Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de São Paulo vai separar bilhetes Mensal e Semanal

segunda-feira, 12 de maio de 2014

A Prefeitura de São Paulo vai lançar nos próximos dias um cartão exclusivo para o Bilhete Único Semanal. Implantada em 5 de abril, a opção pela cota de sete dias ainda é compartilhada, no mesmo cartão, com o plano de 30 dias (Bilhete Único Mensal) e exige cadastro no site da SPTrans (sptrans.com.br). 

Se usar somente ônibus, o usuário cadastrado paga R$ 38 por semana. No caso da integração dos coletivos com o Metrô e trens da CPTM, o passageiro desembolsa R$ 60. Nos dois casos, os estudantes pagam a metade. 

O novo cartão vai dispensar o cadastro do usuário, porém, o valor será um pouco mais caro. Em março, o secretário de transportes Jilmar Tatto disse que o preço seria de R$ 48, além de R$ 3 pela compra da tarjeta (R$ 51 no total). A pasta acredita que os turistas vão preferir esse tipo de cartão, mesmo sendo de valor mais alto. 

“Um turista que vem para uma semana vai preferir não se cadastrar e pagar um pouco mais”, destacou o secretário Tatto, em março.

Vale mencionar que o usuário que possui Bilhete Único Mensal não precisa se cadastrar outra vez para usufruir da opção semanal. Basta, na hora de realizar a recarga, solicitar o uso por sete dias. Também há outras duas opções no mesmo cartão: vale-transporte e comum.

Recarga/ A recarga pode ser feita nos postos de venda ou pela internet, na loja virtual da SPTrans (https://lv.sbe.sptrans.com.br).

O novo bilhete só é vantajoso financeiramente para quem faz mais de 13 viagens na semana. Ele vale por sete dias a partir da primeira utilização. Durante 30 minutos ele fica travado e nos coletivos não será permitido em uma mesma linha e sentido por duas vezes durante uma viagem. A restrição visa coibir a transferência do cartão entre usuários diferentes que estão juntos no ônibus.

O Bilhete Único Semanal também contemplará a modalidade diária, porém, os valores ainda não foram definidos, conforme a SPTrans.

86 mil utilizaram a cota mensal de novembro até abril

O número de passageiros que optaram pelo Bilhete Único Mensal ainda está longe das metas da Prefeitura.  Em novembro, quando a modalidade foi lançada, Jilmar Tatto disse que 862 mil usuários gastavam mais comprando bilhetes unitários do que as tarifas mensais. Esse seria o público-alvo. Segundo a SPTrans, 631 mil pessoas aderiram ao novo cartão até abril. Porém, somente 86 mil optaram pela cota mensal.

Passageiros afirmaram que o preço não é atrativo. “Para mim não compensa, nem o semanal nem o mensal. Faço duas viagens por dia só”, disse a auxiliar de escritório, Juliana Melo, 20 anos. A opinião é compartilhada com o estudante Luís Felipe Graciano. “Não é vantajoso”, destacou. 

A SPTrans informou que  o número deve seguir crescendo. “Essa tendência pode ser verificada pela quantidade crescente de usuários que utilizam a cota mensal”, destacou.

Por Ulisses de Oliveira

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960