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Veículo coletivo deve ter vaga para obeso e pessoa baixa

quinta-feira, 25 de junho de 2009


Até 2013, todos os veículos de transporte brasileiros, novos ou usados, deverão ter assentos preferenciais para portadores de deficiência física, idosos, obesos e pessoas de baixa estatura. Além disso, deve haver rampas e elevadores para cadeirantes. Para os portadores de deficiência visual, os veículos precisarão ter espaços liberados ao lado dos assentos para os cães-guia. Criadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), em conjunto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as normas foram lançadas ontem em Brasília.A nova regulamentação atende às medidas propostas no decreto de 2004 que estabeleceu normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida - 24,5 milhões, segundo o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pela norma, os ônibus urbanos fabricados a partir de 1996 devem estar adaptados até julho. Para os interestaduais, o prazo vai até junho do próximo ano. As embarcações podem ser adaptadas até janeiro de 2013. Para os meios de transportes novos, o tempo limite de adaptação é até 2011.
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Campo Grande: MPT briga em Brasília pela volta dos cobradores

Após ser considerada improcedente em duas instâncias, uma ação movida pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) tramita no TST (Tribunal Superior do Trabalho) para que as empresas de ônibus de Campo Grande mantenham os cobradores de ônibus. Em 2007, quando foi adotado o cartão eletrônico e os profissionais acabaram remanejados ou demitidos, o MPT ingressou com ação na Justiça do Trabalho.
Segundo o procurador do Trabalho, responsável pela ação, Odracir Juares Hecht, em Campo Grande já ficou comprovada que a atividade dos motoristas do transporte coletivo tem sido estressante e arriscada desde o momento que os cobradores começaram a ser retirados da função em algumas linhas.
“Ouvimos 75 usuários e 100% disseram que preferiam o serviço com o cobrador. A Prefeitura não devia aceitar isso”, diz Hecht.
Na Capital, a situação nos horários de pico exige o apoio do profissional para que haja segurança, diz. “O motorista já tem dificuldade para dirigir o veículo de grande porte, ainda cuidar do troco e da segurança dos passageiros? E ainda, se parar, atrasa é multado e ainda tem a multada repassada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito)”.
A base de sustentação para o argumento do procurador é a Lei Municipal que regulamenta o transporte público. Conforme Hecht, o que tem que ser priorizada é uma situação que garanta maior conforto aos usuários.
O argumento das empresas de ônibus é de que o uso do cartão tem sido prática em várias cidades e países e que a modernidade exige a substituição do cobrador. Sobre isso, o procurador abre um parêntese: “na Europa, o passe é comprado e o passageiro sobe e desce do ônibus quantas vezes quiser. Se o fiscal passar e pedir o cartão e o passageiro não tiver, tem que pagar uma multa. Sem falar que lá os ônibus são bem mais vazios”.
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Cuiába: SMTU altera linhas de ônibus


A partir desta quarta (24.06) algumas linhas do transporte coletivo de Cuiabá passarão por mudanças, de acordo com Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTU).
O objetivo da secretaria, com tais alterações, é promover a melhoria do transporte coletivo na capital mato-grossense. Com as mudanças a linha 400 Morada dos Nobres/Despraiado (Via Boa Vista) será extinta e em seu lugar será criada a linha 225 Altos da Boa Vista/Centro (Via Despraiado), para atender os moradores do bairro Altos da Boa Vista.
Outra linha a ser extinta é a 401 Santa Cruz/Despraiado. Já a linha 405 Santa Cruz/Centro permanecerá funcionando normalmente, inclusive aos finais de semana e feriados.
Os moradores do Residencial Costa Marques, a partir de amanhã, passarão a ser atendidos pela linha 501 Santa Laura/Centro.
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Santos: CET orienta motoristas no corredor de ônibus


O primeiro dia de implantação do corredor de ônibus na Avenida Ana Costa, no sentido Praia-Centro, transcorreu sem problemas em Santos. Não há uma estimativa oficial, mas, segundo os motoristas dos coletivos, o ganho de tempo na viagem foi de cerca de cinco minutos.
Por enquanto, a fiscalização tem caráter educativo e não há multa. De segunda a sexta-feira, entre 6 e 9 horas, nenhum outro veículo poderá trafegar ou estacionar dentro da faixa (entre Praça da Independência até a Rua Júlio de Mesquita), para permitir que os ônibus tenham um deslocamento rápido, e que o tempo das viagens dos passageiros seja menor.
Alguns veículos estavam estacionados irregularmente e foram orientados pelos agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) com um folheto de explicação. Durante as três horas de vigência, 100 ônibus passaram pelo corredor pela manhã.
Embarque e conversões
O presidente da CET, Rogério Crantschaninov, explica que é permitido o rápido embarque e desembarque de passageiros na faixa, e que os agentes já foram orientados, principalmente no caso dos cadeirantes ou em situações extremas.
Outra dúvida é em relação à conversão. Por exemplo, para entrar na Rua Carvalho de Mendonça, o motorista deve sinalizar com o pisca e esperar o trecho, de faixa não fracionada, para entrar.
Já as operações de carga e descarga na porta dos estabelecimentos bem como mudanças em imóveis situados na faixa exclusiva só poderão ser realizadas depois das 9 horas.
Após a fase de orientação, em vigor por tempo indeterminado, os motoristas que invadirem a faixa dos ônibus nos horários de funcionamento poderão ser autuados e terem seus veículos removidos do local. No caso de estacionamento irregular, a infração é de natureza média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na CNH. A infração será de natureza leve, com multa de R$ 53,21 e três pontos na CNH se o veículo for flagrado pela fiscalização trafegando pelo espaço destinado aos ônibus.
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Grande Recife anuncia fim da operação do atual modelo da bilhetagem eletrônica

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dando continuidade ao processo de implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, o Grande Recife Consórcio de Transporte está realizando, junto às mais de 18 mil empresas (públicas e privadas) cadastradas no órgão, a divulgação do calendário de transição, que marcará o fim da antiga tecnologia e o início a operação plena do novo modelo de bilhetagem. Para que todas as empresas e funcionários tenham acesso às informações, o consórcio montou um cronograma que prevê o prazo final das vendas de créditos, seja de Vale Eletrônico ou de Papel, e utilização dos mesmos. Atualmente, mais de 450 mil trabalhadores utilizam o vale transporte diariamente para seu deslocamento residência/trabalho/residência. A compra de créditos para o Vale Transporte Eletrônico poderá ser realizada, pelas empresas cadastradas, até o dia 30 de junho. Os créditos adquiridos até a data final da comercialização terão validade até o dia 31 de julho.
Os novos equipamentos – para a leitura, carregamento e gerenciamento – da nova tecnologia já estão 100% instalados e em funcionamento pleno. Desta forma, no dia 31 de julho o sistema que utiliza o Vale Transporte Eletrônico e o Vale Transporte de Papel SERÁ DESATIVADO.
A partir de 01 de agosto apenas a nova tecnologia, que utiliza o cartão VEM, poderá ser usada dentro do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.
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Natal: Motoristas do transporte público decidem entrar em greve

Depois de 48 dias de tentativas de negociação, os trabalhadores do transporte urbano e municipal do Rio Grande do Norte decidiram ontem entrar em greve. Eles reivindicam um aumento salarial de 17,5%, enquanto os empresários oferecem 6%. O Sindicato Patronal dos Transportes Urbanos (Seturn) informou que as empresas não têm condições de oferecer mais de 6% e que este valor corresponde à inflação. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Estado (Sintro-RN), Nastagan Batista, diz que o aumento salarial baseado em inflação não é aumento salarial, mas apenas “uma reposição do que já foi perdido”. O Sintro-RN se reúne hoje às 11 horas com o Setrans. A não ser que às reivindicações do Sintro sejam atendidas até o final desta reunião, a greve deverá começar já na segunda-feira.
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Detro faz operação em terminais do Rio


O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) realizou, na manhã desta sexta-feira, nova fiscalização nos terminais rodoviários intermunicipais do Rio, que resultou na retirada de circulação de dez ônibus da frota regular e de uma van do sistema do departamento, que fazia itinerário não autorizado.Falta de documentação, descumprimento do quadro de horários e má conservação dos veículos aparecem como as principais irregularidades.Pela primeira vez, os fiscais do Detro checaram também a pontuação da Carteira Naccional de Habilitação dos motoristas, mas nenhuma irregularidade foi encontrada.A fiscalização do Detro teve início às 7h e prosseguiu até as 10h, registrando três apreensões na Rodoviária Novo Rio, das empresas Macaense, Fácil e Normandy; três no Terminal Mariano Procópio (Praça Mauá), da Viação Jurema e Transmil, além de uma van regular; e cinco no Terminal Américo Fontenelle (Central do Brasil), da Trel e Tinguá.Os veículos apreendidos foram levados para as garagens, conforme determina Decreto que criou e norteia as ações do Detro. Um total de 28 autuações foram aplicadas.Esta foi a primeira fiscalização do Detro com a checagem das carteiras de habilitação dos motoristas de ônibus, o que foi possível graças à disponibilização pelo Detran da pontuação da CNH nos palmtops usados pelos fiscais.Porém, na documentação dos profissionais da frota intermunicipal não foi encontrada qualquer irregularidade.Entre janeiro e maio de 2009, o Detro tirou de circulação durante suas fiscalizações, 281 ônibus e aplicou 295 multas por infrações nas empresas que operam a frota regular do transporte intermunicipal de passageiros.Nos dois primeiros anos do governo Sérgio Cabral, este número soma 1610 apreensões e 2716 infrações, sendo que só no ano de 2007, houve um crescimento de 340% em relação ao ano anterior com registro de 1226 apreensões contra 36 registradas em 2006.
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Rio: Idosos podem utilizar o transporte público apenas com a identidade


Idosos não precisam mais apresentar o RioCard para entrar nos transportes públicos do município do Rio. A decisão é da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que julgou desnecessária a apresentação de um documento que não seja a carteira de identidade. A medida ainda atendeu ao pedido da 2ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência.
A Justiça também decidiu que não há necessidade de que a Fetranspor ou o Sindicato das Empresas de Ônibus sejam notificados. Cerca de 80% das reclamações feitas nas promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência estão relacionadas a problemas com o RioCard.
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