Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Em Belém, Aprovado o absurdo projeto de lei que permite circulação de táxis pela via exclusiva do BRT

quarta-feira, 6 de abril de 2022

A Câmara Municipal de Belém aprovou, nesta terça-feira (5), o projeto de lei 362/22 que permite a circulação de táxi na via expressa do BRT, em Belém, mas com algumas restrições.


Sem unanimidade, a votação foi simbólica, ou seja, sem manifestação de votos a favor, contrários ou abstenção, entre os vereadores.

O projeto só permite a circulação dos táxis na via exclusiva quando estiverem com passageiros no veículo e com o taxímetro ligado. Ainda segundo o projeto, será proibido parar para embarque e/ou desembarque nas faixas do BRT.

O presidente da Câmara, Zeca Pirão (MDB), afirmou que a votação foi simbólica e que não houve manifestação de vereadores, e que o projeto não prejudicará a circulação dos ônibus. No entanto, houve abstenção verbal durante a votação simbólica.

"Não irá impedir dos ônibus circularem pelas faixas. Quem descumprir as diretrizes de que trata o projeto ficará sujeito a penalidade", anunciou. O intuito seria dar mais mobilidade e fluidez ao trânsito da capital, segundo o vereador Pirão.

"Em várias capitais do Brasil, como São Paulo, utilizam essa medida como forma de melhorar a fluidez do trânsito e pensei a mesma coisa para nossa cidade. Além de proporcionar maior mobilidade aos usuários desse tipo de transporte", afirmou o vereador.

Em nota, o vereador Fernando Carneiro (PSOL) informou que o partido se absteve da votação não nominal, e que por isso não o projeto de lei não foi aprovado por unanimidade, como diz o presidente da Câmara Zeca Pirão. Ainda segundo Carneiro, alguns pontos sobre o projeto ainda precisam ser explicados e debatidos.

“Entendo que a proposição é para tentar otimizar o trânsito, inclusive já existe em algumas cidades, mas antes de o projeto ser votado, algumas coisas precisariam ser explicadas e debatidas: essa é uma matéria sobre trânsito ou transporte? O poder legislativo não tem competência para legislar sobre trânsito, essa competência é privativa da União”, afirmou o líder da bancada do PSOL na Câmara.

Em nota, a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) afirmou que não foi consultada sobre o projeto.

Para que vire lei e passe a valer, o projeto de lei precisa agora ser sancionado pelo Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Informações: G1 PA

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960