Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Prefeitura de Cuiabá não desiste de implantar o BRT

domingo, 18 de agosto de 2013

A Prefeitura de Cuiabá não desiste e corre contra o tempo para buscar junto ao Ministério dos Transportes a viabilização da construção de um segundo modal de transporte coletivo para a Copa de 2014: o BRT.  A proposta é que o BRT complemente o trajeto do VLT. Ocorre que falta menos de um ano para o Mundial e a prefeitura ainda está na fase de refazer o projeto que fora apresentado há alguns anos. Depois dessa etapa, virá ainda a fase de aprovação do financiamento para assegurar os recurso, a licitação e o início do empreendimento.

O secretário municipal de Cidades, Suelme Evangelista, explica que o município não conseguiu emplacar o modal até agora porque as linhas do BRT eram as mesmas do VLT e eles se tornariam concorrentes. Agora a prefeitura está refazendo o traçado para que o ônibus articulado com faixa exclusiva não choque com o metrô de superfície. “O BRT vai sair da estação do Altos do Parque e integrar toda aquela região passando pelo Tijucal, Avenida das Torres, Osmar Cabral e chegando ao Pedra 90, além de ter um braço de alimentação no Parque Cuiabá”, explica.


Já o VLT, que já iniciou as obras, integrará a região do Comando Geral da PM, na avenida do CPA, até o aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e ainda terá um braço que ligará a região do Coxipó até o Morre da Luz na região Central por onde passará a linha central. O BRT também é feito para atingir o desempenho e qualidade de um sistema de metrô, mas com a simplicidade, flexibilidade e custo de um sistema de ônibus. Por isso, trafegam em canaletas exclusivas ou vias elevadas e possuem estações e ônibus de qualidade.

O sistema foi defendido por Blairo Maggi (PR) na época em que foi governador, mas quando Silval Barbosa (PMDB) assumiu o Governo em março de 2010, conseguiu mudar a matriz de responsabilidade firmada com a FIFA para que o transporte da Copa passasse a ser o VLT. Mesmo custando R$ 1,4 bilhão, quase o triplo do valor do BRT (R$ 563 milhões), sob a justificativa de que é mais moderno e eficiente com vida útil maior. Com o abandono do projeto do BRT pelo Governo do Estado, o ex-prefeito Chico Galindo (PTB) até tentou assumir a empreitada para si para que fosse mais uma opção de transporte coletivo, mas não teve força política ou tempo hábil para viabilizá-lo.

Informações: Cenário MT

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960