Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Em BH, Para cumprir meta, obra do BRT precisa de ritmo 3 vezes maior

domingo, 12 de maio de 2013

Para conseguir entregar a obra do BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus) em dezembro de 2013 – último prazo estipulado pela Prefeitura de Belo Horizonte – os consórcios responsáveis vão ter que trabalhar até três vezes mais rápido do que fizeram até agora. Isso porque, se for mantida a média mensal de execução das intervenções, a promessa para desafogar o complicado trânsito da capital demoraria até um ano e oito meses para virar realidade.

Os cálculos foram feitos com base nos dados da prefeitura, disponibilizados no site da Transparência. No corredor da avenida Antônio Carlos/Pedro I, por exemplo, em 35 meses de serviços, foram executados 64,1% da obra, uma média de 1,8% dos trabalhos realizados a cada mês. Agora, somente em sete meses, eles vão ter que concluir os 35,9% restantes, 5,1% da obra a cada 30 dias. Se for mantida a média, o corredor ficará pronto em janeiro de 2015.
Situação parecida ocorre no BRT da área central, nas avenidas Paraná e Santos Dumont. A intervenção tem o menor percentual de conclusão, 40,8%, mas começou mais tarde. Foram 13 meses de obras até agora, 3,1% ao mês. Para ser entregue no prazo, essa média terá que subir para 8,4%. Se o ritmo for o mesmo, a obra ficaria pronta em dezembro de 2014.

Já o corredor da avenida Cristiano Machado é o mais perto da conclusão. Em 20 meses, foram executados 65,2% das obras. Mesmo assim, se a média atual de 3,26% dos trabalhos executados ao mês for mantida, também não será possível entregar o corredor em dezembro – ele ficará para março de 2014. Para fazer os 34,8% restantes, o ritmo teria que subir para 4,9% de execução ao mês.

Lentidão. O diretor do Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG) Clémenceau Saliba explica que não é comum acelerar o ritmo de uma obra perto da conclusão dos trabalhos. “A pavimentação é lenta, no início. Depois, as obras alcançam um ritmo mais ágil. No meio, fica linear. Na reta final, voltam a ficar mais lentas por causa dos acabamentos, e não mais rápidas”, afirmou Saliba. O engenheiro disse ainda que duas das soluções para cumprir os prazos são aumentar o número de operários e fazer turnos noturnos, o que, segundo ele, geraria custos extras, que podem não estar no contrato.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura informou que as obras estão dentro do cronograma e serão concluídas em dezembro, sem gastos extras.

Fim. A previsão é que os corredores do BRT sejam entregues em dezembro deste ano para o início dos testes de operação. Se o cronograma for cumprido, os ônibus estarão circulando em fevereiro de 2014.

“Não faz sentido uma obra chegar ao fim com um ritmo de execução maior que a média até então. Geralmente, a fase de conclusão é mais lenta por causa dos acabamentos.” Clémenceau Saliba,  Diretor do CREA-MG

por Bernardo Miranda
Informações: O Tempo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960