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O desafio do transporte nas grandes cidades

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A revolução do automóvel, saudada como a marca do século 20, produziu paradoxalmente a crise da mobilidade urbana nas metrópoles mundiais. O crescimento das cidades e a expansão da frota de veículos automotores provocaram o caos no transporte público de algumas das maiores metrópoles do mundo – como a Cidade do México, Tóquio, Xangai, Cairo, Jacarta ou São Paulo, num fenômeno que agora se estende também à maioria das cidades grandes e médias do planeta. No Brasil, que nos 50 anos de indústria automobilística já chegou à marca dos 50 milhões de automóveis fabricados, a questão assume contornos dramáticos. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e até Brasília, em escala maior ou menor, enfrentam os efeitos maléficos do excesso de automóveis. Imensos engarrafamentos que em São Paulo frequentemente são quantificados em dezenas de quilômetros, poluição, estresse, acidentes de trânsito e gastos com combustível somam-se ao tempo perdido pela população.
Só na capital paulista, segundo a Fundação Getulio Vargas, a questão do trânsito provoca um prejuízo anual de R$ 26 bilhões apenas com as horas de trabalho perdidas nos engarrafamentos. Somadas, as mais de duas horas que os cidadãos perdem cada dia no transporte significa que cada um deles passa em ônibus ou automóveis pelo menos dois dias inteiros por mês.
Porto Alegre é uma das cidades que caminham para esse tipo de gargalo, que significa um desafio. Sem um sistema de transportes de massa que junte rapidez e eficiência, como seria uma rede de trens urbanos, por exemplo, ou sem uma solução estrutural que revolucione o padrão de mobilidade, a capital gaúcha tenderá a ter seu trânsito inviabilizado.
Os engarrafamentos que hoje paralisam a Capital nas horas de pique, tendem a se transformar numa rotina de todos os horários. A cidade está à espera de soluções que ultrapassem os remendos que nas últimas décadas têm caracterizado a presença dos poderes públicos.
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Trânsito recebe nota três de paulistanos em pesquisa feita pelo Ibope

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Estudo revela que aumentaram pessoas que usam transporte público.

O trânsito ganhou nota três, em uma escalada de zero a 10, em uma pesquisa realizada pelo Movimento Nossa São Paulo e Ibope divulgada nesta sexta-feira (18). A pesquisa também revelou que os paulistanos gastam, em média, duas horas e 43 minutos por dia nas idas e vindas de casa para o trabalho.
O estudo revela ainda que aumentou o número de pessoas que usam o transporte público, mas também cresceu o número de motoristas nas ruas - mais gente está usando o carro.
Para 92% dos paulistanos, a poluição é um problema grave. E ela afeta mesmo o organismo. Segundo o Laboratório de Poluição da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), as avenidas concentram maior quantidade de poluição, e ficar parado nesses "pontos negros" aumenta o risco de infarto, doenças respiratórias e até câncer.

“A nossa conta é um cigarro para cada duas horas no trânsito. Então, quando você foi e voltou para casa, fumou entre um cigarro e meio e dois cigarros sem saber. Não é como ser um fumante, mas eu posso dizer que, se existe uma lei antifumo, que está sendo implementada, também devia existir uma lei anticarro”, afirma Paulo Saldiva, coordenador do laboratório da USP.
Enquanto aumentou o total de paulistanos com carros, cresceu também o número dos que usam o transporte público todos os dias. O campeão de adesões foi o Metrô, com 13% a mais de passageiros.
Segundo o estudo, 89% são favoráveis à ampliação da Marginal Tietê. “De início, ela complica um pouco o trânsito de São Paulo, que já é caótico, mas é uma alternativa que vai ser boa para o paulistano”, opina o engenheiro André de Castro. Se 56% dos paulistanos pudessem escolher, optariam por investir os recursos no transporte coletivo, mostrou a pesquisa.
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No Rio empresas de ônibus vão investir R$250 mil em novos veículos no estado

As empresas de ônibus ligadas à Rio Ônibus e à Fetranspor anunciaram que vão investir em torno de R$250 milhões na aquisição de mil coletivos novos para circular em vários municípios da Região Metropolitana do Rio, até o final do Ano. A decisão foi tomada diante da regulamentação das vans intermunicipais.
De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), cerca de 200 novos veículos serão agregados à frota ainda em setembro, atendendo a população da Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo.
Segundo os empresários - que prevêem a oferta de cinco mil novos empregos, já que cada ônibus representa, em média, cinco postos de trabalho - a regulamentação do transporte complementar pelo governo do estado deu a garantia legal necessária para que estes investimentos fossem viabilizados.
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Rio aumentará transporte coletivo no Dia Mundial Sem Carro

Para evitar transtornos no Rio no Dia Mundial Sem Carro, marcado para esta terça-feira, as concessionárias de transporte público aumentarão as frotas em circulação. O Metrô funcionará em regime de horário de pico durante todo o dia e as empresas de ônibus do município vão aumentar em 10% o número de veículos nas ruas.A SuperVia, concessionária que administra os trens, está preparada para colocar mais vagões em circulação de acordo com o possível aumento na demanda de passageiros. Durante o Dia Mundial Sem Carro, o Centro será especialmente fiscalizado pela Guarda Municipal e pela Secretaria municipal de Transportes. Será proibido o estacionamento de veículos num importante quadrilátero do Centro formado pelas avenidas Rio Branco e Presidente Antônio Carlos e pelas ruas da Assembléia e Santa Luzia.
Quem desrespeitar as restrições, será multado. Pela primeira vez, o Rio tentará passar 24 horas com menos poluição no ar.
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Câmeras ajudam a reduzir assaltos a ônibus em 31% em um ano no Recife

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Todos os dias, um milhão e 800 mil pessoas enfrentam ônibus lotados e longo tempo de espera nas paradas de ônibus na Região Metropolitana do Recife. Quando os ônibus não estão cheios, há outro problema: os assaltos. A tecnologia tem ajudado a polícia a identificar e a prender os bandidos e a diminuir o número de assaltos a ônibus.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social, comparando o primeiro semestre deste ano com o do ano passado a redução foi de 31%. De janeiro a junho de 2008 foram registrados 295 assaltos a ônibus. No mesmo período desse ano o número caiu para 205. Um levantamento da Secretaria aponta que quase todos os 2.735 ônibus que circulam pela Região Metropolitana têm o equipamento.Segundo a polícia, os assaltos costumam acontecer em ônibus com poucos passageiros, depois das 21h, e em lugares menos movimentados.
Câmeras instaladas dentro dos ônibus estão ajudando a evitar assaltos e a prender bandidos que não se intimidam, mesmo com os equipamentos de segurança. Uma câmera instalada em um ônibus da linha UR-11/Boa Viagem registrou um assalto no dia 1º de junho deste ano. As imagens mostram quando dois homens entram no veículo. Um assaltante passa pela catraca e rouba os passageiros, enquanto o outro assalta o cobrador. A ação demorou dois minutos e um deles estava armado.



As câmeras normalmente ficam perto do motorista e flagram a movimentação dentro e fora dos veículos. As empresas ficam responsáveis pelo armazenamento das imagens. Em caso de assaltos, elas são enviadas para a Secretaria de Defesa Social.
“Nós pegamos essas imagens, encaminhados à gerência da Polícia Civil, que encaminha para o delegado responsável pela investigação”, explica o gerente geral do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), o coronel Sérgio Viana. “Isso tem contribuído parava prisão dos elementos que praticam assaltos aos ônibus”.
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Pesquisa apresenta as tarifas de ônibus mais caras e mais baratas das capitais

Das 27 capitais brasileiras, apenas seis não reajustaram as tarifas de ônibus em 2009 – inclusive as duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro. O Recife apresentou o último reajuste em janeiro deste ano, quando a passagem da tarifa A ficou em R$ 1,85 para a Região Metropolitana. O reajuste na capital pernambucana geralmente é anual, mas sem uma data estabelecida. A capital a aumentar o preço da passagem mais recentemente foi Natal (RN), no começo deste mês.Nesta semana, o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, anunciou que a cidade terá um reajuste nas passagens no início de 2010. Atualmente, a tarifa é de R$ 2,30. “Infelizmente nossa realidade orçamentária não permite [manter a tarifa atual]”, disse Kassab na última segunda (14) em entrevista à rádio Bandeirantes. “Nós teremos aumento no mês de janeiro”, completou o prefeito. Segundo ele, ainda não há definição sobre o percentual de reajuste da passagem. São Paulo, que tem 6 milhões de usuários de ônibus por dia, não tem aumento na passagem de ônibus desde novembro de 2006. O Rio, com 4 milhões de passageiros diários, não registra reajuste desde dezembro de 2007, informaram as prefeituras. A capital que não reajusta o valor há mais tempo, desde julho de 2004, é São Luís (MA), que também tem a tarifa mais barata entre as demais capitais: R$ 1,60.

Veja na tabela abaixo qual é o preço das passagens de ônibus nas capitais, da mais cara para o mais barata:
  1. Florianópolis (SC) R$ 2,80
  2. Campo Grande (MS) R$ 2,50
  3. Belo Horizonte (BH) R$ 2,30
  4. Cuiabá (MT) R$ 2,30
  5. Porto Velho (RO) R$ 2,30
  6. Porto Alegre (RS) R$ 2,30
  7. São Paulo (SP) R$ 2,30
  8. Manaus (AM) R$ 2,25
  9. Salvador (BA) R$ 2,20
  10. Goiânia (GO) R$ 2,20
  11. Curitiba (PR) R$ 2,20
  12. Rio de Janeiro (RJ) R$ 2,20
  13. Maceió (AL) R$ 2,00
  14. Brasília (DF) R$ 2,00
  15. Natal (RN) R$ 2,00
  16. Boa Vista (RR) R$ 2,00
  17. Palmas (TO) R$ 2,00
  18. Macapá (AP) R$ 1,95
  19. Aracaju (SE) R$ 1,95
  20. Rio Branco (AC) R$ 1,90
  21. Vitória (ES) R$ 1,85
  22. Recife (PE)* R$ 1,85
  23. Fortaleza (CE) R$ 1,80
  24. João Pessoa (PB) R$ 1,80
  25. Teresina (PI) R$ 1,75
  26. Belém (PA) R$ 1,70
  27. São Luís (MA) R$ 1,60

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Em Santos Novo corredor de ônibus da Av. Ana Costa começa nesta segunda

Motoristas que trafegarem pela Avenida Ana Costa, em Santos, devem ficar atentos a partir desta segunda-feira, quando começa a vigorar a nova faixa para circulação exclusiva de ônibus no sentido Centro/praia.
A medida é válida somente de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, período em que fica proibido o estacionamento e a circulação de veículos na faixa da direita da via, reservada especialmente para ônibus e táxis transportando passageiros.
Operadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vão orientar os motoristas sobre o funcionamento do corredor. Neste primeiro momento, os condutores não serão autuados se cometerem infrações. A primeira faixa de ônibus foi acionada em 22 de junho na Av. Ana Costa, no sentido praia/Centro, das 6h às 9h.
Os semáforos da avenida foram reprogramados de forma a priorizar os veículos que trafegam pela Ana Costa, entre 17h e 20h.
Para não sobrecarregar o fluxo das ruas transversais, ficará proibido o estacionamento nas ruas Carvalho de Mendonça, Espírito Santo e Luiz de Faria (ambos os lados), a partir da quadra anterior à Ana Costa.
Também para facilitar o escoamento de veículos, o ponto de táxi existente nessa quadra da Carvalho de Mendonça ficará inoperante entre 17h e 20h. As unidades escolares instaladas ao longo da faixa de ônibus Centro/praia farão o desembarque dos alunos pelas vias laterais. E as vagas do Estacionamento Regulamentado do Gonzaga, demarcadas na avenida, funcionarão apenas até as 17h.
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São Paulo: O peso do transporte coletivo é muito maior para a família de baixa renda


Apesar de a cidade de São Paulo estar há três anos sem reajuste, a coordenadora do Índice de Custo de Vida (ICV) de São Paulo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Dieese), Cornélia Nogueira Porto, diz que não há motivo para um reajuste.
"Entre janeiro de 2005 e agora, a inflação subiu 22,25%. Nesse mesmo período, a passagem de ônibus em São Paulo subiu 35,29%", afirma Cornélia. "Não é nenhum favor falar que vai reajustar só em janeiro de 2010, por que ainda tem muita gordura para queimar na passagem de ônibus", diz ela.
Apesar da declaração do prefeito sobre o aumento, a assessoria de imprensa da SPTrans, que gerencia o transporte urbano do município, disse que "não há previsão" para o próximo reajuste.
A diretora do Dieese explica que o aumento da passagem na capital paulista é especialmente prejudicial para as famílias mais pobres. "O peso do transporte coletivo é muito maior para a família de baixa renda. Famílias do extrato mais pobre gastam 7,59% de sua renda com o transporte coletivo. Famílias do extrato mais alto gastam 3,15%", conta Cornélia.
"As famílias de renda mais alta usam mais transporte individual. E o aumento dos custos com o transporte individual foi bem menor, ficou em torno de 11,74%", explica.
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