Vinte e cinco novos abrigos de ônibus foram instalados em novembro pela concessionária Eletromidia, responsável pela instalação, gestão e manutenção dos abrigos. No total, Porto Alegre já conta com 100 novas estruturas, além de 50 painéis de LED, previstos no contrato para a exploração publicitária do parceiro privado.
“Esse contrato significa um grande salto de qualidade para o atendimento do transporte público, pois, aliado a outras medidas do programa Mais Transporte, nos possibilita oferecer maior conforto aos passageiros”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.
A instalação das novas estruturas, que até 2027 serão 1.507, não tem custo para o município. A forma de remuneração do contrato para o parceiro privado é a exploração publicitária, a qual se dá pelos painéis colocados próximo aos abrigos.
“Fazemos análise e aprovação de todos os projetos antes de executá-los e posteriormente realizamos vistoria no local. Em alguns casos solicitamos ajustes para a concessionária", comenta o fiscal de contrato da Secretaria de Mobilidade Urbana, Guilherme Bender Cunha Mattos. Os abrigos e suas estruturas para exploração publicitária são analisados à luz da NBR 9050 de acessibilidade, do Contran, em questões relativas à obstrução de sinalização viária, e demais decretos municipais relativos às distância das esquinas, entre outros quesitos com o foco na mobilidade ativa.
Dos 100 abrigos já instalados, 50 têm painel fotovoltaico. As novas estruturas contam com vidro, cobertura, bancos, tomadas USB, piso podotátil, iluminação artificial por LED e informação sobre as linhas. Na concessão estão previstos 75 abrigos sustentáveis, 180 com painel de próxima chegada e 100 câmeras de segurança.
José Carlos Angelucci, diretor de Relações Governamentais da Eletromidia, ressalta o compromisso da concessionária na oferta de um serviço de qualidade para o usuário do transporte público. “A Eletromidia faz parte da jornada das pessoas e, por isso, nossa missão é levar o melhor serviço para a população com um ambiente mais interessante e conectado, promovendo uma transformação completa, focada na melhoria da qualidade de vida das pessoas que circulam pela cidade”.
Informações: Prefeitura de Porto Alegre
0 comentários:
Postar um comentário