O programa de Coleta Seletiva Solidária do Metrofor, com interveniência da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), recolheu do meio ambiente mais de uma tonelada de material reciclável. De julho a dezembro de 2023, foram no total 1.040 quilos de recicláveis coletados, somando os itens deixados no edifício-sede, na Estação Parangaba e no canteiro ao lado da Estação Couto Fernandes. O programa é realizado por meio de convênio com a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp), assinado em julho de 2023.
A Socrelp recolhe os recicláveis coletados pelo Metrofor, e os encaminha para reciclagem e reaproveitamento. A Assessoria de Engenharia Ambiental (AEA) do Metrô de Fortaleza aponta que essa medida é importante para reduzir ou anular os impactos negativos no meio ambiente, que são gerados com o descarte irregular de materiais que podem ser reaproveitados. E reforça que é fundamental que todos façam a sua parte para a promoção da coleta seletiva.
Coleta Seletiva Solidária
Por meio da Coleta Seletiva Solidária os funcionários são estimulados a fazerem a separação dos resíduos domésticos e levar os recicláveis para o edifício-sede do Metrofor, onde o material é separado nas lixeiras que estão no estacionamento do subsolo. Em seguida a SOCRELP faz o recolhimento e a venda desse material gerando trabalho e renda aos cooperados.
A Coleta Seletiva Solidária é um programa do Governo do Estado do Ceará, instituído pelo Decreto Estadual no 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, dando a importância do exemplo que deve ser transmitido à sociedade por parte de todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual – direta e indireta – na correta destinação dos resíduos recicláveis, com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores, buscando inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais reciclados.
Informações: Governo do Ceará
0 comentários:
Postar um comentário