Um ônibus movido à Gás Natural Comprimido (GNC) está fazendo a linha 1070 – TI Pelópidas, circulando entre Paulista e o Terminal de Integração (TI) da PE-15 em fase de testes. Os ônibus usam diesel, que é mais poluente e contribui para o aquecimento global. O ônibus a gás emite até 20% a menos CO2 (dióxido de carbono) do que o movido a diesel. O gás é considerado o combustível da transição energética, que pretende fazer com que o mundo use mais energias limpas ou renováveis.
O ônibus foi fabricado para usar o gás metano e pode ser abastecido com o Gás Natural Comprimido (GNC) ou o biometano e tem capacidade para levar 86 passageiros. Ambos estão disponíveis tanto na forma de gás comprimido como de gás liquefeito. O ônibus a gás também apresenta uma redução da emissão de poluentes, como os óxidos de nitrogênio (NOx) beira 90% e a de material particulado, 85%.
“Não queremos ser reféns dos veículos a diesel. Estamos procurando um custeio mais barato e combustíveis que causem menos poluição”, explica Matheus. E acrescenta: “a ideia é ampliar a frota com estes tipo de veículos. Se for eficiente ou melhor, vamos aumentar a frota de ônibus a gás, a hidrogênioo ou elétricos”, argumenta.
O Consórcio Grande Recife fez uma parceria com a Copergás e outros órgãos do governo do Estado envolvidos na iniciativa, como a Secretaria estadual de Mobilidade. O ônibus a gás está sendo abastecido num posto perto da garagem da empresa dona do veículo. A frota do transporte coletivo em operação no Grande Recife é de 2.213 veículos.
Informações: Movimento Economico
0 comentários:
Postar um comentário