Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura quer implantar BRs em Aracaju

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O prefeito João Alves Filho (DEM) convidou a imprensa para apresentar, nesta quarta-feira (8), o sistema BRT (Bus Rapid Transito), promessa de melhoria do sistema de transporte coletivo feita por ele, durante a campanha eleitoral do ano passado. O novo modal funcionará em quatro linhas da cidade, mas ainda não há prazo de quando entrará em circulação, pois demanda a realização de obras de engenharia, além de depender da licitação do transporte.

O BRT cruzará a cidade nos sentidos norte-sul e leste-oeste, passando pelas avenidas Tancredo Neves, Hermes Fontes, Coelho e Campos, São Paulo, além da da futura avenida Perimetral Oeste, outra promessa de campanha do prefeito, que ainda não saiu do papel.


A proposta do Bus Rapid Transit ("trânsito rápido de ônibus") é ser um modelo de transporte coletivo de média capacidade que visa combinar faixas de circulação exclusivas, estações e ônibus de alta qualidade, para atingir o desempenho e qualidade de um sistema de metrô, com a simplicidade, flexibilidade e custo de um sistema de ônibus.

O sistema BRT funciona com ônibus articulado projetado para ele, que vai rodar numa faixa exclusiva de concreto. Outros veículos não podem rodar na faixa do BRT. “A exclusividade se deve à necessidade de agilidade e conservação da via, pois não pode ter danos ou prejudica a qualidade dos ônibus”, explicou Nelson Felipe, superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, em entrevista ao Portal F5 News.

De acordo com o superintendente, as obras de adaptação das avenidas levarão oito meses para ser concluídas, mas ainda não há prazo para o início delas. A secretaria da Defesa Social, Georlize Teles disse que a perspectiva que a SMTT tem é de que o sistema entre em funcionamento no próximo ano. No entanto, ela avisa que ainda neste ano, a capital terá uma outra tecnologia para o transporte, que é o BRS (Bus Rapid Service).

“Não é a mesma tecnologia do BRT, não tem a mesma rapidez, mas é um transporte que dá um ganho muito grande e pra eles a gente vai precisar apenas criar algumas canaletas exclusivas para ônibus”, disse, em entrevista ao Portal Infonet. O sistema BRS é a definição de faixas exclusivas para ônibus, monitoradas por câmeras, para impedir a invasão dos carros – existe no Rio de Janeiro e deve ser implantado também em Recife.

Com informações do Portal Infonet e F5 News

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960