Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Concessão das linhas de ônibus de Salvador será restrita a 3 empresas

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

A última audiência pública para discutir o edital de licitação do transporte público de Salvador é realizada nesta quinta-feira (19), na sede do Ministério Público da Bahia, no bairro de Nazaré, em Salvador. No encontro, o secretário municipal de Urbanismo e Transporte de Salvador, José Carlos Aleluia, informou que três empresas farão a operação das linhas de ônibus pelo período de outorga de 30 anos.

"São três novos consórcios que deverão se transformar em empresas de propósito exclusivo. É uma forma mais eficiente. Um dos problemas do transporte de Salvador que nós idenficamos é o excesso de empresas concorrendo entre si. Na verdade, elas não fazem a mesma linha, mas acabam fazendo o mesmo percurso. Elas disputam o mesmo passageiro. No fim do primeiro semestre teremos novas empresas", afirmou o secretário. O edital de concorrência divulgado pela Prefeitura de Salvador pode ser acessado pela internet.

A audiência, que contou com a presença de representantes do MP-BA, Tribunal de Contas do Município, Sindicato dos Rodoviárias, Integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps), além de vereadores, começou com atraso em razão de um tumulto iniciado assim que a mesa de discussão foi composta. Algumas pessoas chegaram a vaiar os membros e reclamar da maneira que o debate era conduzido.



Em razão do tumulto, a promotora Rita Tourinho pediu calma e chegou a ameaçar suspender o debate. "Esse tipo de manifestação de expor, gritar, vocês fazem lá fora. Eu queria que a questão aqui se restringisse a uma discussão que é extremamente séria. Esse tipo de manifestação de insatisfação vocês podem fazer lá fora. Gente, pelo amor de Deus, isso é tão claro. Estamos tentando permitir uma discussão. Aqueles que não se sentem representados e não querem fazer parte, as portas encontram-se abertas", afirmou a promotora durante a audiência.

Edital e crítica
Segundo secretário José Carlos Aleluia, a idade média da frota, o número total de ônibus em circulação e a qualidade do transporte sofrerão mudanças.
"A frota tinha uma idade média de sete anos e meio e vai para três anos e meio. Queremos que todo ônibus novo tenha acessibilidade universal para o deficiente. Quem anda de ônibus sabe que, quando chove e fecham as janelas, fica um horror. Com a ventilação forçada, vai ser melhor. Hoje você não sabe onde está o ônibus. Nem a prefeitura, nem a empresa, não sabem em que lugar o motorista está. Nós queremos incluir em todos os ônibus tecnologia de monitoramente com informações acessíveis tanto para a prefeitura quanto para as empresas", explica.

A renovação da frota de ônibus já está em andamento, informou o secretário. 500 novos veículos devem estar em circulação até o final do ano. Também haverá alteração nas linhas. "O foco agora é frequência nas linhas. Por que não temos linhas com frequência? Porque as linhas são muito longas. Um cobrador e um motorista conseguem fazer em algumas linhas duas viagens por dia. Nós vamos fazer linhas mais frequentes e mais curtas", afirma o secretário. A previsão, segundo Aleluia, é de que o edital seja lançado em janeiro de 2014 e que as novas empresas comecem a operar ainda no primeiro semestre.

Por Ruan Melo
Informações: G1 BA

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960