Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Debate sobre energias alternativas no transporte coletivo ganha fôlego na Semana da Mobilidade

sábado, 21 de setembro de 2013

Alternativas para ampliar o uso do combustível limpo nos meios de  transporte da capital paulista e do País foram objeto de debate no evento que reuniu representantes do poder público e empresários nesta quarta-feira, 18 de setembro, no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo. O encontro fez parte do dia de estreia da Semana da Mobilidade Urbana, agenda que chama a atenção de todos aqueles que sonham com menos trânsito, barulho e, principalmente, menos poluentes no ar da cidade.

Participaram das discussões representantes da Mam VW, Volvo e Mercedes Benz, empresas fabricantes de ônibus que contribuem com a frota do transporte coletivo de São Paulo e em todo o Brasil. Os empresários demonstraram interesse na discussão sobre novas tecnologias, na redução do consumo de combustível e focalizaram a substituição do combustível fóssil. Essas companhias são multinacionais que estão trazendo do exterior tecnologias de veículos movidos a energia o que auxilia na redução da emissão de gases poluentes.
O anfitrião do evento foi João Carlos Fagundes, gerente de Tecnologia da SPTrans, da Secretaria Municipal de Transportes (SMT). Ele frisou a importância da adoção gradativa de veículos movidos a combustíveis limpos na frota de ônibus de São Paulo. “Acho de extrema relevância tudo que envolve tecnologia alternativa. As inovações mostram também o quanto já estamos avançados em São Paulo e o quanto podemos ajudar a reduzir a poluição em nosso País”.  

Outra empresa que contribui com essa ação e também foi convidada para o evento na Semana da Mobilidade é a Amyris, especializada em desenvolvimento de combustíveis renováveis, em especial o Diesel de cana de açúcar, produto mais competitivo e que prejudica menos o meio ambiente.

Expectativa de Vida

Além das inovações expostas no encontro, outro convidado, o médico especialista em Poluição Atmosférica e professor titular de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva, contribuiu com uma apresentação que retrata bem o cotidiano dos paulistanos: ele mostrou a qualidade e a expectativa de vida em uma cidade totalmente poluída como São Paulo e o quanto a mais um cidadão local poderia viver se houvesse redução da emissão de poluentes no ar.

A mesa de debates do dia foi composta pelo supervisor da área de Desenvolvimento da MAN VW7, Rogério Curty Dias; pelo diretor Comercial da Amyris, Adilson Liebsch;  pelo gerente de Mobilidade da Volvo, Ayrton Amaral; e pelo engenheiro de Marketing da Mercedes Benz, Edson Carlos Brandão. 

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) participa da programação desenvolvida pela Prefeitura para marcar a Semana Nacional de Transporte e o Dia Mundial Sem Carro, essas duas importantes datas que motivam o incremento do calendário de ações voltadas à Mobilidade Urbana e têm destaque no calendário oficial do município, entre os 18 e 25 de setembro. A programação completa da Semana da Mobilidade Urbana está disponível nos sites: www.sptrans.com.br; www.prefeitura.sp.gov.br e www.cetsp.com.br. 

Por Johnny Goulart
Informações: SPTrans

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960