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No Rio passageiros não sentem melhora com novo transporte público

domingo, 13 de setembro de 2009


Número de vans que operava na Grande Rio caiu de 1.124 para 462; veículos não podem fazer paradas no trajeto


Ônibus e trens lotados e horas à espera de vans marcam o segundo dia de vigência das novas regras para transporte alternativo intermunicipal no Estado do Rio de Janeiro. Na quinta, passageiros também reclamaram da ineficiência do novo sistema. A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros (Fetranspor) informou que até o fim do ano a frota de ônibus aumentará 15%.

Enquanto isso, passageiros que usam o transporte público intermunicipal para trabalhar são os mais prejudicados com a redução do número de vans alternativas. Das 1.124 que operavam no Grande Rio em linhas intermunicipais, somente 462 vans vencedoras da licitação estão operando em 50 linhas que ligam os municípios ao centro do Rio. Os veículos não podem mais embarcar ou desembarcar passageiros no meio do caminho.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), com a nova regra houve redução das vans nas ruas do centro, o que ajudou a melhorar a circulação de veículos, sobretudo nas avenidas Presidente Vargas, Rio Branco e Francisco Bicalho. O funcionário público Cícero Vieira, de 74 anos, no entanto, disse não ter sentido melhora no trânsito da Avenida Brasil, principal via da cidade do Rio e municípios vizinhos. Ele demorou quase três horas no trajeto entre Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e o centro do Rio na manhã desta sexta-feira, 11. "Um trajeto que não demora mais que 45 minutos quando não há congestionamento."
Pela manhã, fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro) apreenderam seis veículos de transporte irregulares. Eles continuam fiscalizando o transporte alternativo em seis postos volantes e cinco fixos. NA quinta, foram apreendidos nove vans piratas. A operação vai se estender por prazo indeterminado.
O diretor da Federação das Cooperativas de Vans Legalizadas, Márcio Pires, disse que as novas regras causaram a perda de 12 mil empregos diretos e indiretos e deixaram centenas de motoristas endividados com prestações de veículos. "Na segunda-feira que vem vamos participar de uma audiência na Alerj [Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro] para denunciar essas injustiças com a gente e com os usuários".
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Em Mogi das Cruzes Famílias temem atos de vândalos

Após três dias sem os serviços de transporte coletivo devido à ação de vandalismo praticada no ônibus da Transcel por alguns moradores do Conjunto Jefferson da Silva, as famílias do local afirmam que a rotina foi retomada com a normalização do transporte. Agora, elas esperam que outras ações semelhantes não aconteçam novamente no Bairro.
"Já temos problema aqui porque o ônibus passa apenas de uma em uma hora. Nos dias em que ficamos sem ônibus, a situação foi ainda pior. Foi um verdadeiro caos", conta a moradora Miriam Correia.
Há cerca de duas semanas, dois rapazes destruíram as câmeras de monitoramento instaladas no veículo da Transcel. Isso porque os equipamentos estariam impedindo os infratores de continuar pulando a catraca sem pagar passagem. Além disso, os vândalos ameaçaram os funcionários, caso o coletivo voltasse com as câmeras instaladas. Por questões de segurança, a empresa suspendeu o serviço.
Para a moradora Ângela de Souza, a situação afetou os moradores, porém ela culpa os vândalos pelo transtorno. "Tivemos que arcar com as consequências de atos ilegais cometidos por outras pessoas. Agora é torcer para que esta situação não se repita", lamenta a moradora.
Também morador do Conjunto, Márcio de Castro explica que toda sua família perdeu compromissos nos dias em que o ônibus deixou de circular. "Já sofremos com inúmeros problemas aqui e tivemos mais este transtorno por causa de alguns vândalos", critica.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a operação da linha voltou a funcionar ainda na semana passada. Uma equipe da Pasta fez fiscalização na linha e verificou que o coletivo rodou sem registrar atrasos. Já a empresa Transcel, por meio da Assessoria de Imprensa, explica que a concessionária continuará instalando, neste mês, câmeras de monitoramento em todos os ônibus, incluindo o que atende o Conjunto Jefferson - que teve o aparelho quebrado. "A medida é justamente para gerar mais segurança e evitar atos ilegais dentro do transporte", justifica.
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Em Caxias do Sul novo ônibus da Stadtbus com acesso à internet

Diante do crescente número de portadores de notebooks e dispositivos móveis com tecnologia de redes sem fios (Wi-Fi), a Stadtbus inova no segmento de transporte público coletivo em Santa Cruz do Sul e disponibiliza o acesso à internet no próprio coletivo.
A iniciativa, inédita na região, visa gerar mais comodidade e facilidade àqueles que utilizam o transporte coletivo para se dirigir, principalmente, à universidade e ao trabalho.
Para acessar a internet no ônibus, basta o usuário possuir um notebook com placa de rede sem fio e detecção automática de IP, mais conhecida como DHCP. De acordo com o analista de tecnologia da informação da Stadtbus, Gustavo de Azeredo, o acesso é ilimitado e sem custo adicional, podendo ser realizado em qualquer local dentro do veículo.
A tecnologia utilizada compreende um modem de 3GB conectado a um ponto de acesso no ônibus. Inicialmente, o acesso à internet estará disponível no carro 87, que faz o itinerário Rodoviária – Centro – Unisc. No entanto, a Stadtbus pretende disponibilizar o serviço nos demais carros da empresa e também nos ônibus intermunicipais.

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Grande Recife Consórcio de Transporte completa um ano

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O Grande Recife Consórcio de Transporte completa, hoje (08/09), seu primeiro ano de atividade. A iniciativa – primeira experiência de consórcio público na área de transporte metropolitano do País – traduz o compromisso do governo estadual com a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos mais de 1,8 milhão de usuários que utilizam diariamente o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Após um ano de atividades, o consórcio trouxe avanços importantes para o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, entre os quais destacamos: a implantação do novo modelo de bilhetagem eletrônica; a retomada das obras de construção de novos terminais de integração do Sistema Estrutural Integrado - SEI (paradas há mais de dez anos); a realização da I Conferência Metropolitana de Transportes, responsável pela eleição direta dos representantes dos usuários do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) e o início do processo de licitação das linhas. Atualmente, o consórcio é formado pelo Estado e pelos municípios de Recife e Olinda. Municípios como Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Abreu e Lima e Paulista estão buscando o atendimento das exigências para garantir seu ingresso. Os outros oito municípios da RMR já assinaram cartas de intenção e farão uma adesão gradativa ao longo dos próximos anos. Graças ao seu formato institucional (multifederativo) – onde estado e prefeituras assumem o papel de entes consorciados – o Grande Recife está apto, entre outras coisas a obter financiamentos e recursos de organismos/instituições nacionais e internacionais, o que seria impossível se não houvesse o caráter de gestão metropolitana. Para o presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, o primeiro aniversário é um momento de reflexão e planejamento. “Houve uma evolução importante para o STPP, mas queremos muito mais. Este primeiro ano foi essencial para a consolidação do modelo institucional e o desenvolvimento de vários projetos e ações. Mas o trabalho está só começando e os desafios são enormes. E isso nos dá ainda mais responsabilidade e estímulo”, afirmou. O secretário das Cidades, Humberto Costa, enfatiza a importância do consórcio para o estado. “O Grande Recife é o resultado de uma política de governo, de um compromisso assinado pelo governador Eduardo Campos e ratificado por toda sua equipe. A implantação de uma iniciativa deste porte, inédita no País e com tantos frutos importantes nos dá muito orgulho”, destacou.


Veja aqui um resumo das principais conquistas:
  • Definição de regras mais eficientes e uma política clara de renovação e modernização da frota de ônibus da RMR (incluindo a instalação de câmaras de segurança em praticamente 100% da frota, além de aparelhos de GPS);
  • Adoção do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) para a aplicação de reajuste, de caráter anual, para as tarifas do STPP/RMR. - Participação efetiva nas discussões nacionais sobre a concessão de subsídios para a área de transporte público de passageiros;
  • Desenvolvimento de projetos inovadores, como o Transporte Rápido Por Ônibus (TRO) e do corredor Norte/Sul;
  • A renovação da frota de ônibus com mais de 430 veículos, comprados durante este período.
  • A realização da I Conferência Metropolitana de Transporte, em novembro de 2008, que elegeu, por votação popular, os quatro representantes usuários para o Conselho Superior de Transporte Metropolitano.
  • Reconstrução do Terminal Integrado da Caxangá em dezembro de 2008 que após as obras de requalificação executadas pela Prefeitura do Recife foi entregue ao governo estadual, que repassou os equipamentos ao Grande Recife Consórcio de Transporte. Graças às melhorias o TI passou a fazer parte do Sistema Estrutural Integrado – SEI.
  • Retomada das obras de construção de novos terminais de integração do SEI (paradas há mais de dez anos). Além da construção de três terminais, com recursos do tesouro estadual - Pelópidas Silveira (inaugurado no último dia 19 de agosto), Cabo (em fase de conclusão de obra) e Xambá, o Grande Recife assumiu a responsabilidade por mais oito terminais integrados e três corredores de ônibus. Estes projetos serão executados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da caixa Econômica Federal. O investimento, nestes últimos empreendimentos, é de aproximadamente R$ 60 milhões.
  • Implantação do novo modelo de bilhetagem eletrônica. Moderno, com integração de várias soluções e mais econômico que o anterior, o novo modelo possibilita, entre outras coisas, a descentralização do processo de carregamento dos créditos em cartões eletrônicos e a ampliação do universo de usuários atendidos pelo sistema de bilhetagem com a inclusão de usuários avulsos, idosos, pessoas com deficiência e crianças menores de seis anos;
  • Desenvolvimento de ações e programas voltados ao atendimento de pessoas com deficiência e idosos (incluindo campanhas educativas em parceria com a sociedade civil organizada).
  • Criação do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) que substitui o antigo Conselho Metropolitano de Transportes Urbanos (CMTU), que tem atribuições importantes para o sistema como: a definição da política tarifária, regulação normativa do STPP/RMR e a consolidação dos contratos de gestão ou convênios com outros municípios que se utilizem dos serviços do Grande Recife Consórcio de Transporte.
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Fortaleza: Domingo tem tarifa social

Domingo (13), é mais um dia de Tarifa Social de Transportes. E para garantir o deslocamento de todos os usuários do Sistema de Transporte Público, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), irá reforçar a frota de ônibus da capital. Serão vinte e sete carros reservas distribuídos em seis dos sete Terminais de Integração de Fortaleza, das 08h às 12h e 15h às 19h, onde a tarifa a ser cobrada será de R$1,20 e R$0,60 (estudantes), ao invés dos 1,80 convencionais. A Tarifa Social, benefício que reduz as passagens de ônibus aos domingos, foi criada pela Prefeitura de Fortaleza em julho de 2006.
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EMTU/SP, Metrô e CPTM abrem 450 vagas de estágio


Já estão abertas as inscrições para a seleção pública da EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para preencher 450 vagas de estágio. Estão previstas 231 vagas imediatas e outras 219 para cadastro de reserva. Desse total, 10% são reservadas a pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Federal 11.788/2008.O candidato deverá efetuar a inscrição via Internet no site do CEDEP – Centro de Desenvolvimento Profissional (www.cedep.org.br), organizador do processo seletivo, até a meia-noite do dia 5 de outubro de 2009.

A taxa é de R$ 14,00. O edital está disponível nesse mesmo site, onde também serão divulgados todos os comunicados da seleção pública.Há oportunidades de estágio para alunos de 43 cursos de nível superior, superior tecnólogo e médio técnico. As vagas nas três empresas estão distribuídas na capital paulista, Campinas, Praia Grande, Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes, Cotia e Caieiras.

A jornada de estágio será de 30 horas semanais, sendo seis horas diárias. A bolsa auxílio é de R$ 6,25 por hora para vagas de nível superior e superior tecnólogo, e de R$ 5,25 por hora para as de Educação Profissional de nível médio (médio técnico).

As empresas também oferecem auxílio transporte, auxílio alimentação, recesso remunerado e seguro de acidentes pessoais. O estágio tem duração mínima seis meses, podendo se prorrogado até o limite de dois anos.
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Prefeitura do Rio cria novo modelo para transporte alternativo

A Prefeitura do Rio, publicou nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Município, decreto que cria o Serviço de Transporte Público Urbano Local (SPTL) na Zona Oeste. Com o SPTL, a Secretaria de Transportes licita e regulamenta o chamado transporte alternativo a partir de critérios que permitirão o atendimento eficaz das necessidades dos usuários. Assim, o poder público terá mais instrumentos para fiscalizar e exigir a prestação de bons serviços.O Lote 1 da licitação abrange o bairro de Guaratiba e a parte sul de Campo Grande e prevê a utilização de micro-ônibus em substituição a kombis e vans, garantindo frota definida, itinerários fixos, intervalos regulares, gratuidade, e acessibilidade. Os veículos deverão possuir equipamento eletrônico de validação de bilhetes compatível com os sistemas da Riocard, Supervia, Metrô e Barcas, criando condições favoráveis para a implantação do Bilhete Único.O novo modelo substitui o TEC (Transporte Especial Complementar), que atualmente opera com kombis e vans. A previsão é de que todos os lotes da Zona Oeste sejam licitados até o fim de fevereiro de 2010.O Lote 1 é composto de cinco linhas: Pedra de Guaratiba-Campo Grande (Via Estrada das Capoeiras), Pedra de Guaratiba-Campo Grande (Via Estrada do Catruz), Largo do ABC-Campo Grande, Morro Cavado-Campo Grande e Areal-Campo Grande, com estimativa de 20 mil passageiros pagantes e 2 mil gratuidades.
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Em Brasília Conselho derruba decisão do TCDF contra Sistema Integrado de Transporte

À unanimidade, o Conselho Especial do TJDFT concedeu Mandado de Segurança ao Distrito Federal, reconhecendo a legalidade da portaria da Secretaria de Transportes nº 34/2008, que dispõe sobre a revogação das permissões concedidas aos operadores do Serviço de Transporte Alternativo do DF - STPA. A decisão foi de mérito.
Em julho de 2008, o TCDF, através da decisão 4.368/2008, item V, suspendeu a eficácia da portaria, alegando haver irregularidades no processo de licitação do Sistema Integrado de Transporte do DF - SIT. Liminar concedida no Mandado de Segurança impetrado pelo DF garantiu a aquisição e circulação de 350 microônibus financiados pelo Banco Interamaricano de Desenvolvimento (BID). A relatora do processo afirmou à época que a suspensão da portaria poderia acarretar dano de difícil reparação, já que a retirada de circulação das vans fazia parte das medidas pactuadas com o BID, banco financiador do Sistema Brasília Integrada.
Na sessão desta terça-feira, 8/9, os desembargadores confirmaram a liminar e mantiveram a decisão no mérito. De acordo com os julgadores, a decisão do TCDF visava não mais suspender a licitação, encerrada e homologada em fevereiro de 2008, mas sustar os contratos administrativos dela decorrentes. A competência para a sustação dos contratos firmados pela administração seria da Câmara Legislativa e extrapolaria as atribuições do órgão fiscalizador, conforme prevê o art. 78, § 1º, da Lei Orgânica do DF e o próprio regimento do TCDF, afirmaram os desembargadores.
Para o relator, "não há nenhuma ilegalidade no que se refere a revogação das permissões do STPA. As vans não tinham condições de se adequar ao novo sistema de transporte, que prevê a instalação de equipamentos para validar cartões inteligentes de cobrança de tarifas e a integração dos transportes rodoviários e metroviários locais."
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