Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Curitiba, Ligeirão Norte-Sul tem mais duas estações-tubo liberadas para voltar a operar

terça-feira, 21 de dezembro de 2021


Com a conclusão da obra de desalinhamento, a estação-tubo Silva Jardim volta a operar a partir desta terça-feira (21/12) e os passageiros poderão utilizar novamente os pontos de parada (nos dois sentidos) localizados na Avenida República Argentina, no bairro Água Verde. Também foi concluída a reforma e está novamente recebendo passageiros a estação-tubo Hospital do Trabalhador, na mesma via, no bairro Novo Mundo.

As duas unidades integram o conjunto de intervenções coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas para permitir que o Ligeirão Norte-Sul tenha seu itinerário completo entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.

A obra para ampliar o trajeto do ligeirão Norte-Sul vai da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho, abrangendo 26 estações-tubo que estão sendo remodeladas e desalinhadas. Ela está sendo realizada em lotes e 12 estações-tubo já foram remodeladas. Após a conclusão de toda a intervenção, o tempo de viagem que hoje é de 66 minutos será feito em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa responsável pela gestão do sistema de transporte coletivo da capital paranaense.

Estações concluídas

Já tiveram as obras concluídas e foram colocadas em funcionamento, nos dois sentidos da via, as estações-tubo Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Hospital do Trabalhador e Silva Jardim.

Nas estações-tubo Carlos Dietzsch e Vital Brasil, as obras seguem em andamento nos dois sentidos de cada uma das unidades.

Mudança no trânsito

Na Estação Carlos Dietzsch, no Portão, os trabalhos já executados para o desalinhamento da estação-tubo vão permitir a liberação da via lenta de veículos na República Argentina, na região da Igreja do Portão. Com isso, a partir desta terça-feira (21/12), as ruas Carlos Dietzsch e João Bettega, que precisaram ter o trânsito alterado durante o período de obras, terão o trânsito restabelecido.

No Portão, a Rua Carlos Dietzsch volta a ter sentido duplo em toda a sua extensão, enquanto a João Bettega retorna ao sentido único entre a Avenida República Argentina e a Rua Francisco Frischmann (via rápida) sentido bairro. As alterações serão implantadas pela Superintendência de Trânsito (Setran).

Nova pavimentação

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, destaca que, além do desalinhamento das estações-tubo, os serviços para extensão do Ligeirão Norte-Sul incluem a parte de pavimentação das pistas lentas - além da canaleta exclusiva dos ônibus - e implantação de novo calçamento, novo sistema de iluminação e paisagismo e implantação de faixa compartilhada para ciclistas.

“Os trechos não alcançados pelas intervenções de desalinhamento das estações-tubo foram contemplados com requalificação do asfalto. São 5.103 metros de novo asfalto já executados em diferentes pontos da República Argentina”, explica Rodrigues.

A execução das intervenções acontece de forma escalonada para não prejudicar os passageiros. Enquanto uma estação é fechada para ser remodelada, desalinhada e o pavimento alargado e requalificado, a estação subsequente permanece funcionando normalmente. Enquanto o trabalho ainda estiver em andamento, os ônibus estão fazendo o desvio pela pista lenta do eixo estrutural.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destaca que com a remodelação das estações já concluídas e colocadas novamente em funcionamento os usuários do transporte terão mais qualidade nos serviços. “As estações propiciam maior conforto térmico, são mais acessíveis - com elevadores e portas mais amplas e com toda a iluminação em LED. São estações novas e inovadoras”, explicou o presidente.

Entre as inovações implementadas nas estações-tubo estão fechadura magnética para a porta de isenção, que confere robustez ao equipamento e maior controle de acesso. Ainda houve mudança do posto de trabalho visando proporcionar um vão de mais de 80 centímetros para a porta de isenção, atendendo a norma do vão mínimo para acesso de cadeirantes.

O conforto térmico no interior das novas estações é garantido pelo forro isolante, vidros curvos com filtro solar e vidros do entorno do posto de trabalho com filtro solar e pintura reticulada para uma proteção extra ao cobrador.

Informações: URBS

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960