A Secretaria Municipal de Transportes já entregou 70,6 km de ciclovias. A meta da atual administração é ativar um total de 400 km até o final de 2015
Os resultados da 8ª Pesquisa sobre Mobilidade Urbana, realizada pela Rede Nossa São Paulo e o Instituto Ibope, apontam que aumentou de 86% para 88% o índice de aprovação dos paulistanos à política de implantação de ciclovias em São Paulo. O levantamento também revela que 90% dos entrevistados são favoráveis à ampliação das faixas exclusivas para circulação de ônibus à direita nas vias da cidade.
Os dados foram anunciados nesta quinta-feira, 18 de setembro, durante evento da Semana da Mobilidade 2014 no Sesc Consolação, na região central da cidade. Para o secretário municipal de Transportes a avaliação é satisfatória e mostra que as intervenções para a melhoria da mobilidade urbana estão mudando a cultura e a forma de as pessoas verem a cidade.
"O dado novo é que o grande apoio dos paulistanos para a bicicleta é muito importante para a cidade, pois estamos falando de um serviço não motorizado. Isso (as ciclovias) ajuda quem precisa desse transporte, ajuda do ponto de vista ambiental e da saúde pública e individual e, portanto, ajuda a cidade . Os resultados só nos encorajam ainda mais para continuar nesse projeto de implantação de 400 km de ciclovias em São Paulo", ponderou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, durante a divulgação do levantamento.
A pesquisa mostrou ainda que são gastos, em média, 2h46 nos deslocamentos diários no trânsito para os que usam ônibus todo dia. "Sem dúvida é um número que poderá diminuir à medida que a interligação com outros modais de transporte como a bicicleta passa a ser utilizada, como já ocorre com o ônibus, o trem e o metrô, avaliou o secretário.
Questões identificadas na pesquisa em relação ao nível de satisfação com o transporte público, como tempo de espera e redução de frota nos fins de semana , por exemplo, serão resolvidas quando a nova licitação do sistema for concluída e entrar em vigor. "Pela ordem, estão previstas a licitação da nova rede do transporte público; a rede noturna, que já está com um projeto piloto em vigor; e a rede de transporte para o fim de semana, que ainda iniciaremos estudos", antecipou Tatto.
A abertura do evento desta quinta-feira foi feita pelo Coordenador Geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, e pelo Coordenador Executivo da Rede, Maurício Broinizi Pereira. A pesquisa de Mobilidade Urbana foi apresentada pelo Diretor de Negócios do Ibope Inteligência, Hélio Gastaldi.
Presente ao encontro, o prefeito Fernando Haddad fez um pronunciamento sobre mobilidade, desafios e a importância do papel da Rede Nossa São Paulo. Também marcaram presença, ao lado do secretário Jilmar Tatto, o secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes, representantes de órgãos que apóiam a Agenda Brasil Sustentável e candidados ao governo de São Paulo ou seus representantes . O evento foi encerrado com a Assinatura da Carta Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis.
Coordenadoria de Comunicação - SMT
Informações: SPTrans
|
0 comentários:
Postar um comentário