Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Fortaleza, Rua Ana Bilhar receberá 2km de ciclofaixa

domingo, 15 de setembro de 2013

A rua Ana Bilhar vai receber uma ciclofaixa unidirecional, com extensão de dois quilômetros e largura de 1,8 metro. Na segunda-feira, 16, começa a implantação, que será feita pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC).

No início de agosto, integrantes do grupo Massa Crítica pintaram uma ciclofaixa autônoma na via. O corredor, entretanto, foi apagado pela Prefeitura.

Após acerto entre a AMC e cicloativistas, outras ruas e avenidas da Capital também vão receber ciclofaixas. A ação, inicialmente, estará concentrada nos bairros Aldeota e Meireles, mas a intenção é levar o projeto para outras áreas.

Ciclofaixas são espaços pintados no chão, sinalizando por onde os ciclistas devem trafegar. Têm custo menor que as ciclovias, pois utilizam basicamente tintas e tachões. As ciclovias são separadas fisicamente das vias destinadas aos veículos por canteiros ou muretas.

“A coleta de dados foi concluída. No momento, está sendo realizado relatório com o diagnóstico desse estudo. Após definição das vias que serão contempladas, o projeto entrará no cronograma de execução”, informou a AMC. O custo para a implantação do projeto não foi definido. Critérios como baixo tráfego de ônibus e vias de sentido único foram observados. Hoje, Fortaleza possui apenas uma ciclofaixa, na rua Benjamim Brasil, na Maraponga.


Na última quinta-feira, 12, O POVO apresentou dicas para quem quiser andar de bicicleta. Um dia antes, o jornal debateu as sugestões para o Plano Diretor Cicloviário Integrado, documento que vai estabelecer ações e mapear locais que necessitam de ciclovias.

Semana da mobilidade

Para discutir temas voltados à mobilidade e à utilização de bicicletas, a Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza (Ciclovida) vai realizar a Semana da Mobilidade, entre os dias 16 e 22 próximos.

Segundo o arquiteto Paulo Angelim, um dos organizadores, é possível incluir a bicicleta como transporte no dia a dia. Ele destaca a mobilização “bike ao trabalho”, que acontecerá na quinta-feira, 19. “Vamos incentivar a criação de roteiros e formação de grupos para ir de casa ao trabalho”, explica.

A também arquiteta e integrante do Ciclovida, Beatriz Rodrigues, é uma das responsáveis pelas ações educativas. Durante a programação do evento serão realizadas panfletagens nas ciclovias das avenidas Bezerra de Menezes e Washigton Soares, além de ações nos terminais de ônibus. “Vamos conversar com os ciclistas. Muitos cometem infrações por falta de conhecimento da legislação”, diz. (Isabel Costa)

Informações: O Povo Online

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960