Manter a distância máxima de 13 centímetros entre o ônibus e a plataforma, parar os articulados de mais de 18 metros alinhando as portas de embarque e desembarque com os acessos dos terminais e controlar a velocidade para que tudo isso ocorra sem sobressaltos. Esses são procedimentos que estão sendo treinados por motoristas de empresas de coletivos de Belo Horizonte para dar início à operação do transporte rápido por ônibus (BRT) no sábado. Para quem já trabalha com veículos longos há anos, dirigir os novos coletivos é tarefa fácil.
Complicado mesmo, segundo os profissionais, tem sido lidar com a largura das pistas, estreitas em alguns pontos, e com a proximidade que os veículos passam de pilares que sustentam passarelas de pedestres, onde há risco de acidentes, segundo eles. Outra queixa é sobre a falta de sinalização que indique nas plataformas onde o ônibus deve parar para não ultrapassar as portas da estação. Para o sindicato que representa os trabalhadores, o tempo foi exíguo diante de tantos detalhes que exigem muito treino, como as manobras em vias públicas e paradas nas estações.
Entre todas as recomendações, motoristas em treinamento destacaram nessa terça-feira uma que os preocupa muito: o cuidado com os pedestres. Muitas pessoas ainda cruzam as pistas a pé e mesmo com a promessa de fechamento de quase todo o corredor, os condutores temem que haja brechas para que pedestres cruzem as pistas do Move, como é chamado o BRT da capital.
Na preparação de ontem na Avenida Cristiano Machado, eles foram orientados por instrutores da empresa fabricante do chassi dos veículos ou por motoristas já treinados que passaram a atuar como multiplicadores nas empresas de transportes. O treino foi realizado com cada aluno por cerca de uma hora no trecho entre a estação de metrô São Gabriel e a Rua Jacuí, no Bairro Ipiranga, Região Nordeste da capital. Um dos alunos, Reinaldo Ferreira, de 33 anos, que há 10 anos trabalho no transporte público, fez ressalvas sobre o sistema. “É preciso ter muita atenção ao passar perto das passarelas, porque o veículo é longo e a pista fica mais estreita perto das estruturas. Pode haver risco de acidente”, alerta, referindo-se à travessia elevada em frente ao Minas Shopping. Segundo ele, o problema se repete em vários pontos do corredor Cristiano Machado. “Na Antônio Carlos a situação é diferente. Lá o corredor é mais livre”, considera.
Das orientações do instrutor, Reinaldo destaca a recomendação sobre as pessoas que cruzam o corredor a pé. “O sistema ainda não começou a operar e ainda há muitas passagens para pedestres, que precisam ser mais bem sinalizadas para não haver risco de atropelamento. Temos que ter muito cuidado com isso”, alerta. A sinalização também foi uma queixa do motorista Reginaldo Gomes da Silva, de 50 anos, 18 deles dedicados ao transporte coletivo da capital. Mesmo com experiência como motorista de veículos longos, como carretas e caminhões no passado, Reginaldo teve muita cautela ontem para parar o ônibus articulado em uma das plataformas do Move. “Ainda falta instalar a faixa amarela que demarca o limite até o qual o ônibus vai na plataforma. Por isso estamos olhando o ponto em que as portas se encaixam nos vãos da estação”, explicou.
CORRIDO Para o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte, as três semanas dedicadas à preparação dos motoristas estão aquém do necessário. “Tem motorista reclamando que o veículo é longo demais para operar com tranquilidade, por causa da largura das vias. Estão tendo dificuldade de virar, já que os corredores não são compatíveis. Parecem que não mediram o espaço certo das vias em todos os pontos”, afirma o sindicalista Denilson Dorneles. Segundo ele, cerca de 100 condutores estão em fase de treinamento. “Ao todo, o número deve chegar a 900 profissionais”, diz Dorneles.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), a preparação que está sendo feita é apenas o início do treinamento e cada motorista terá o tempo necessário para se aprimorar com o novo sistema.
Possível atraso
Um lote de ônibus articulados com pelo menos 13 unidades pode não chegar a BH a tempo de integrar o sistema Move no prazo previsto, devido a problemas fiscais. Apesar do contratempo que pode afetar os planos da BHtrans em relação à estreia de três linhas troncais, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de BH garante que o cronograma será mantido. O Estado de Minas apurou que sete unidades de articulados foram entregues até o momento. Problemas com prazo já vinham sendo registrados, devido ao fato de as últimas especificações dos veículos terem sido repassados em cima da hora, como noticiou o EM no último mês.
Informações: Estado de Minas
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