Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Santos, Cartão Transporte tem boa aceitação nos ônibus

sábado, 25 de maio de 2013

Motoristas e passageiros do transporte coletivo municipal concordam que o uso do cartão vai aumentar a segurança nos ônibus e agilizar a viagens. Essa posição ficou evidenciada, nesta quinta-feira (23), primeiro dia da obrigatoriedade do uso do bilhete eletrônico, com boa aceitação.

A postura positiva também se reflete na adesão dos usuários: mais 80% já faz uso do cartão. O índice elevado é resultado das várias medidas implementadas pela prefeitura desde fevereiro, quando anunciou a exclusividade do pagamento na forma eletrônica, que ontem passou a vigorar.
Entre outras ações adotadas para facilitar o acesso do usuário ao cartão, está o aumento dos postos credenciados para compra e recarga, que passou de 31 para 261 (33 funcionam ininterruptamente), e a solicitação da primeira via do bilhete via internet (www.santosonibus.com.br), com a entrega ocorrendo em 24 horas.

Ação permanente
Com o uso exclusivo do cartão, a administração visa eliminar a circulação de dinheiro nos coletivos, assegurando mais segurança para de passageiros e motoristas, que não têm mais que exercer outra função, apenas a de condutor do veículo. Haverá outros benefícios, como a rapidez no embarque e, por consequência, a redução do tempo de percurso das linhas.

A prefeitura vai continuar com as ações para estimular a utilização do cartão. Já está definido que aos domingos será concedido 50% de desconto sobre valor da passagem.

A prefeitura vai continuar com as ações para estimular a utilização do cartão. Já está definido que aos domingos será concedido 50% de desconto sobre valor da passagem.

MP confirma legalidade da obrigatoriedade do cartão
Mesmo quem não dispunha de cartão pôde fazer a viagem sem problemas, ontem. Os motoristas foram orientados a assegurar o acesso do usuário que estava com dinheiro. A cada mês, o passageiro poderá pagar dessa forma até três vezes, conforme prevê o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre prefeitura e Ministério Público.

O MP reconhece, por meio do termo assinado com a administração municipal, que a eliminação do uso de dinheiro para fins de pagamento da tarifa dos coletivos municipais não constituiu a infração penal prevista no artigo 43 da Lei de Contravenções Penais.

Eles apontam os benefícios da medida

“Sou a favor. Quanto menos dinheiro nos ônibus, melhor. Aumenta a segurança, deixa o motorista mais livre pra dirigir. Eu já estava usando o cartão, não deixei para o último dia”. José Henrique Ribeiro Araújo, motorista (camisa cinza)

“Retirar o dinheiro dos ônibus vem a beneficiar a maioria. Não é certo o motorista fazer o papel de cobrador, dar mais essa atribuição a ele”. Célia Regina dos Santos, professora (olho azul).

“Não tenho costume de pegar ônibus, mas tenho o cartão transporte para uso eventual. Sou a favor do uso de cartão para dar mais segurança. Já presenciei um assalto dentro do ônibus e o motorista ficou em choque, acho que agora isso não vai mais ocorrer”. Nayara de Oliveira, depiladora (com guarda chuva).

Informações: Diário do Litoral

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960