Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Olinda, Corredor de ônibus da Presidente Kennedy se transformou em estrada de lixo e lama

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Depois de se notabilizar por ser o primeiro corredor de ônibus por onde os coletivos não conseguiam passar, a Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, agora se transformou em estrada de lixo e lama. A queixa da vez é contra o rio fétido que se pereniza ao longo dos 4,4 quilômetros da via, que corta seis bairros do município. Especialmente em frente ao Centro da Moda e no trecho entre as Ruas Caetés e Lauro Diniz, em Peixinhos. O mau cheiro e o risco constante de tomar um banho de dejetos irritam moradores e provam que quatro anos de reforma não foram suficientes para deixar a avenida pronta para uso.
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
"Antes, essa rua só ficava assim quando chovia. Agora é todo dia", reclama Izael Gomes, 65 anos, dono de um ferro-velho e morador do local há 43 anos. Ele conta que o pessoal da prefeitura esteve na avenida há pouco dias, limpou as galerias, mas o alagamento voltou logo depois. A clientela do comércio precisa ficar atenta se não quiser ser atingida pela lama espirrada quando os carros passam.

Segundo Cleonice Torres, dona de um bar e moradora da Presidente Kennedy há 23 anos, a dificuldade de drenagem se acentuou depois da construção de um comércio ao lado do Centro de Moda. "A galeria foi entupida com metralha", reclama. Não é difícil entender por que a água não escoa. Basta observar a falta de manutenção do sistema de drenagem. Quando não ficam obstruídas por lixo de toda sorte, as galerias estão abertas ou com a tampa quebrada, colaborando para agravar outro ponto vulnerável da avenida: as calçadas. Os pedestres precisam se esgueirar no passeio estreito para desviar dos buracos e das poças de lama.

Mas a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Olinda garante que a ordenação do passeio público é obra prioritária para 2014. "Antes disso, precisamos liquidar algumas pendências, como asfaltar ruas que ligam a Avenida Presidente Kennedy à Avenida Brasília, na Vila Popular, para facilitar o acesso ao bairro de Águas Compridas sem precisar passar pela Kennedy", explica o secretário Manoel Sátiro.

Quanto ao alagamento na via, o secretário afirma que o problema só será resolvido definitivamente com a dragagem do Rio Beberibe, que passa por trás do Centro da Moda. "Nós limpamos as canaletas há cerca de dez dias. Mas a água vai para o rio e retorna por causa do assoreamento", argumenta.

O secretário alega ainda que as canaletas antigas são muito estreitas e não suportam mais o volume de água. Esse é um dos motivos da inundação constante no trecho entre as Ruas Caetés e Lauro Diniz. Seria preciso alargar e adaptar o sistema de drenagem à nova realidade, mas não há previsão para essa obra. "É um serviço grande e não temos recursos para isso no momento", finaliza Manoel Sátiro.

Claudia Parente

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960