as árvores existentes no canteiro, a proposta é remover apenas as que estiverem naárea onde vão ser construídos os abrigos. As paradas vão ser instaladas na altura dos semáforos para permitir a travessia dos pedestres. As paradas vão medir 2,70 metros de largura e terão que avançar em parte da faixa de rolamento. O estreito canteiro tem cerca de meio metro de largura. A faixa de ônibus terá início na Herculano Bandeira e seguirá pela pista leste da Domingos Ferreira até altura da Avenida Barão de Souza Leão.
Na Avenida Pan Nordestina, o corredor exclusivo de ônibus vai dar continuidade ao corredor da PE-15, entre o cruzamento da PE-15 com a Avenida Joaquim Nabuco e a rótula da Avenida Presidente Kennedy, em Olinda. Além das paradas vão ser implantados também retornos pelas ruas Manoel Clementino e Rua D6.
Na Avenida Abdias de Carvalho, haverá a requalificação das paradas no trecho entre a BR-101 e o Túnel Chico Science. Haverá ainda a eliminação de retornos pelas ruas Padre Teófilo Tworz, Santa Edwirges, Vinte e um de Abril e Avenida General San Martin. Já o corredor da Avenida Agamenon Magalhães, ainda não tem prazo definido para ser implantado. A previsão agora é que o projeto seja entregue em abril.
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Câmeras dão mais segurança aos ônibus de Fortaleza


Empresas de transporte instalaram equipamentos para evitar assaltos. Em uma sala, fiscais controlam mais de 200 veículos.
Para prevenir assaltos a ônibus, empresas de transporte de Fortaleza decidiram usar câmeras. Boa parte da frota passou a circular com o equipamento.
Controle – As imagens são monitoradas em uma sala. Os fiscais têm o controle de mais de 200 carros que circulam pela capital. Pelo rastreamento, ficam sabendo a localização exata do ônibus. Em caso de perigo, um sinal vermelho aparece na tela dos computadores. Em seguida, a polícia e a empresa são acionadas.
Dos ônibus que circulam na capital cearense, 90% têm câmeras e localizador via satélite. As empresas investiram R$ 3 milhões em segurança nos últimos anos.
Segundo o sindicato das empresas de ônibus, a violência dentro dos transportes coletivos diminuiu 50% nos últimos quatro anos. “Os assaltos vêm caindo. Em alguns momentos, há espasmos de retorno. Hoje a população já vem deixando de trazer dinheiro para dentro do ônibus para usar cartão. O cartão eletrônico traz essa segurança”, afirma Dimas Barreira, diretor da entidade.
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Projeto obriga empresas a pôr câmeras em todos os ônibus de Cuiabá

Tramita na Câmara de Vereadores de Cuiabá projeto de lei que obriga as empresas de transporte coletivo com concessão na Capital a instalar circuito de filmagem interna nos ônibus. Segundo a proposta do vereador Ivan Evangelista (PPS), o objetivo de implantar este recurso tecnológico nos veículos é inibir roubos, furtos e vandalismo.
Ele justifica que a sua proposta pretende garantir o mínimo de segurança aos usuários e funcionários das empresas de transporte coletivo, de forma preventiva, além de colaborar com a Polícia no sentido de identificar os criminosos, na prática de delitos no interior dos coletivos da cidade.
“A iniciativa busca essencialmente reduzir o número de atos violentos contra a população usuária, como roubos e furtos, além de coibir a prática de atos de vandalismo”, assinala Ivan.
O projeto do vereador socialista estabelece que as empresas fiquem obrigadas manter em funcionamento câmeras de segurança enquanto o veículo estiver circulando, de modo a garantir a segurança dos seus usuários, além do motorista e cobrador, minimizando assim a possibilidade de atentado a vida e ao patrimônio do cidadão.
“A instalação dos equipamentos tem por objetivo coibir os assaltos e também todo e qualquer tipo de irregularidades que possam ocorrer no interior do meio de transporte”, justifica o vereador.
Pelo projeto, as informações devem ficar arquivadas por mínimo 30 dias. Em caso de crime, o vídeo é repassado para a Polícia Militar. Para o caso de descumprimento da referida lei, as empresas ficarão sujeitas ao pagamento de multa ou até mesmo em perda da concessão caso ocorra reincidência.
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