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Ônibus começam a circular em Niterói e São Gonçalo

sexta-feira, 27 de março de 2009


Milhares de moradores de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito e Maricá estão desde cedo nos pontos de ônibus esperando os ônibus das empresas que exploram linha municipais e intermunicipais. A maioria não circulou no fim da madrugada devido a greve dos 14 mil rodoviários. Eles pediram reajuste salarial de 10% mas os empresários só aceitarem conceder aumento de 7%.
Por volta de 7h10m, contudo, começaram a circular os primeiros ônibus das empresas Mauá, Nossa Senhora do Amparo, Coesa, Galo Branco, Rio Ita e Fagundes. Não há piquetes na porta das garagens.
O trânsito está engarrafado na maioria das ruas de Niterói e São Gonçalo. O policiamento está reforçado nas garagens das empresas e nos terminais rodoviários.
Segundo a Fetranspor, a maioria dos rodoviários que decidiu decretar a greve estava afastada das funções. A federação alega que as empresas da região ofereceram aumento salarial de 7%, índice superior ao INPC (6,25%).

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Florianópolis: Teste em corredor de ônibus


O segundo corredor exclusivo para ônibus em Florianópolis começa a ser testado hoje, entre 17h e 20h, no Trevo da Seta, no Sul da Ilha.Os ônibus seguirão na contramão por um trecho da Via Expressa Sul e terão prioridade no contorno do trevo. Os carros que trafegarem no sentido Bairro-Centro serão obrigados a seguir pela Costeira, pelo menos até a saída do bairro, onde poderão retornar à Via Expressa.A proposta é ousada e calcula-se que os ônibus irão economizar de 20 a 30 minutos de tempo em seu itinerário. Por outro lado, os motoristas de carro terão que esperar mais.– À medida que o motorista do carro constatar que seu vizinho que anda de ônibus chega mais rápido em casa, ele deverá optar pelo transporte coletivo. Só fazendo com que mais gente ande de ônibus teremos um trânsito melhor – afirmou o secretário de Transportes e vice-prefeito, João Batista Nunes.Mudança já foi feita na saída do TicenSe der certo, a medida implicará em alterações em linhas de ônibus da região, já estudadas pela prefeitura. Se der errado – apesar de a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e prefeitura acreditarem que essa chance é mínima – outras duas propostas serão testadas na região.O primeiro corredor foi testado na saída do Terminal de Integração do Centro (Ticen) em direção à Ponte Colombo Salles.


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BH: Capital não está preparada para ter mais ônibus no horário de pico


A frota de 535 veículos para atender este ano 6,8 milhões de passageiros parece insuficiente principalmente nos horários de pico quando a superlotação é problema para os usuários. Na prática, ônibus lotado é problema que aflige também os motoristas.
Desde a adoção dos cartões temporais (2007) os cobradores foram remanejados ou demitidos. Sem ter o profissional para dar o troco, o motorista fica sobrecarregado e estressado. Para piorar, embora as ruas de Campo Grande sejam amplas, não há uma reengenharia de tráfego que dê condições de colocar mais ônibus para atender a demanda concentrada nas horas de rush (de manhã por volta das 7 horas e no fim do dia 17h).
O alerta é do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo que tem acompanhado as discussões na Prefeitura de Campo Grande sobre a reengenharia de tráfego da cidade. A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) tem projeto para criar os corredores exclusivos de ônibus. O diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade Filho já disse ao Midiamax que a utilização do cartão temporal é definitiva e não há chances para a volta dos cobradores.
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo, Santino Cândido Meira um exemplo do problema enfrentado principalmente nos horários de pico é o que acontece na Avenida Afonso, especialmente nas quintas, sexta-feiras, sábados e domingos. “A Afonso Pena é o ‘terror’ dos motoristas. A avenida é o point da cidade e em frente ao Café Mostarda forma-se fila tripla e o motorista de ônibus tem que esperar até 15 minutos para passar”.
Outro problema que diz respeito diretamente a reengenharia de tráfego, segundo ele, pode ser flagrado no cruzamento da Rua Ruy Barbosa com a Rua 26 de Agosto. Tanto motoristas com cobradores e passageiros do transporte público enfrentam congestionamentos pontuais e o resultado, morosidade, ônibus lotados, passageiros e motoristas estressados.
Sem saída
Desde a adoção do cartão temporal o transporte público que tinha 700 cobradores reduziu o número de trabalhadores pela metade, estima o sindicato. Muitos, os mais jovens, foram remanejados. Já os mais velhos com idade acima de 45 anos acabaram demitidos.
O Midiamax entrevistou o ex-motorista Francisco Ferreira, 40, e o ex-cobrador e também motorista, Sérgio Mendonça, 26. Ambos trabalhavam na Viação Serrana, que atende os passageiros que residem na região da saída para Três Lagoas (Maria Aparecida Pedrossian, Tiradentes, Jardim Noroeste).
O primeiro se envolveu em acidente na Avenida Eduardo Elias Zahran e o outro, ficou três meses de licença médica por causa do estresse. Os dois foram demitidos.
“Eu estava na Zahran, um carro me fechou e eu bati no canteiro. Fui demitido no mesmo dia. A gente sofre muita cobrança, muita pressão. Quem está no trânsito está sujeito. De repente na próxima esquina acontece com você. A vida continua”, relata Ferreira. Vinte dias após a demissão, ele conseguiu um trabalho em uma distribuidora de bebidas. Ele sustenta quatro pessoas e trabalhou 6 anos como motorista.
Já Mendonça vai brigar na Justiça pelos direitos trabalhistas. Foram 4 anos na viação. Quase dois anos como cobrador de ônibus, ele passou para motorista. O salário aumentou quase o dobro.
Ele tem claro que as horas de pico sem o apoio do cobrador lhe causaram prejuízos durante o exercício do emprego. “Depois que tiraram os cobradores, eu cobrava e dirigia. Fiquei três meses encostado na psiquiatria. Para você ter uma idéia eu via motoqueiro passar na minha frente e dava aquele nervoso, vontade de passar em cima. Vi que era grave e fui ao psicólogo, mas a empresa não aceitou o atestado. Ai fui ao psiquiatra”, conta.
Mendonça não tem dúvidas de que a sobrecarga resultou em problemas e logo, na demissão. Ele diz que fazia a linha Tiradentes e soube que no dia seguinte estaria na linha do bairro Iracy Coelho. Na primeira volta às 5 h20 foi surpreendido por um fiscal por não ter parado num local determinado. “O fiscal falava comigo e ao mesmo tempo veio um passageiro reclamar que quase perdeu o ônibus por minha causa. Me deu um branco e segui e esqueci de pegar os passageiros no terminal Morenão. Isso foi tudo em razão do estresse”, lamenta.
Campo Grande conta com 2.050 funcionários nas cinco empresas de transporte coletivo. Um cobrador tem vencimento de R$ 680 e motorista R$ 1.055 por 7 horas de trabalho. A data base da categoria é em maio e hoje é a eleição para eleger os dirigentes do sindicato dos trabalhadores.
A tarifa do transporte coletivo saltou de R$ 2,30 para R$ 2,50 no dia 1º de março. O MPE (Ministério Público Estadual) instaurou inquérito civil para investigar a situação do transporte público. O resultado deve sair em até um ano.

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Estudantes de BH protestam pelo meio-passe no transporte público

A manhã desta quinta-feira foi marcada por manifestação dos estudantes de Belo Horizonte. Alunos de escolas públicas e privadas reivindicam o meio-passe no transporte público da Região Metropolitana.
De acordo com o Comando de Policiamento de Eventos da Polícia Militar (BPE), os estudantes se concentram próximo à Escola Estadual Governador Milton Campos, no bairro de Lourdes, na quadra da Vilarinho, região de Venda Nova, e na Praça Sete, no Centro, onde há o maior número de manifestantes.
Segundo a BHTrans, a manifestação dos estudantes causa transtornos no trânsito do hipercentro. Há lentidão nas avenidas Amazonas e Afonso Pena.
Ainda de acordo com o BPE, os estudantes vão se concentrar na porta da Prefeitura de Belo Horizonte, e depois seguirão em passeata até a Praça da Assembléia.
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Paraiba: Integração metropolitana de JP beneficiará 200 mil pessoas

quinta-feira, 26 de março de 2009


Cerca de 200 mil pessoas serão beneficiadas, apenas no primeiro mês de implantação do sistema integrado de transporte público das cidades de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Alhandra. Para tanto, foi assinado entre os seis municípios na tarde desta segunda-feira (23), o 'Termo de compromisso celebrado entre prefeitos e as empresas de transporte público de passageiros da região metropolitana de João Pessoa para a implantação de integração tarifária'. A solenidade aconteceu no auditório do Paço Municipal, no Centro da Capital paraibana.
O prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), anunciou que o novo sistema vai começar a operar no dia 1º de maio, quando se comemora o 'Dia Internacional do Trabalhador'. Ele explicou que os usuários terão o desconto de 50 por cento no valor da segunda passagem. "A assinatura desse acordo tarifário representa um momento histórico para a Paraíba, pois caracteriza a democratização do acesso ao emprego. E não só os trabalhadores serão beneficiados, mas todas as pessoas que aderirem ao sistema", esclareceu o prefeito pessoense.
De acordo com ele, os municípios não podem atuar de forma isolada, mas através de parcerias para o beneficio de um todo. "Já temos a experiência exitosa da Integraç e agora vamos estender esse projeto aos demais municípios que formam a região metropolitana. O dia de hoje marca que o olhar dos governantes deve seguir o olhar do interesse da população, que é dar aos cidadãos o direito de ir e vir", enfatizou Ricardo.
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Porto Alegre: Conselho de Transportes debate fim do passe-livre na Capital


O Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) pretende discutir nesta gestão temas ligados ao cotidiano da população, como o passe-livre e o desenvolvimento de projetos ecologicamente corretos. O objetivo é reduzir a tarifa do transporte público.O fim do dia de passe-livre, tema polêmico, deve ser encaminhado ainda neste ano, de acordo com o presidente do Conselho, Jaires Maciel. Ele acredita que a medida vai ser aceita, tendo em vista que os problemas com depredação de veículos e assaltos são recorrentes nessas datas."A população beneficiada pela medida é mínima. A maioria dos trabalhadores se sente ameaçada pelos marginais, que aproveitem esse dia para promover arrastões", argumenta.Em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), o conselho planeja ainda investir em estudos para obtenção de créditos de carbono. A iniciativa reduziria a poluição e os custos com combustível, gerando abatimento no valor de manutenção dos veículos e, por consequência, na tarifa.
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Fórum Nacional de Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito acontece dias 26 e 27 em Aracaju

Aracaju vai sediar a 68ª Reunião do Fórum Nacional de Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, que acontecerá nos dias 26 e 27 de março, no Real Classic Hotel, na Orla de Atalaia. Estão convidados para a solenidade de abertura, que acontecerá às 9 horas, o governador de Sergipe, Marcelo Deda; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar de Transporte Público Jackson Barreto; o Secretário de Estado dos Transportes, Bosco Mendonça e o presidente da SMTT, Antônio Samarone, entre outras autoridades do setor, de todo o Brasil.
Às 11 horas será iniciado a primeira rodada de debates, que terá como tema o ?PAC da Mobilidade?, que envolve as ações do governo federal para o setor. O secretário Bosco Mendonça vai coordenar os debates, que contarão com o Secretário substituto da Secretaria Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Fernando Antônio Barbosa e o superintendente da Associação nacional das Empresas de Transporte Urbano, Marcos Bicalho dos Santos.
No início da tarde, às 14 horas, o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, irá apresentar o sistema de transporte da cidade de Aracaju, e logo após todos os secretários presentes debaterão o tema. À tarde os trabalhos serão coordenados pelo presidente da Grande Recife (um consórcio de transporte), e o tema central será a discussão de propostas e perspectivas para a mobilidade urbana. Estarão presentes Fernando Barbosa, da Secretaria Nacional de Transportes do Ministério das Cidades; o secretário executivo da Frente Parlamentar de Transporte Público, Ivo Palmeira; o coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte, Nazareno Affonso.
Serão discutidos ainda temas como o Projeto de Lei da mobilidade urbana, medidas para a desoneração e barateamento das tarifas do transporte público.
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Goiânia: Citybus sem data para começar a funcionar


TARIFA EXPERIMENTAL R$ 4,00


O início do Serviço Especial de Transporte, o Citybus, foi adiado depois do anúncio de que três linhas começariam a operar às 6 horas de hoje. A nova data para a circulação dos micro-ônibus ainda não foi definida e depende ainda de homologação e publicação de decisão tomada na manhã de ontem pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC). O presidente da câmara, Paulo Gonçalves de Castro, informa que o trâmite para publicação oficial da deliberação demora de três a oito dias. A informação do adiamento do serviço foi divulgada no final da tarde de ontem.
Antes da decisão de adiamento, os membros da CDTC definiram tarifa experimental de R$ 4 para aquele tipo de transporte. O valor vai vigorar durante seis meses. Após esse período, considerado como de análise, a CDTC volta a se reunir para estabelecer um valor definitivo, que pode ser mantido ou, até mesmo, reduzido. Amanhã, a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) define outras três linhas que começariam a circular no domingo.

Gonçalves explica que alguns fatores, como o valor do combustível, podem fazer com que o valor da tarifa seja modificado. Durante esses seis meses, conforme Gonçalves, o serviço passará por estudos, inclusive de demanda, até que se chegue ao valor real. Ele observa que não é possível realizar uma análise para subsidiar a tarifa porque não existe esse tipo de serviço em outro lugar do País. “Demos uma carta de crédito para a CMTC e definimos a tarifa inicial em cima dos estudos feitos por eles”, diz.

CONVENCIONAL

A tarifa do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), que atualmente é de R$ 2, pode subir no próximo dia 19 de abril, um ano depois do último reajuste. O presidente da CDTC informa que na reunião de ontem os membros da câmara não entraram em acordo em relação ao valor. A reunião para definir a nova tarifa será no dia 14.
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