No dia em que metroviários decidem por mais uma greve contra o sucateamento do Metrô do Recife, o governo federal afirmou que o processo de privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) passará por novos estudos.
A privatização da companhia, que opera e gerencia o Metrô do Recife, foi formatada na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e, até agora, após seis meses do governo do PT, não foi retirada do Plano Nacional de Desestatização (PND), o que tem deixado metroviários em pânico.
A afirmação sobre os novos estudos foi feita à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, na tarde desta quarta-feira (12), no Palácio do Planalto, em Brasília, durante assinatura de contrato no valor de R$ 1,7 bilhão para financiamento de obras de infraestrutura, urbanização e saneamento no Estado.
O ministro se referia ao lançamento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) - ou PAC 3 -, como vem sendo chamado o grande pacote de investimentos em infraestrutura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Novo Pac ou Pac 3 estava para ser lançado no início de julho, mas agora a previsão é de que saia no fim do mês.
““No fim do mês o presidente estará lançando o Novo PAC, com novas obras não só para Pernambuco, mas para o País inteiro. E junto com o PAC, o presidente quer fortalecer a concessão de empréstimos aos Estados e municípios para fazer Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões públicas. Por isso, o presidente determinou a realização de estudos importantes que nós faremos, a exemplo da CBTU de Pernambuco”, disse Rui Costa.
Informações: JC Online
0 comentários:
Postar um comentário