Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

BRTData é lançado em português e espanhol

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Os sistemas de ônibus vem ganhando força nos últimos anos.  A plataforma BRTData.org apresenta dados sobre sistemas BRT (Bus Rapid Transit), BHLS (Bus with High Level of Service) e corredores com prioridade aos ônibus de 190 cidades em todos os continentes. Estes sistemas totalizam 4.991 km de corredores e beneficiam mais de 31,6 milhões de pessoas. Inicialmente disponibilizada em inglês, essa plataforma pública fornece um repositório de dados de uma variedade de fontes, incluindo pesquisadores, agências de trânsito, municípios e ONGs e, a partir de hoje, também pode ser acessada em português e espanhol.

Além de obter informações por continente, país e cidade, é possível realizar comparações entre os dados e gerar tabelas e gráficos.  Dentro dos recortes regionais, estão disponíveis indicadores dos sistemas como percentagem de uso do transporte coletivo, privado e não motorizado; valor das tarifas; demanda diária; quantidade de ônibus por hora; entre muitas outras informações. Por exemplo, a plataforma informa que o Rio de Janeiro tem 16 corredores, dois deles BRT e 14 BRS (Bus Rapid Service) ou então, que o sistema de São Paulo transporta diariamente mais de três milhões de passageiros e tem uma das maiores extensões de corredores, 130 quilômetros. Mapas e fotografias dos sistemas também podem ser acessados.

“Os dados disponibilizados pretendem melhorar o acesso às informações, dando mais transparência aos projetos e fornecendo orientações claras para os tomadores de decisão. A plataforma também é uma fonte de informação confiável e atualizada para pesquisadores e jornalistas que buscam dados sobre mobilidade nas cidades”, afirma Daniela Facchini,Diretora de Projetos & Operações da EMBARQ Brasil. Os sistemas de transporte coletivo com priorização ao ônibus sãosoluções efetivas para o transporte urbano sustentável, melhoram a qualidade de vida, produtividade, saúde e segurança das pessoas que vivem em cidades.

O banco de dados existe desde 2010, mas a plataforma ganhou uma interface mais amigável em dezembro de 2014.  O BRTData.org é um projeto do Programa Across Latitudes and Cultures – Bus Rapid Transit (ALC-BRT), um centro de excelência em BRT. A construção da plataforma e a coleta de dados são o resultado de uma parceria entre a rede EMBARQ, os membros do ALC-BRT, a Agência Internacional de Energia (AIE) e a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados de Transporte e BRT (SIBRT). Atualmente o BRTData.org é gerenciado e atualizado pela EMBARQ Brasil.

Por Caroline Donatti
Informações: EMBARQ Brasil

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960