As concessionárias do transporte coletivo urbano de Campinas começam a segunda fase de implantação do sistema de GPS este mês. Depois de fazer a instalação do aparelho em suas frotas, estão sendo montadas estações de monitoramento em cada uma das seis garagens existentes na cidade. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) também terá uma Central de Monitoramento para gerenciar os GPS dos coletivos.
Além da montagem, as empresas fazem a contratação de novos funcionários que trabalharão no monitoramento dos ônibus. Ao todo, cerca de 50 pessoas serão treinadas pela fornecedora dos aparelhos GPS, para fazer o controle dos itinerários dos ônibus. As informações registradas no aparelho (velocidade, horários, parada nos pontos) serão repassadas em tempo real para as centrais, permitindo o monitoramento on-line dos coletivos e também a aplicação de ajustes das linhas.
Com isso, será possível identificar os pontos de gargalo, acidentes, roubos, locais onde existem problemas crônicos e grande demanda, além de trabalhar para evitar atrasos e otimizar o serviço nas diversas regiões de Campinas.
Futuramente, devem ser instalados painéis eletrônicos nos pontos de ônibus para informar o horário em que os ônibus vão passar. A Emdec também planeja a criação de um aplicativo para smartphones e tablets, chamado Embarque Acessível, que se comunicará com os GPS para informar o itinerário e os horários da linha de ônibus desejada, além de orientações sobre origem e destino das linhas, pontos e linhas de determinado destino, horário de chegada a determinado lugar e tempo de espera.
Câmeras de segurança
As concessionárias, conforme exigência da Prefeitura de Campinas, também estão investindo na instalação de câmeras em todos os veículos. Todos os 313 ônibus da área 1 do Sistema InterCamp, que atendem as regiões do Ouro Verde, Vila União e Corredor Amoreiras, já contam com o sistema de vigilância. Já na área 2, que compreende o Campo Grande, Padre Anchieta e Corredor John Boyd Dunlop, 40% dos 271 veículos já têm câmeras. Na área 3, que abrange Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia “Campinas – Mogi-Mirim” e Corredor Abolição, 42% dos 333 ônibus estão equipados.
Na área 4, que compreende as regiões do Nova Europa, Santos Dumont e Aeroporto de Viracopos, os novos veículos já virão com as câmeras instaladas. Além disso, a Onicamp Transporte Coletivo faz avaliação para instalar os equipamentos em toda a frota até julho deste ano.
Informações: Transurc
0 comentários:
Postar um comentário