Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Fortaleza, 100% dos ônibus equipados com ar-condicionado estão em funcionamento

quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Todos os ônibus de Fortaleza que dispõem de ar-condicionado começam a circular com o equipamento ligado, a partir desta terça-feira (1º), conforme garantiu nesta segunda-feira (31) a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Do total da frota, 774 veículos da capital cearense possuem o aparelho.

De acordo com a Etufor, até o mês de julho, havia 654 com ares ligados e partir deste 1º de agosto, 774 serão veículos, que é a frota com o equipamento. A frota total é de 1322 veículos.

Os ônibus passaram cerca de três anos circulando com o ar-condicionado desligado devido à pandemia de Covid-19 e passou ser religado de forma gradativa a partir de março de 2023 seguindo um cronograma da Prefeitura com data final prevista para agosto.
Com grande parte da população vacinada e o controle da Covid-19, o motivo para a falta de climatização nos coletivos urbanos da capital cearense deixou de ser sanitário e se tornou financeiro e logístico.

Em março deste ano, o prefeito José Sarto havia garantido que até o início de agosto, os 1.400 ônibus em operação na capital cearense teriam o ar-condicionado ligado.

A frota de transporte coletivo em Fortaleza recebeu um reforço, com a adição de 54 novos ônibus zero quilômetro com ar condicionado. Segundo informações da Prefeitura, esses novos ônibus estão equipados com ar-condicionado e possuem câmeras instaladas na porta traseira.

O equipamento permite que o motorista tenha uma visão clara do desembarque dos passageiros, garantindo uma partida segura após a conclusão do desembarque. As portas possuem sensores que as fecham automaticamente, conforme a legislação que proíbe a circulação de ônibus com as portas abertas.

Além disso, alguns novos ônibus oferecem ao passageiro tomada para carregadores de celular, cadeiras mais confortáveis, além de atenderem aos padrões de acessibilidade. Seguindo ainda as normas das legislações federais vigentes, todos eles possuem assentos devidamente sinalizados na cor amarela para passageiros prioritários, elevador para cadeira de rodas ou piso baixo com rampa, como também cintos de segurança para as pessoas com deficiência visual acompanhadas de cães-guia.

Informações: GCMais

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960