A prefeitura apresentou no sábado (18) as reformas do Terminal Urbano de Rio Branco, que desde o ano passado estava em obras. A estrutura física foi modificada e conta agora com um posto de polícia, uma central de controle e operação de transporte e banheiros na baia dos ônibus, onde ficam os passageiros que realizam a integração de transportes coletivos. A reforma custou R$ 1,2 milhão de recursos da prefeitura da capital.
"Nós buscamos dar uma condição de conforto e segurança para o usuário do transporte coletivo. No terminal é onde convergem as 37 linhas de ônibus que temos na cidade", explicou o prefeito Marcus Alexandre, que visitou o espaço.
Serviços como banheiro público, praça de alimentação, lojas e bebedouros que antes só existiam na parte externa do terminal, foram ampliados para a área onde os passageiros fazem a integração de ônibus.
"Agora tem policiamento, bebedouro, tá bacana. Antes tinha que pagar para usar o banheiro", lembra o estudante Jeferson Nascimento Júnior.
Além da infraestrutura para os passageiros, dois espaços importantes foram criados. O policiamento 24h possibilitará que os passageiros possam fazer boletim de ocorrência no terminal e a Central de Controle de Operação de Transporte (CCO), que vai fiscalizar o trajeto dos ônibus.
Controle de Operação de Transporte
Em uma sala trabalham simultaneamente seis fiscais que serão responsáveis por monitorar todas as linhas de ônibus que atendem a cidade, através do sistema de GPS, corrigindo eventuais erros e gerando relatórios dos veículos.
O diretor de transporte do RBTrans, Jô Luis, explica que agora o trabalho de monitoramento e fiscalização poderá ser feito com maior agilidade para resolver os problemas. "A gente vai identificado em todas as linhas os problemas, e imediatamente a gente já resolve. Nós temos também condição de realizar agora um relatório de cada ônibus" disse.
Como agora o RBTrans disponibilizará uma ouvidoria para que os usuários possam fazer reclamações e sugestões, será possível responder as perguntas dos passageiros de imediato. "Toda vez que vier um cidadão reclamar, nós puxamos o relatório, e teremos condições de verificar de imediato se ocorreu um erro ou não", afirma.
Por Veriana Ribeiro
Informações: G1 AC
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