Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

No Recife, Ação ressalta o respeito às pessoas com deficiência no transporte público

domingo, 15 de dezembro de 2024

Estimular a sociedade a refletir sobre os avanços e os desafios da inclusão de pessoas com deficiência em todos os espaços, pois conviver em sociedade é uma tarefa diária de respeito. Em alusão ao dia da da Inclusão Social, celebrado na última terça-feira (10 de dezembro), técnicos de educação e fiscalização, respectivamente, da Coordenadoria de Comunicação e Imprensa e das Gerências de Fiscalização e Terminais e BRT do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, em parceria com a Secretaria de Defesa Social – SDS, estiveram no Terminal Integrado CDU, quando foi realizada a ação de conscientização “E se fosse você?”.

No local, a equipe realizou panfletagem e abordou motoristas e passageiros, quando foram convidados a embarcarem nos ônibus utilizando óculos embaçados, muletas, caneleiras de peso e protetor auricular ou cadeira de rodas, com objetivo de que elas se sintam no lugar das pessoas cadeirantes, cegas e com mobilidade reduzida, promovendo uma abordagem enfatizando à empatia ao próximo no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR.
Para o motorista Genivaldo Conceição da Anunciação, que participou se colocando no lugar do outro, utilizando a cadeira de rodas, bengala e muletas, a iniciativa é muito importante para que todos possam ter empatia ao próximo. “A dificuldade é imensa, mas, de todas as experiências que tive na ação hoje, a que mais tive dificuldade foi usar a cadeira de rodas. Eu já respeitava esse segmento e, a partir de agora, vou ter muito mais”.


Segundo Kathia Sena, gerente de fiscalização do CTM, a importância da responsabilidade individual na construção de um trânsito mais seguro é decorrente da conscientização de toda a sociedade. “Nosso foco é ressaltar o respeito aos idosos, gestantes, pessoas com deficiência, às filas, além dos respectivos pontos de parada, entradas dos terminais e preservação do patrimônio público. O intuito é estimular o cuidado dos demais usuários e operadores com as pessoas idosas e pessoas com deficiência, que têm prioridade no sistema de transporte público”.

Além disso, por determinação do Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, técnicos de vistoria do Consórcio participaram da ação analisando os itens de acessibilidade, como a Plataforma Elevatória Veicular – PEV, assentos preferenciais, balaustre, cinto de segurança do cadeirante e a comunicação visual voltada para a acessibilidade. Os ônibus que não estavam de acordo com a legislação vigente, foram autuados e determinado seu recolhimento.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960