Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Faixas exclusivas para ônibus serão ampliadas em João Pessoa

segunda-feira, 31 de março de 2014

A Superintendência da Mobilidade Urbana anunciou que vai ampliar de 2,5 km para 13,2 km a extensão de faixas para o transporte público na capital paraibana O anúncio da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) de que vai ampliar de 2,5 km para 13,2 km a extensão de vias com faixas exclusivas para ônibus na capital animou os operadores do sistema de transporte urbano. Isto porque, com os constantes engarrafamentos, principalmente, nos horários de pico, aliado ao crescente número de veículos particulares em circulação, a destinação de faixas exclusivas é a única alternativa para que as empresas possam voltar a cumprir integralmente os horários e quantidade de viagens estipuladas por dia.

Segundo a Semob, a medida faz parte de um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado, na última terça-feira (25), entre o Ministério Público da Paraíba, a Prefeitura e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Sintur). De acordo com o documento, a previsão era de que fossem implantados faixas exclusivas em sete quilômetros da Epitácio Pessoa, mas a prefeitura incluiu outras vias para que em todo o trecho que vai do cruzamento da Rua Hilda Coutinho com a Epitácio até a General Osório, no Centro, os ônibus tenham prioridade.

Estudos apontam que as vias exclusivas podem diminuir em até 50% o tempo da viagem no transporte público. Atualmente, só existe exclusividade para os ônibus no trecho que compreende o anel interno do Parque Solon de Lucena, no Centro da cidade, passando pelo Terminal de Integração do Varadouro e terminando no cruzamento das ruas Guedes Pereira com General Osório. Com a inclusão da Avenida Getúlio Vargas e partes das ruas Almirante Barroso e Maximiano Figueiredo mais vias da cidade passarão a contar com faixas exclusivas para ônibus.

“Há muito tempo que nós víamos pedindo a ampliação dos trechos com faixas exclusivas, porque as faixas são uma garantia de mobilidade, já há muito tempo perdida pelo ônibus em função dos congestionamentos e do crescente aumento do número de carros particulares nas vias”, argumenta o diretor do consórcio Unitrans, Alberto Pereira. Ele lembra que quanto mais mobilidade tiver o transporte público, em detrimento do veículo particular, mais atrativo será o ônibus. Para Alberto, os 13, 2 km ainda não são suficientes para garantir mobilidade em todas as viagens, mas já significam um avanço para o sistema de transporte público de João Pessoa.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960