Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Natal, Avenida Salgado Filho começa ser sinalizada para corredor semi-exclusivo

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A prefeitura começou a sinalizar o corredor semi-exclusivo de ônibus na avenida Salgado Filho na madrugada desta quinta-feira (3). O corredor será entregue oficialmente a cidade no próximo sábado (dia 5).

Com a operacionalização do sistema Salgado Filho, as linhas intermunicipais que usavam a via no retorno aos seus respectivos municípios de origens serão relocadas para avenida Prudente de Morais, onde será criado um corredor metropolitano semi-exclusivo para o transporte coletivo. Já os chamados opcionais usarão o corredor Romualdo Galvão com destino ao sentido do Sul da região Metropolitana de Natal.

A expectativa é que os usuários dos transportes coletivos gastarão menos tempo no deslocamento dentro do corredor, além de desafogar o trânsito na via, uma vez que ônibus e veículos particulares estarão separados.

A nova operação das linhas de ônibus intermunicipais prevê seis (06) novos cenários para as linhas intermunicipais:

Cenário 1: Os itinerários para as linhas de ônibus de Barreta, Nísia Floresta, Pirangi, Parnamirim (linhas B e D), São José e todas as linhas da Viação Campos será realizado na volta pela avenida Presidente Bandeira/rua São José/avenida Bernardo Vieira e avenida Prudente de Morais, onde os ônibus seguirão seus respectivos itinerários normais a partir do acesso pela Marginal da BR 101.

Cenário 2: Os itinerários das linhas de Nísia Floresta (via São José) e Parnamirim (Linha D, via Tirol) terão operação com volta pela Rua Potengi, com acesso a avenida Prudente de Morais até a altura da Marginal da BR 101, onde seguirão seus respectivos itinerários normais.

Cenário 3: Os ônibus das linhas intermunicipais Macaíba (linha M), Parnamirim (linha E) e Regomuleiro (Linha R) farão retorno pela Av. Prudente de Morais, onde acessarão a rua Alberto Silva, avenida Senador Salgado Filho, avenida Bernardo Vieira, rua São João, rua Alberto Silva, avenida Prudente de Morais, onde acessarão a Marginal da BR 101 e seguirão seus respectivos itinerários normais.

Cenário 4: Já as linhas de Ceará-Mirim, Extremoz, Jardim Petrópolis e Regomuleiro (via Tirol) estarão operando na ida pela Antônio Basílio e retornando pela Av. Prudente de Morais, onde seguirão seus respectivos itinerários normais.

Cenário 5:As linhas de transportes opcionais intermunicipais acessarão Natal pela avenida Romualdo Galvão e retornarão para seus respectivos municípios pela Rua São José, Raimundo Chaves e Marginal da BR 101.

Cenário 6: Já as linhas de transportes opcionais semi urbanas (Nova Parnamirim e Eucaliptos) deverão realizar seus itinerários pela avenida Romualdo Galvão.

Com esse novo traçado urbano, o Departamento de Estudos e Projetos da STTU criará também um Corredor Metropolitano semi exclusivo para as linhas de ônibus intermunicipais e urbanas na avenida Prudente de Morais. Eesses não são os primeiros corredores exclusivos na capital. Em 2007, foi implantado um corredor exclusivo para ônibus com a criação do sistema Nova Bernardo Vieira com plataformas de embarque e desembarque de passageiros no centro da via. Outro ponto da cidade que conta com a faixa exclusiva de ônibus é avenida. Rio Branco, no bairro de Cidade Alta.

Os usuários de ônibus assim como os motoristas de ônibus e veículos particulares concordam que a ideia é boa, uma vez que os ônibus não precisam competir com os veículos particulares entre as faixas da via, diminuindo assim o impacto no trânsito e melhorando a qualidade de fluidez e a segurança na via.

Além da divulgação na imprensa e nas redes sócias, será disponibilizado na região efetivo da STTU com agentes e educadores de trânsito para divulgar junto aos usuários e motoristas todos os detalhes sobre as mudanças previstas, esclarecer dúvidas e orientar sobre os novos pontos de paradas das linhas intermunicipais.

Informações: Tribuna do Norte

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960