Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram
Mostrando postagens classificadas por data para a consulta Grande Recife Consórcio de Transporte. Ordenar por relevância Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens classificadas por data para a consulta Grande Recife Consórcio de Transporte. Ordenar por relevância Mostrar todas as postagens

Grande Recife, Linhas de ônibus mudam itinerário e passam a fazer integração no Terminal da PE-15

domingo, 1 de junho de 2025


As linhas TI Pelópidas (Conde da Boa Vista) e Ouro Preto (Jatobá I) passam a fazer integração no Terminal da PE-15, em Olinda, no Grande Recife, a partir do próximo domingo (1º). O Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) anunciou a mudança dos itinerários com o novo esquema de transporte.

TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
O novo trajeto, sentido Paulista/Recife, da linha 1977-TI Pelópidas (Conde da Boa Vista) sai da rodovia PE-15, entra no Terminal Integrado e segue para a Avenida Agamenon Magalhães. Na sequência, o coletivo acessa a via local da Avenida Agamenon Magalhães, próximo ao Hospital da Restauração, e passa pela via local oeste da avenida, via norte da Praça do Derby, Rua Jenner de Souza, Avenida Dr. Severino Pinheiro. Em seguida, pega o retorno na Praça Prof. Ageu Magalhães, Rua Jenner de Souza, Praça do Derby (via central), Avenida Gov. Carlos De Lima Cavalcanti e Avenida Conde da Boa Vista.

Saindo do Centro do Recife, a linha deixa a Rua da Aurora, passa pelas ruas do Riachuelo e do Hospício, acessa a Avenida Cruz Cabugá e segue para a PE-15. A mudança amplia o percurso para as paradas 180078, na Rua do Riachuelo, por trás da Faculdade de Direito, e 180087, na Rua do Hospício, em frente ao Parque 13 de Maio.

Contudo, com a alteração do itinerário, a linha TI Pelópidas (Conde da Boa Vista) deixa de atender às paradas 180285, na Rua da Aurora, e 180090, na Rua João Lira.

OURO PRETO/TI PE-15
As mudanças na linha 1921-Ouro Preto (Jatobá I) começam pelo nome. O ônibus passa a se chamar Ouro Preto/TI PE-15 e também começa a oferecer acesso ao sistema integrado através do cartão VEM.

O novo itinerário, sentido Ouro Preto/TI PE-15, começa na Avenida Argentina Castelo Branco e segue pelas ruas Açaí, Baobá, retorna à Rua Açaí, pega a Puma, Peixe Agulha, Quati e Esquilo. Em seguida, o ônibus roda na PE-015 (via de tráfego misto), pega o retorno sob o elevado de Ouro Preto, volta à PE-015 (via de tráfego misto) e entra no TI PE-15.

No sentido contrário, a linha deixa o TI PE-15 em direção às Ruas Esquilo, Quati, Peixe Agulha, Puma, Açaí, Baobá, Açaí e retorna a partir da Avenida Argentina Castelo Branco.

Para manter a opção aos passageiros com destino direto ao Centro do Recife, a linha 1926-Ouro Preto (JATOBÁ II) passa a operar todos os dias e contará com o aumento da frota.

Para mais informações, usuários podem entrar em contato com o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) através da Central de Atendimento ao Cliente, das 6h às 18h, pelo telefone 0800 081 0158 ou no WhatsApp 99488-3999. Demandas também pode ser enviadas, em segunda instância, à Ouvidoria pelo e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5544/5633.

Informações: Leia Já

READ MORE - Grande Recife, Linhas de ônibus mudam itinerário e passam a fazer integração no Terminal da PE-15

Grande Recife: TI Igarassu completou um mês de operação

sexta-feira, 16 de maio de 2025


Com investimento de R$ 30 milhões, sendo R$ 20 milhões provenientes do Governo do Estado e R$ 10 milhões do Governo Federal, no último domingo (11), o Terminal Integrado de Igarassu completou um mês de operação. O equipamento que foi totalmente reformado, passou de 3.088,05 m² para 12.511,10 m² de área construída. Além da ampliação das plataformas de embarque, o terminal conta com acessos para pessoas com mobilidade reduzida, bicicletário, área de convivência com lanchonetes, quiosques, banco 24h e recarga do VEM.

Desde a sua entrega, feita pela Governadora Raquel Lyra no dia 11 de abril, o TI opera com 11 linhas e 85 ônibus conectando os principais municípios do Litoral Norte e a Região Metropolitana, passando de uma operacional de 15 mil para 40 mil passageiros por dia, garantindo acessibilidade, segurança e impulsionando a mobilidade urbana na Região Metropolitana Norte.

A obra teve sua execução retomada em 2023, quando o canteiro apresentava apenas 3,67% de avanço. O local tinha apenas um muro de contenção erguido e estava parado por causa de entraves econômicos devido à defasagem de preços dos insumos. Além disso, a terraplenagem precisou ser refeita por erros de cota e desgaste pelo tempo decorrido.

Para Matheus Freitas, Diretor-Presidente do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, com apenas um mês da entrega, o TI Igarassu representa um avanço importante para os usuários de ônibus daquela localidade. “Ainda precisamos evoluir muito nos desafios que passamos no transporte público, porém, nosso compromisso é prestar um serviço de qualidade para a população, garantindo dignidade, e, acima de tudo, colocar a população em primeiro lugar”.

Informações: GRCT

READ MORE - Grande Recife: TI Igarassu completou um mês de operação

No Recife, Motoristas da empresa Consórcio Recife participam da ação “E se fosse você?”

segunda-feira, 28 de abril de 2025

Com foco na conscientização dos motoristas que operam no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR, da melhor forma de atender as pessoas com deficiência, gestantes, idosos e pessoas com baixa mobilidade, técnicos da Coordenadoria de Comunicação e Imprensa e da Gerência de Fiscalização do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, estiveram hoje (16), na garagem da empresa permissionária Consórcio Recife, que opera na Zona Norte do Recife, quando foi realizada a ação “E se fosse você?” para cerca de 27 motoristas, promovendo uma abordagem enfatizando a empatia ao próximo.

No local, a gerente de fiscalização, Kathia Sena, além de proferir minipalestra alertando sobre a importância da realização dessa ação, convidou os motoristas para embarcarem em um ônibus utilizando óculos escuros e bengala para cegos, muletas e cadeira de rodas, com intuito de estimular o respeito e o cuidado dos operadores com essas pessoas que têm prioridade no sistema de transporte público.
“Buscamos a empatia/alteridade do pessoal de operação para esses segmentos. Nosso objetivo é expandir essa ação, levar para todas as empresas operadoras e os terminais integrados, pois mais significativo é ter o respeito ao outro e ter o acolhimento para essas pessoas na hora do embarque e desembarque”, enfatizou Kathia, destacado que a ação busca colocar o motorista no lugar das pessoas com deficiência e com a mobilidade reduzida, dos idosos, das mulheres grávidas, para que eles sintam na pele a dinâmica daquela pessoa ao usar o transporte público.

Para Salomão Neves, 46 anos, e há 22 anos exercendo a profissão de motorista de ônibus, a ação evidencia a realidade que as pessoas com deficiência passam ao tentar pegar o transporte público. “Hoje pude vivenciar e ter a visão da realidade dessas pessoas e entender as dificuldades que eles passam. É de grande importância que possamos passar segurança para eles, ao saber operar os equipamentos e a forma de tratar”.

Já o motorista Roberto de Souza, 25 anos, ressalta que nos seus 19 anos de profissão sempre preza pela empatia ao próximo, destacando que no seu dia a dia a gentileza gera gentileza. “Temos que nos colocar no lugar do outro. A população precisa entender e ter paciência de esperar um pouco, pois se eu estou parando o ônibus é para ajudar alguém que está necessitando.

A campanha, que em 2024 passou pelos Terminais Integrados CDU, Barro e Rio Doce, evidencia a importância da responsabilidade individual na construção de um trânsito mais seguro, conscientizando também os condutores que passavam pelo local com distribuição de panfletos.

Informações: GRCT

READ MORE - No Recife, Motoristas da empresa Consórcio Recife participam da ação “E se fosse você?”

No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Após mais de uma década de espera, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (11), o Terminal Integrado de Igarassu (TI Igarassu), na Região Metropolitana do Recife. O equipamento foi totalmente reformado e ampliado, representando mais mobilidade urbana na região em um compromisso cumprido pela atual gestão estadual. Com investimento de R$ 30 milhões — sendo R$ 20 milhões provenientes do Governo do Estado e R$ 10 milhões do Governo Federal —, o terminal, prometido para a Copa de 2014, foi transformado em um equipamento moderno, seguro e acessível, pronto para atender às necessidades da população usuária do transporte público.

“Hoje é um dia muito importante para, pelo menos, 40 mil pessoas de toda a Região Metropolitana Norte que circulam pelo Terminal de Igarassu. Quando assumimos o Governo de Pernambuco, colocamos o terminal como uma de nossas prioridades. Essa entrega representa um grande benefício para os trabalhadores do transporte rodoviário, os comerciantes locais e, sobretudo, para o nosso povo, que diariamente enfrenta as dificuldades do transporte público, que ainda precisa melhorar muito a sua infraestrutura. Temos a convicção de que, com a garantia da PE-15, do Terminal de Igarassu, da Avenida Pan Nordestina e de todas as obras realizadas na Região Metropolitana Norte por meio do programa PE na Estrada, estaremos promovendo mais qualidade de vida para a população”, destacou a governadora Raquel Lyra. 
 
A vice-governadora Priscila Krause ressaltou a responsabilidade do governo. “A entrega do Terminal de Igarassu, após inúmeros atrasos, significa que tratamos o dinheiro público com decência. Que a gente trata os prestadores de serviço com decência, respeitando o trabalho deles e, acima de tudo, a população. Em um ano e meio a gente entrega essa obra linda ao povo de Pernambuco e toda a Região Metropolitana Norte”, afirmou. 
 
A obra teve sua execução retomada em 2023, quando o canteiro apresentava apenas 3,67% de avanço. O local tinha apenas um muro de contenção erguido e estava parado por causa de entraves econômicos devido à defasagem de preços dos insumos. Além disso, a terraplenagem precisou ser refeita por erros de cota e desgaste pelo tempo decorrido.
 
Para o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia, o equipamento significa a qualidade da gestão pública. “A entrega desta obra é um exemplo para o Brasil do que é uma boa gestão pública. Ela estava paralisada há muitos anos e, com muito empenho, esforço, dedicação e um olhar para as pessoas, a gestão estadual está entregando com o objetivo de melhor servir à população”, declarou. 
 
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, enfatizou que a entrega vai mais que dobrar a capacidade de passageiros por dia. “O terminal está passando de uma operação de 15 mil para 40 mil passageiros por dia. Esse aumento impacta diretamente a mobilidade. Ouvimos o Sindicato dos Rodoviários para também garantir um espaço apropriado para os motoristas”, declarou a titular da pasta. 
 
O equipamento vai garantir, ainda, a integração eficiente entre diferentes modalidades de transporte, incluindo os ônibus do tipo BRT. “A partir deste sábado teremos na Integração, em média, 11 linhas com 85 ônibus conectando os principais municípios do Litoral Norte e a Região Metropolitana”, detalhou o diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM), Matheus Freitas.
 
A área construída do Terminal Integrado de Igarassu passou de 3.088,05 m² para 12.511,10 m². A requalificação amplia as plataformas de embarque de 6 para 11 e adapta acessos para pessoas com mobilidade reduzida, garantindo inclusão. O novo terminal terá bicicletário, área de convivência com lanchonetes, quiosques, banco 24h e recarga do VEM.
 
A prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, celebrou a entrega. “Sou grata pelo olhar atento do Governo do Estado com o nosso município. O terminal está sendo entregue com mobilidade, acessibilidade, banheiros com ar-condicionado, além do respeito com as mulheres, porque os banheiros possuem fraldário. Isso vai alavancar muito a nossa economia, nosso desenvolvimento e sobretudo o turismo de Igarassu e da região”, comemorou a gestora municipal.
 
Presente na solenidade, o deputado federal Guilherme Uchôa destacou a relevância da entrega. “O que vemos aqui não é uma reforma e ampliação, mas sim um novo terminal. Agradeço ao Governo do Estado pelo olhar que se tem hoje pelo nosso litoral norte”, agradeceu o parlamentar. Já o deputado estadual Antônio Moraes também participou da inauguração. “A entrega do Terminal de Igarassu era um grande sonho para toda a Região Metropolitana Norte”, complementou. 

Informações: Governo de Pernambuco

READ MORE - No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue

No Recife, MPPE investiga irregularidades no transporte por moto via aplicativo

quinta-feira, 10 de abril de 2025

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) iniciou uma investigação para apurar possíveis irregularidades relacionadas à expansão considerada “desordenada” do serviço de transporte por moto via aplicativo no Recife e em outras regiões do estado. A iniciativa visa discutir a necessidade de regulamentação dessa atividade.

De acordo com o MPPE, foi instaurado um Procedimento Preparatório — uma investigação preliminar que busca identificar indícios de irregularidades. A Promotoria está preocupada não apenas com o crescimento acelerado desse tipo de transporte, mas também com os impactos negativos que ele pode estar gerando no sistema de transporte público, além do número elevado de acidentes envolvendo motocicletas.

Um dos pontos observados na investigação é a evasão dos usuários do transporte público. Para entender esse fenômeno, o MPPE considera essencial analisar a atual situação do sistema na Região Metropolitana do Recife. Segundo informações do Grande Recife Consórcio de Transportes, menos de 16% dos ônibus da frota circulante possuem ar-condicionado. Além disso, o Metrô do Recife é conhecido por proporcionar paralisações frequentes devido a problemas estruturais, o que prejudica diretamente a população.

No que diz respeito aos acidentes, ainda que não exista uma ligação comprovada entre o aumento dos sinistros com motos e os aplicativos de transporte, o MPPE solicitou dados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) sobre ocorrências registradas entre 2023 e 2024, incluindo o grau de gravidade dos ferimentos e as áreas da Região Metropolitana do Recife (RMR) onde os acidentes são mais recorrentes.

Conforme o Relatório Preliminar de Segurança Viária divulgado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) no fim de 2023, quase metade das mortes no trânsito da capital no ano passado — 48% — foi de motociclistas. Das 144 vítimas fatais registradas, 68 eram condutores de motocicletas.

Diante do cenário, uma audiência com os órgãos responsáveis já é articulada para acontecer ainda no mês de abril.

Informações: CBN Recife

READ MORE - No Recife, MPPE investiga irregularidades no transporte por moto via aplicativo

No Recife, Linha 168*Tancredo Neves com mais atendimento a Prefeitura do Recife

segunda-feira, 10 de março de 2025


Visando melhorar o atendimento aos usuários, o Grande Recife Consórcio de Transportes aumentou a oferta de viagens com atendimento a Prefeitura do Recife com a linha 168*TI Tancredo Neves/Conde da Boa Vista/Via Prefeitura, os horários de saída do terminal são estratégicos e buscam atender principalmente os usuários que trabalham no Recife Antigo e até mesmo a nova sede do VEM com atendimento ao público.

05h00, 05h44, 06h12, 07h27, 08h25, 09h35, 10h35 e 11h45.

Blog Meu Transporte

READ MORE - No Recife, Linha 168*Tancredo Neves com mais atendimento a Prefeitura do Recife

No Recife, Carteira de Identificação Estudantil 2025 será 100% digital

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Com objetivo de trazer mais facilidades para os estudantes secundaristas das escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife – RMR, e reduzir o descarte de plástico no meio ambiente, além de aumentar a segurança através da utilização de QR Code, a Carteira de Identificação Estudantil – CIE, 2025, será 100% digital, através do aplicativo CIE PE, disponível para IOS e Android. O Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, a partir da próxima segunda-feira (17), disponibilizará sistema para os alunos realizarem a solicitação da sua CIE 2025, através dos sites: www.estudante.ciepe.com.br ou www.granderecife.pe.gov.br.

As informações do estudante devem ser validadas pelo aluno e pela escola. No caso de alunos, novos solicitantes da CIE, todos os dados necessários devem ser preenchidos pelo estudante para posterior validação da escola. Após a validação dos dados, um boleto será gerado no valor de R$ 18,20 (dezoito reais e vinte centavos). Confirmado o pagamento pela instituição bancária, a CIE será disponibilizada em até 72hs para o aluno fazer o download em seu aplicativo através de QR code disponível no site www.estudante.ciepe.com.br. Caso os dados cadastrais não sejam validados pelo sistema ou alguma informação esteja incorreta ou faltando, o aluno deve procurar a secretaria da escola para solicitar as alterações necessárias.

Uma grande vantagem da nova CIE é o tempo de acesso do estudante ao seu documento, visto que anteriormente o prazo médio era de 40 dias, considerando toda a logística na confecção e deslocamentos para a entrega das carteiras de plástico. O aluno terá todas as funcionalidades da antiga carteira pelo seu smartphone e poderá também imprimir ele mesmo a CIE 2025 caso necessite a versão física, que será disponibilizada em PDF na área do aluno pelo site www.estudante.ciepe.com.br. A CIE 2024 tem validade até 31 de março de 2025. A versão 2025 pode ser solicitada até o mês de dezembro deste ano.

Para o Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, a tecnologia reduzirá a burocracia na emissão da carteira de identificação estudantil, que agora passará a estar disponível no celular. “Antes, o gestor escolar precisava se deslocar à sede do Consórcio para retirar as carteiras, além do prazo de confecção da CIE em PVC. Todo esse processo levava em média 40 dias até o aluno receber sua carteira. Agora, o aluno terá acesso à sua CIE 2025 em até 72 horas e poderá usufruir dos benefícios que a nova CIE proporciona. Além disso, com a versão digital do documento, não haverá mais a cobrança da taxa de 2ª via”. Freitas também destacou que com o formato 100 % DIGITAL, aumentou a segurança e veracidade da CIE através da validação via QR Code, que deverá ser sempre verificado na hora da apresentação da carteira pelo real proprietário da CIE.

PASSO A PASSO DA SOLICITAÇÃO DA CARTEIRA DE ESTUDANTE 2025

ENTRAR NO SITE www.estudante.ciepe.com.br ou através do GRANDE RECIFE: www.granderecife.pe.gov.br

Passo a passo para o aluno que já possui cadastro

Clicar em já possuo conta;

Preencher os campos solicitados (cpf e senha);

Se o aluno não lembrar da senha clicar em esqueci minha senha;

Caso haja inconsistência de dados, entrar em contato com a escola para que esta possa atualizar ou corrigir as informações;

Com o cadastro validado pela escola, é só baixar o boleto e efetuar o pagamento e aguardar até 72hs para baixar sua cie 2025 através do qr code na área do estudante no site www.estudante.ciepe.com.br;

Obs: após 24h do pagamento o aluno já pode verificar se está disponível o qr code citado acima.

Passo a passo para o aluno que não tem cadastro

Clicar em criar minha conta;

Preencher os campos todos os dados solicitados (cpf, senha, nome e data de nascimento, nome da mãe, nome do pai, e-mail, telefone (whatsapp).

Quando o aluno for informar o nome da escola ele deve ter o cuidado em verificar se é mesmo a sua escola atual;

Inserir uma foto 3x4, com fundo branco, estilo documento de identidade;

Obs 1: a foto deve ser salva em formato de arquivo jpeg e png de tamanho em até 100kb.

Obs 2: ao anexar a foto, vai aparecer uma mensagem: “esperando a aprovação da foto pela escola”. Com os dados validados basta emitir o boleto e efetuar o pagamento.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo canal de comunicação, “Fale Conosco”, no site do CTM: www.granderecife.pe.gov.br

Informações: GRCT

READ MORE - No Recife, Carteira de Identificação Estudantil 2025 será 100% digital

Grande Recife: Alteração provisória de embarque em algumas linhas do TI Camaragibe

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Com objetivo de restaurar a pavimentação da pista de rolamento do Terminal Integrado Camaragibe, os usuários das linhas 2456 – Viana / TI Camaragibe, 2448 – Alto Santo Antônio / TI Camaragibe e 2475 – Timbi / TI Camaragibe, devem ficar atentos. A partir da próxima terça-feira (28), o embarque das respectivas linhas, que atualmente é na plataforma 04, passará, em caráter provisório, a ser realizado na plataforma 10. As alterações seguem até a conclusão da obra no local.
Foto: Paulo Maciel / GRCT

Após a assinatura de aditivo ao contrato social pela governadora Raquel Lyra e a ex-prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, no dia 05 de junho de 2024, quando o município aderiu ao Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, foi proporcionado uma melhoria no deslocamento dos usuários do transporte público de Camaragibe. Todas essas linhas passaram a compor o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR, inclusive com a possibilidade de utilizar o Sistema de Integração Temporal entre linhas metropolitanas, reduzindo o gasto com o transporte público de passageiros, pagando somente uma tarifa do Bilhete Único (R$ 4,30), desde que sua viagem seja realizada no mesmo sentido e no intervalo de 120 minutos entre o primeiro e o segundo, uso do cartão VEM.

DENÚNCIA

Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT

READ MORE - Grande Recife: Alteração provisória de embarque em algumas linhas do TI Camaragibe

Sem meta para climatizar ônibus, tarifa sobe para R$ 4,30 no Grande Recife

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) aprovou um reajuste de 4,29% no valor da principal tarifa de ônibus do Grande Recife. O chamado bilhete único, utilizado por 99,18% dos passageiros, subirá de R$ 4,10 para R$ 4,30 a partir do próximo domingo (5). Apesar do aumento, não foram estipuladas metas de renovação e climatização da frota para 2025, o que significa que o passageiro pagará mais caro por um serviço que vem decaindo em qualidade nos últimos anos.

O bilhete único abrange cerca de 200 linhas de ônibus que circulam nos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). Essa tarifa foi reajustada com base na inflação acumulada entre janeiro e novembro de 2024, alternativa apontada pela gestão estadual para não repassar totalmente o custo operacional apurado desde janeiro de 2023, mês em que não houve aumento.

Outras tarifas do sistema, entretanto, tiveram reajuste de 7,63%, o que corresponde à inflação acumulada de março de 2023 a novembro de 2024. Foi o caso do anel G, que abrange apenas três linhas e tem cunho social – ele vai passar de 2,70 para R$ 2,90. A tarifa da linha 041-Aeroporto (Opcional) deve subir de R$ 5,15 para R$ 5,50, e as das linhas opcionais de Piedade, Candeias, Gaibu e Curado, de R$ 7,70 para R$ 8,30. Já o serviço de ônibus até a praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, que hoje tem valores entre R$ 13,70 e R$ 20,05, deve passar a custar entre R$ 14,75 e R$ 21,55 para os passageiros.

Estado diz que suporta custos com R$ 310 milhões por ano em subsídios

No estudo que embasou o reajuste tarifário de 2025, o Grande Recife Consórcio de Transporte, gestor do sistema, indicou que, se todos os custos fossem repassados para os usuários, a tarifa de ônibus deveria sofrer um aumento de 46,09%, o que elevaria o bilhete único de R$ 4,10 para R$ 6. A diferença entre a tarifa aprovada pelo CSTM e a que deveria vigorar à luz dos argumentos técnicos será arcada pelo poder público, que, segundo o relatório, “entendeu que deveria suportar grande parte de tais custos”.

Em 2023 e 2024, não houve aumento tarifário. Para compensar os custos das empresas operadoras com reajustes em combustíveis, preço de veículos e na folha salarial, o Governo de Pernambuco aumentou os subsídios repassados ao sistema, chegando a R$ 310 milhões este ano. Desse montante, R$ 60 milhões foram necessários após a decisão de implantar o bilhete único, em março. A medida extinguiu o anel B, que custava R$ 5,60, e o unificou com o anel A, que custa R$ 4,10, beneficiando 13% dos usuários, especialmente os que iniciam as viagens em municípios como Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda e Paulista.

O Grande Recife Consórcio de Transporte foi questionado pelo portal Movimento Econômico sobre se haverá necessidade de aumentar novamente os subsídios repassados às empresas de ônibus em 2025, já que o bilhete único foi elevado em patamar inferior à necessidade apontada pelo estudo. O órgão se limitou a responder, em nota, que, “através do esforço contínuo para mudar” um cenário “desafiador” que vem “de muitos anos”, “busca levar aos usuários um menor impacto financeiro”. Disse ainda que a gestão estadual “congelou o valor das passagens sempre que foi possível”, remetendo-se a 2023 e 2024, anos sem reajuste.

Apesar de aumento da passagem, usuário não deve esperar qualidade

A passagem de ônibus vai subir, mas não se traduzirá em melhoria da qualidade. O estudo do Grande Recife Consórcio de Transporte não incluiu na planilha de custos itens como a renovação e a climatização da frota em 2025. Essa prática se intensificou no período da pandemia de Covid-19, quando foi registrada uma redução do número de passageiros devido às restrições sanitárias, mas não foi revista após o fim do período de emergência global, decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano passado.

Atualmente, há ônibus com 12 anos de uso em circulação, apesar de o manual de operações do sistema de transporte prever oito anos de vida útil para veículos do tipo padrão e dez para articulados, utilizados em linhas do sistema BRT Via Livre. Além disso, embora a Lei Estadual 16.787/2019 determine a climatização gradual da frota, a medida não vem sendo cumprida, já que a legislação atrela esse item à previsão de custos nos estudos de realinhamento tarifário, o que novamente não ocorreu na planilha que definiu o aumento que vigorará em 2025.

Informações: Movimento Economico

READ MORE - Sem meta para climatizar ônibus, tarifa sobe para R$ 4,30 no Grande Recife

No Recife, Linha com atendimento ao IMIP será reativada

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024


Visando atender melhor os usuários, o Grande Recife Consórcio de Transporte reativará neste sábado 28 a linha 167*TI Tancredo Neves / IMIP, essa linha agora terá um roteiro que busca atender os usuários que precisam ir e vir da área hospitalar da Ilha do Leite considerada o maior Pólo Médico do Norte Nordeste e o segundo maior do Brasil. 

Com essa expectativa, o roteiro da linha atenderá o Forúm de Justiça da Joana Bezerra passando pela Ilha do Leite até o IMIP.

Essa mudança também melhorará a linha168*TI Tancredo Neves/Conde da Boa Vista que volta a atender o Terminal Cais de Santa Rita como já acontecia antes.

Blog Meu Transporte
READ MORE - No Recife, Linha com atendimento ao IMIP será reativada

Na Grande Recife, Paralisações rotineiras nas garagens por parte dos rodoviários prejudicam os usuários

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Nos últimos dias, filas enormes, atrasos e falta de ônibus têm afetado a rotina de quem utiliza o sistema de transporte público nas primeiras horas do dia no Recife e Região Metropolitana. Linhas que atendem cidades como Camaragibe, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife têm sofrido com a interrupção temporárias do serviço.   

As assembleias estão sendo realizadas pelo Sindicato dos Rodoviários em garagens das empresas de ônibus durante a madrugada para discutir com os motoristas sobre a jornada de trabalho e os acordos. Esses atos estão prejudicando os passageiros que utilizam coletivos diariamente.   

Quais são os problemas  

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, as empresas de ônibus têm ignorado pontos essenciais do acordo trabalhista. Entre as principais queixas estão: 

Falta de contabilização correta do tempo de embarque e desembarque dos passageiros. 
Não pagamento de horas extras pela fiscalização mecânica dos veículos. 
Ausência de folhas de ponto para registro formal das jornadas de trabalho. 

As reclamações envolvem grandes operadores do sistema, como Consórcio Recife, Mobibrasil, Borborema, Metropolitana e Caxangá. O Sindicato alega que, sem o cumprimento desses direitos, a categoria está cada vez mais insatisfeita. 

Assembleias 

Nos últimos dias, assembleias têm sido realizadas nas garagens das principais empresas de transporte coletivo. A categoria tem usado esses encontros para debater o descumprimento de acordos e pressionar as empresas. 

“Estamos visitando diversas garagens e conversando com os motoristas. Muitos têm relatado o descumprimento dos acordos. Se essa situação não for resolvida, vamos continuar”, declarou Jeremias, membro do Sindicato dos Rodoviários. 

Já o presidente do Sindicato, Aldo Lima, disse os rodoviários não são responsáveis pelos transtornos: “Os atrasos não são culpa nossa. Se as empresas estivessem cumprindo o acordo, não precisaríamos realizar essas assembleias.” 

Possibilidade de greve 

Com a situação ainda sem avanços concretos, muitos internautas estão preocupados com possibilidade de uma greve geral no sistema de transporte público.  

Após um dos atos realizados, Aldo Lima reforçou que a categoria busca o diálogo e acrescentou: 

“Vamos mostrar todas as provas e todas as reclamações. Não queremos realizar uma greve, mas também não descartamos a ideia. O nosso objetivo é só ter os nossos direitos cumpridos”. 

Conciliação  

Na última sexta-feira (22), representantes dos rodoviários estiveram no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) para discutir o descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho.  

Durante a reunião, o desembargador Fábio Farias, corregedor do tribunal, destacou que o TRT-6 está à disposição para mediar conflitos e buscar soluções que minimizem os impactos na população. 

No entanto, até o momento, não houve solicitação formal para agendamento de audiências. 

O que diz a Urbana-PE 

A Urbana-PE, entidade que representa as empresas de transporte público, negou as acusações de descumprimento do acordo coletivo. Em nota, afirmou que: 

Os espelhos de ponto detalhados estão sendo fornecidos conforme modelo validado pelo próprio sindicato.  

As empresas têm recebido orientação e monitoramento para garantir a implementação do acordo firmado. 

A Urbana também criticou as assembleias realizadas nas garagens, alegando que elas têm caráter político por conta da campanha eleitoral para a nova diretoria do Sindicato dos Rodoviários, marcada para o dia 5 de dezembro.  

Além disso, a entidade expressou preocupação com os impactos dessas ações para os usuários do transporte público e afirmou que as empresas estão avaliando medidas legais para evitar novos episódios. 

"Apenas em 2024, já ocorreram 44 paralisações ou bloqueios de garagens e terminais integrados, prejudicando a população", destacou a nota.

Informações: Diário de Pernambuco

READ MORE - Na Grande Recife, Paralisações rotineiras nas garagens por parte dos rodoviários prejudicam os usuários

Temporada de cruzeiros contará com linha especial com destino a pontos turísticos do Recife e Olinda

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Com 22 embarcações confirmadas para ancorar no Porto do Recife, a partir de hoje (30), começou a temporada de cruzeiros. Conhecer as cidades-irmãs Recife e Olinda é algo imperdível para quem vem visitar Pernambuco. Os dois lugares, ao longo do ano, atraem uma grande quantidade de turistas que vêm admirar suas belezas naturais, seus centros históricos e aproveitar sua culinária típica.

Para receber os visitantes, com objetivo de proporcionar um melhor deslocamento dos turistas, o Governo do Estado, por meio do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, para os dias útil, sábado e domingo, no período de 04/11/2024 à 30/11/2024, considerando o calendário de desembarque dos navios, em caráter excepcional, vai ativar a linha 1091 – Centros Históricos, com paradas obrigatórias de embarque e desembarque localizadas no Marco Zero (Av. Alfredo Lisboa), Terminal Marítimo, Mercado Eufrásio e Casa da Cultura, principais pontos turísticos das cidades.

A iniciativa é uma parceria com a empresa Ankai do Brasil e o Consórcio Conorte. O serviço opcional será realizado por micro-ônibus elétrico que comporta 35 pessoas, 20 sentadas e cerca de 15 em pé, e custará R$7,70 por passageiro, aceitando pagamento com cartões de débito ou crédito, PIX e Vem Comum. Ao domingo, a linha fará um itinerário diferente dos dias úteis e sábado.

Para Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, além das eventuais linhas metropolitanas que atendam conjuntamente o interesse de deslocamento dos turistas e cidadãos da RMR, estamos disponibilizando mais uma opção, sempre buscando o melhor para os nossos usuários. “Nosso objetivo é proporcionar um melhor deslocamento aos cidadãos pernambucanos e turistas, sempre oferecendo um serviço de qualidade e propiciando mais conforto na utilização do sistema”.

Itinerário Dias Úteis e Sábado

Terminal/Ponto de Retorno:

Avenida Alfredo Lisboa, Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero), Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Ponte do Limoeiro, Avenida Norte, Praça General Abreu e Lima, Rua Alexandre Moura, Avenida Cruz Cabugá, Avenida Olinda, Avenida Sigismundo Gonçalves, Retorno Avenida Liberdade, Praça do Carmo

Ponto de Retorno/Terminal:

Praça do Carmo, Avenida Sigismundo Gonçalves, Avenida Presidente Kennedy, Travessa do Pisa, Avenida Olinda, Avenida Agamenom Magalhães, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Rua Floriano Peixoto, Praça Visconde de Mauá (Casa da Cultura), Travessa do Cais da Detenção, Ponte Velha, Rua Dr. José Mariano, Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, Avenida Militar, Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Avenida Alfredo Lisboa.

Itinerário Domingo

Terminal/Ponto de Retorno:

Terminal Cais de Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Ponte Conde Maurício de Nassau, Avenida Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Cais do Apolo, Avenida Militar, Ponte do Limoeiro, Avenida Norte, Praça General Abreu e Lima, Rua Alexandre Moura, Avenida Cruz Cabugá, Avenida Olinda, Avenida Sigismundo Gonçalves, Retorno Avenida Liberdade, Praça do Carmo.

Ponto de Retorno/Terminal:

Praça do Carmo, Avenida Sigismundo Gonçalves, Avenida Presidente Kennedy, Travessa do Pisa, Avenida Olinda, Avenida Agamenom Magalhães, Rua Rampa, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Rua Floriano Peixoto, Praça Visconde de Mauá (Casa da Cultura), Travessa do Cais da Detenção, Ponte Velha, Rua Dr. José Mariano, Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, Avenida Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua Imperador Dom Pedro II, Rua Siqueira Campos, Avenida Dantas Barreto (Pista Leste), Avenida Nossa Senhora do Carmo, Avenida Martins de Barros, Cais Santa Rita (Via da Beira Mar), Cais Santa Rita (Via de acesso ao Terminal Cais de Santa Rita), Terminal Cais de Santa Rita.

Informações: GRCT

READ MORE - Temporada de cruzeiros contará com linha especial com destino a pontos turísticos do Recife e Olinda

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960