Para conseguir entregar a obra do BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus) em dezembro de 2013 – último prazo estipulado pela Prefeitura de Belo Horizonte – os consórcios responsáveis vão ter que trabalhar até três vezes mais rápido do que fizeram até agora. Isso porque, se for mantida a média mensal de execução das intervenções, a promessa para desafogar o complicado trânsito da capital demoraria até um ano e oito meses para virar realidade.
Os cálculos foram feitos com base nos dados da prefeitura, disponibilizados no site da Transparência. No corredor da avenida Antônio Carlos/Pedro I, por exemplo, em 35 meses de serviços, foram executados 64,1% da obra, uma média de 1,8% dos trabalhos realizados a cada mês. Agora, somente em sete meses, eles vão ter que concluir os 35,9% restantes, 5,1% da obra a cada 30 dias. Se for mantida a média, o corredor ficará pronto em janeiro de 2015.
Situação parecida ocorre no BRT da área central, nas avenidas Paraná e Santos Dumont. A intervenção tem o menor percentual de conclusão, 40,8%, mas começou mais tarde. Foram 13 meses de obras até agora, 3,1% ao mês. Para ser entregue no prazo, essa média terá que subir para 8,4%. Se o ritmo for o mesmo, a obra ficaria pronta em dezembro de 2014.
Já o corredor da avenida Cristiano Machado é o mais perto da conclusão. Em 20 meses, foram executados 65,2% das obras. Mesmo assim, se a média atual de 3,26% dos trabalhos executados ao mês for mantida, também não será possível entregar o corredor em dezembro – ele ficará para março de 2014. Para fazer os 34,8% restantes, o ritmo teria que subir para 4,9% de execução ao mês.
Lentidão. O diretor do Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG) Clémenceau Saliba explica que não é comum acelerar o ritmo de uma obra perto da conclusão dos trabalhos. “A pavimentação é lenta, no início. Depois, as obras alcançam um ritmo mais ágil. No meio, fica linear. Na reta final, voltam a ficar mais lentas por causa dos acabamentos, e não mais rápidas”, afirmou Saliba. O engenheiro disse ainda que duas das soluções para cumprir os prazos são aumentar o número de operários e fazer turnos noturnos, o que, segundo ele, geraria custos extras, que podem não estar no contrato.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura informou que as obras estão dentro do cronograma e serão concluídas em dezembro, sem gastos extras.
Fim. A previsão é que os corredores do BRT sejam entregues em dezembro deste ano para o início dos testes de operação. Se o cronograma for cumprido, os ônibus estarão circulando em fevereiro de 2014.
“Não faz sentido uma obra chegar ao fim com um ritmo de execução maior que a média até então. Geralmente, a fase de conclusão é mais lenta por causa dos acabamentos.” Clémenceau Saliba, Diretor do CREA-MG
por Bernardo Miranda
Informações: O Tempo
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