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Novo ponto de ônibus na Barra promete facilitar acesso e reduzir acidentes no Rio

domingo, 20 de setembro de 2009


Os frequentadores do BarraShopping ganharam mais conforto e facilidade para ter acesso ao estabelecimento. Foi inaugurado esta semana o recuo dos pontos de ônibus que ficam localizados em frente ao shopping, na Avenida das Américas, na Barra. Segundo a administração do shopping, foram construídas oito novas baias específicas para as paradas, além de um canteiro central arborizado para a divisão do recuo. Os novos pontos de ônibus também ganharam um novo sistema de iluminação. Antes, não havia baias separadas por linhas, o que dificultava muito a vida dos usuários e deixava o trânsito mais confuso na região.
O secretário municipal de Obras, Luiz Antônio Guaraná, e a presidente da CET-Rio, Cláudia Cecin, participaram da inauguração, na última quarta-feira. Cláudia disse ao site de notícias G1 que no local circulam mais de dois mil ônibus por dia e, com o novo recuo, o fluxo de veículos já apresentou uma melhoria de 70%.
Segundo a superintendente do BarraShopping, Satomi Nanba, só uma parte do jardim foi usada na realização da obra, não comprometendo o número de vagas de estacionamento. Foram investidos R$ 4 milhões, numa parceria entre o BarraShopping e a Subprefeitura da Barra e de Jacarepaguá, com o apoio da CET-Rio.
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Modelo de transporte de Uberlândia pode ser implantado em BH

Terminais e estações que se integram. Ônibus que circulam por faixas exclusivas. Um modelo de transporte público que pode ir para as ruas de Belo Horizonte.
Na manhã de hoje (17), em visita à Uberlândia, o subsecretário de transportes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), Fabrício Torres Sampaio, disse que a capital mineira pretende implantar algo semelhante ao modelo uberlandense. “Nós estamos aqui porque a boa fama do serviço de transporte coletivo de Uberlândia já ultrapassou as fronteiras do município e eu diria que Uberlândia está à nossa frente. Tivemos a oportunidade de acompanhar os testes e verificar que realmente é o que temos de mais moderno hoje no Brasil”, disse.
Acompanhado pelo secretário municipal de trânsito e transportes, Paulo Sérgio Ferreira e do proprietário da Turilessa, Rubens Lessa, o subsecretário percorreu o corredor estrutural de ônibus da av. João Naves de Ávila. “O que mais chama a atenção é a facilidade que o usuário tem para embarcar. Antes de chegar ao veículo, já efetuou o pagamento. É uma estrutura moderna, arejada, bem planejada”, afirma.
O secretário municipal declarou a satisfação em ter a cidade lembrada quanto ao modelo de transporte público. “Curitiba foi nossa referência no início da implantação e hoje Uberlândia é a segunda cidade brasileira referência em transporte público”, disse.
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Rio: Bilhetagem eletrônica em Volta Redonda

Os ônibus que circulam no transporte coletivo municipal e intermunicipal de Volta Redonda já estão operando com o sistema de bilhetagem eletrônica. Dezenas de representantes das associações de moradores, membros do Detro (Departamento Estadual de Transporte Rodoviário) e do sindicato das empresas e empresários do transporte coletivo de passageiros participaram do lançamento do que promete modernizar o sistema de transporte da cidade na agilidade, segurança, eficiência e rapidez. Neste primeiro momento usuários do Vale-Transporte e Passe Escolar serão os primeiros a se beneficiar do novo sistema eletrônico.O presidente da Superintendência de Serviços Rodoviários de Volta Redonda, Paulo Barenco, destacou que os usuários do transporte coletivo serão beneficiados com a rapidez no embarque e segurança contra extravios, além de permitir a recuperação de créditos. “Teremos melhor fiscalização e controle de passageiros por viagem, podendo alterar horários que apresentam deficiências no atendimento à população”, ressaltou. Toda a frota já está com o novo equipamento instalado. Cerca de 17 mil cartões magnéticos já foram distribuídos e os estudantes já podem comprar créditos para os seus cartões a partir desta segunda-feira.

MODERNIDADE

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, Paulo Afonso Arantes Paiva, disse que o investimento das empresas em treinamento de pessoal e equipamento nos ônibus para operar o novo sistema foi de R$ 6 milhões. Ele citou os vários benefícios que vão gerar o novo sistema de transporte com a bilhetagem eletrônica: “As empresas e o poder público terão melhor facilidade em cuidar da gestão do transporte. A bilhetagem é uma ferramenta importante para esta gestão porque vamos estudar melhor os horários, os itinerários, a demanda de linhas, maior agilidade e segurança”, frisou. O presidente informou que uma das melhorias que o novo sistema trará será a instalação de câmaras de segurança e do localizador GPS para acompanhar os itinerários dos veículos de transporte de passageiros em Volta Redonda.

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Prefeito inicia licitação do transporte em Aracaju

Em pouco mais de um ano, os cerca de 520 mil aracajuanos terão à disposição um transporte público melhor e uma frota de ônibus renovada. O prefeito Edvaldo Nogueira assinou na sexta-feira, 17, o decreto que cria a comissão para o estabelecimento das providências necessárias ao início do procedimento licitatório para a concessão do serviço de transporte público da região metropolitana de Aracaju.
Na ocasião, também foram entregues à sociedade 20 novos ônibus que começam a circular a partir deste domingo, 20, e as carteiras de habilitação para 15 flanelinhas concluintes do Centro de Formação de Condutores. Outro decreto assinado foi o de número 2.400, que cria uma comissão responsável pela avaliação das condições de segurança, conforto e conservação dos veículos que compõem a frota do sistema de transporte. A rigor, estão postos os mecanismos necessários para garantir a qualidade dos ônibus que circulam na capital. Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, foram dados passos decisivos para a melhoria do transporte coletivo da cidade. "Um dos compromissos assumidos na campanha eleitoral era de dar atenção especial à mobilidade urbana em Aracaju. Esse é um problema enfrentado pelo mundo inteiro, já que a matiz do desenvolvimento está baseada no carro individual, o que tem levado as cidades a um congestionamento e a dificuldade do trânsito insuportáveis", afirmou.
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Fortaleza: Tumultos agravam riscos nos terminais

O atropelamento de uma idosa dentro do terminal da Lagoa, ocorrido na última quarta-feira, foi o primeiro acidente considerado grave em um dos sete terminais em 2009. Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), foram registrados outros quatro acidentes nesse período, todos no terminal do Papicu. As vítimas tiveram ferimentos leves. Em dois casos os usuários escorregaram ao descer do coletivo. O acidente de quarta-feira foi o primeiro caso de atropelamento. Filas desorganizadas, demora, superlotação e tumulto no embarque e desembarque trazem insegurança para a rotina de quem usa o transporte coletivo. A tensão é diária. Quem precisa passar pelos terminais nos horários de pico relata que as jornadas são motivo de estresse. O professor Januário Nascimento, 27, deixou de pegar ônibus no terminal de Parangaba e paga uma passagem a mais para evitar as confusões da fila. ``A minha noiva já machucou o pé por causa do empurra-empurra da subida``, relata. Mesmo nas filas preferenciais, idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo não estão livres do aperreio. ``Às vezes o pessoal empurra pra tomar a frente. Até idosos fazem isso``, lamenta a aposentada Francisca Cruz, 79. Tudo pela disputa por um lugar para viajar sentado. O agricultor Antônio Pereira do Nascimento, 74, conforma-se. ``Pedir eu não peço. Muitas vezes tem um jovem (ocupando o assento preferencial), fazem cara feia``.
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Paulistano passa 2h43 por dia no trânsito e é contra pedágio urbano, aponta pesquisa

sábado, 19 de setembro de 2009

Paulistano passa, em média, 2h43 todos os dias no trânsito, segundo dados de uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela ONG Movimento Nossa São Paulo. O levantamento, feito em parceria com o Ibope, apontou também que a maioria da população é contra a cobrança de pedágio urbano.
De acordo com a ONG, foram entrevistadas 805 pessoas entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. A pesquisa aborda diversos aspectos relativos à locomoção na cidade, por exemplo quanto tempo é gasto no deslocamento para a atividade principal, qual a frequência de utilização do transporte público e quais os meios usados.
Os resultaram mostram que a população de São Paulo está totalmente insatisfeita com o trânsito – a nota média para a situação do trânsito na cidade, de 0 a 10, está em 3,0. Para 47% dos entrevistados, o trânsito é considerado “péssimo”. A maioria é a favor do rodízio de dois dias em São Paulo – entre os que utilizam carro, o percentual cai para 44%.
Segundo os dados obtidos, passou de 37%, em 2008, para 50%, em 2009, o total de entrevistados que afirmam possuir um ou mais veículos em casa. Dos que possuem carro atualmente, 37% fizeram a compra nos últimos 12 meses.
Transporte público
Apesar da alta na compra dos carros, cresce também a disposição dos paulistanos em deixar o veículo e usar o transporte público – permaneceu em 43% o percentual dos que “com certeza” deixariam de usar o carro caso houvesse uma boa alternativa de transporte e aumentou de 24% para 35% os que “provavelmente deixariam”.
Para 67% do total de entrevistados, os investimentos feitos para melhorar a circulação na cidade deveriam priorizar o transporte coletivo, com ampliação e modernização das linhas de metrô, trem e ônibus.
No último ano, o número de usuários do transporte público aumentou, e o tempo de espera nos pontos ou terminais e a lotação nos ônibus em São Paulo pioraram no último ano, segundo a pesquisa.
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Mais de 4 mil veículos de transporte público foram autuados no DF em 2009

Desde 1º de janeiro de 2009 até a última quarta-feira (16/9), a ação conjunta realizada pelo DFTrans, Detran, Batalhão de Polícia de Trânsito e Comando de Polícia Militar Rodoviária constatou irregularidades em 4.592 veículos de transporte público.
Do total, 1.058 eram piratas, entre eles 91 ônibus, quatro micro-ônibus, 280 vans e 683 carros de passeio. As principais notificações foram por excesso de passageiros, pirataria e falta de equipamentos obrigatórios, além de más condições de segurança.
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Justiça determina retorno dos ônibus na cidade de Gaspar-SC

No dia em que a greve do transporte coletivo completou oito dias, a juíza Viviane Colucci, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), determinou ontem que a empresa Auto Viação do Vale libere a frota de ônibus para que o poder público do município cumpra a ordem judicial de funcionamento. Assim, metade da frota deve funcionar em horários de pico e 20% nos demais horários a partir de hoje.O procurador de Gaspar, Mário Mesquita, esteve no TRT em Florianópolis para decidir as ações do município. Na tarde de ontem, a decisão de liberar a frota atendeu a uma petição protocolada pela prefeitura junto ao TRT, que pedia a liberação dos ônibus para a operação do sistema mínimo de transporte. A orientação é que os próprios motoristas da empresa operem as linhas.Para driblar a falta de transporte coletivo, a população precisou improvisar. Os funcionários do Centro de Desenvolvimento Infantil Vovó Benta, no Bairro Gaspar Grande, que dependem do transporte, estão contando com a boa vontade das pessoas que têm carro. Desde o começo da greve, dia 10 de setembro, as educadoras pegam um ônibus intermunicipal até as Linhas Círculo, na Rodovia Jorge Lacerda. Depois, caminham cerca de um quilômetro e meio até o campo do Tupi. De lá até a escola, mais uns três quilômetros, esperam pela carona de algum pai ou van do transporte escolar.
Arrecadação eletrônica entra em operação em Jaraguá do Sul
A Prefeitura e a Viação Canarinho estão implantando o Sistema de Arrecadação Eletrônica para cobrança das tarifas dos ônibus que operam o transporte coletivo urbano. O lançamento foi realizado na sexta-feira (11) á tarde, na Prefeitura, quando alguns usuários de ônibus receberam seus cartões eletrônicos e o diretor-administrativo Décio Bogo e o engenheiro Rubens Missfeldt, gestor do Sistema, informaram detalhes do funcionamento. Décio disse que o transporte coletivo de Jaraguá do Sul está recebendo uma mudança radical por meio do Cartão TEM, que utiliza o cartão inteligente, sem contato, oferecendo facilidade, segurança e agilidade para o usuário. “É um sistema ultramoderno, superior ao utilizado em Curitiba, que é de geração tecnológica inferior”, comentou. Ele pediu compreensão neste período de implantação que pode causar algum transtorno. Foi desenvolvido pela Dataprom, de Curitiba. O Sistema de Arrecadação Eletrônica está instalado em 100% da frota urbana e em 14 ônibus interurbanos da Viação Canarinho. A prefeita Cecília Konell qualificou de “salto de qualidade” para o usuário e pediu que o novo sistema fosse valorizado. “É uma conquista no transporte urbano, sistema que é reconhecimento cômodo e seguro”, observou. A operação iniciou efetivamente esta semana.
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