O primeiro dia útil depois do feriado de Finados não foi nada fácil para o paulistano que saiu de carro. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou, na última terça-feira (3), 128 km de congestionamento, às 9h30, quando a média para esse horário fica entre 98 km e 72 km.
A cidade teve um nó no trânsito porque, além da chuva e da volta ao trabalho, houve alterações em algumas das vias da Bela Vista, na região central
Desde segunda-feira, os carros particulares estão proibidos de acessar o Viaduto Doutor Plínio de Queiroz, que passa sobre a Praça 14 Bis, no corredor da Avenida 9 de Julho. Apenas os ônibus vão circular na via, e em tempo integral.
A mudança se estende, também, ao Túnel Daher Elias Cutait, sob o Masp (Museu de Arte de São Paulo), na altura da Avenida Paulista. Ele ganhou um corredor de ônibus exclusivo à esquerda, deixando apenas uma faixa para os carros. No total, o novo trecho terá 2 quilômetros, nos dois sentidos.
A novidade provocou confusão nos motoristas e muitas reclamações. “Um absurdo essa mudança, sem necessidade. Faltou aviso e planejamento. Fiquei mais de dez minutos parado num trecho que levava um minuto”, disse o empresário Wagner Almeida, de 41 anos, morador na região.
A CET diz que colocou sinalização há uma semana para avisar das alterações no trânsito.
Para a companhia, a medida vai acabar com o chamado “trânsito em x” – quando carros e coletivos precisam trocar de faixas entre si – e haverá ganhos de velocidade média e tempo de viagem aos passageiros. A CET, porém, não informou quão rápida será a viagem ou o aumento da velocidade média esperada para os ônibus.
Com esse novo trecho, sobe para 120,1 quilômetros a malha exclusiva para os coletivos. A medida faz parte da “Operação Dá Licença Para o Ônibus”, que tem objetivo de priorizar o transporte público em detrimento dos carros.
Apenas no corredor 9 de Julho circulam 28 linhas de ônibus, com frequência média de 445 coletivos e transporte de 325 mil passageiros, em média, em dias úteis, segundo a CET.
Quem invadir esses novos trechos será punido a partir do dia 9 deste mês. O valor da multa é de R$ 191,54, e perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Por Tatiana Cavalcanti
Informações: Diário de SP
0 comentários:
Postar um comentário