Os veículos que forem flagrados estacionados na Faixa Exclusiva para ônibus, recém-implantada na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá, a partir de terça-feira (22), já serão multados e, em caso do motorista não ser localizado para retirar o veículo, o mesmo será guinchado para o pátio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU).
Os Agentes de Trânsito vão intensificar a fiscalização durante o feriado da Semana Santa, e estarão de plantão em vários pontos da avenida para evitar que os motoristas estacionem do lado direito da via.
A implantação do corredor exclusivo causou polêmica no último final de semana quando, ao iniciar a sinalização, o trajeto que deveria ser reto, foi alargado no trecho próximo ao Hotel Amazon e virou piada nas redes sociais, sendo apelidado de 'barriga de sucuri".
Por causa da situação, o prefeito Mauro Mendes determinou que a SMTU refizesse a faixa como ela foi implantada na Avenida Isaac Póvoas, no ano passado.
Antenor alegou que a inovação de colocar a alça de fuga, próximo do Hotel Amazon, seria para fazer uma espécie de contorno aos ônibus que estivessem parados no ponto. “Tudo é feito através de estudo, nós não fazemos nada de forma aleatória", comentou.
A faixa está sendo sinalizada pela empresa Tecnovia, que venceu a licitação de pouco mais de R$2,2 milhões para demarcar algumas ruas da Capital. Em alguns trechos, o estacionamento continuará liberado, mas apenas no lado esquerdo. Em outros, como o que compreende o início da Getúlio Vargas e o prédio do INSS, o estacionamento continuará proibido.
ISAAC PÓVOAS
A primeira faixa faixa de ônibus foi implantada em setembro de 2013 e reduziu o tempo dos usuários dentro do transporte coletivo, pois aumentou a velocidade do tráfego na via. Um ônibus trafegava em média a 13 km/h e, com a implantação da faixa exclusiva, a velocidade média passou a ser de 24 km/h.
Por Aline Francisco
0 comentários:
Postar um comentário