A nova linha circular do metrô de Moscou, sistema que atende a uma média de sete milhões de pessoas por dia, deverá ser entregue em 2014. Os atuais 100 canteiros de obras, que começaram em 2010, devem ser ampliados para 240.
De acordo com o chefe interino do Departamento de Desenvolvimento Urbano de Moscou, Andrei Botchkariov, experiências de outros países foram consideradas na construção da nova rota. Assim, os designers de Moscou trabalharam em estreita integração com colegas espanhóis em relação à metodologia da disposição das estações e aos tipos de túneis.
Atualmente, as estações de Moscou encontram-se, em média, a uma distância de dois quilômetros uma da outra. Isso significa que 22% dos moscovitas não dispõem de um acesso a uma estação de metrô nos arredores de onde vivem ou trabalham. De acordo com o governo, depois que o novo anel viário for implementado, esse percentual será reduzido para 7%.
O governo de Moscou e a Russian Railways realizam a construção do anel ferroviário, que terá 31 estações, lembrou Botchkariov. Planeja-se que esse percurso circular se torne um meio termo entre o trem elétrico clássico e o metrô.
Vale lembrar que um percurso do tipo já existe em Moscou, mas em um estado muito precário. A ideia de construí-lo surgiu no final do século XIX e começou a funcionar em 1908. A extensão do anel é de 54 quilômetros.
Desde então, operou intermitentemente, ora para transporte de mercadorias, ora como transporte de passageiros. Em 2011, o governo de Moscou chegou a um acordo com a Russian Railways para reconstrução da ferrovia e a restauração das áreas destruídas.
O metrô de Moscou foi inaugurado em 1935. Atualmente, é composto por 12 linhas e 188 estações. É o terceiro do mundo em volume de passageiros, ficando atrás apenas dos metrôs de Tóquio, no Japão, e Seul, na Coreia do Sul.
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