Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Primeiro trem do Monotrilho brasileiro começa a ganhar forma no interior de SP

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O primeiro trem em sistema monotrilho do Brasil, que irá circular na Linha 15-Prata (Ipiranga - Hospital Cidade Tiradentes) do Metrô de São Paulo a partir do final de 2013, começa a ganhar forma com o início da montagem do terceiro "carro" (vagão) em solo nacional.

Formada por sete carros, a primeira composição está sendo produzida na fábrica da Bombardier no município de Hortolândia, interior de São Paulo. Paralelamente, outro trem, o "protótipo" da frota, está sendo montado na matriz da empresa, em Kingston, no Canadá. Nesse caso, os dois primeiros carros, que já estão em fase final de montagem, deverão iniciar período de testes dinâmicos na linha de testes da fábrica canadense em fevereiro do próximo ano.

Os primeiros carros produzidos no Brasil começarão a passar por testes estáticos no início de 2013. Já a composição inteira, com sete carros e capacidade para 1.000 pessoas, tem previsão de conclusão para abril do próximo ano.

A tecnologia empregada na fabricação do monotrilho se assemelha à utilizada na aeronáutica. Os carros têm peso aproximadamente 30% menor que de um trem convencional, e com desempenho equivalente. Para ter esse resultado, estão sendo utilizados materiais mais leves e resistentes, como o alumínio, estrados de aço carbono e aplicação de "rebites" estruturais no fechamento da caixa ao invés de soldas.

No monotrilho, foram incorporadas inovações tecnológicas já presentes nos novos trens do Metrô, entre as quais se destacam a operação totalmente automática, passagem livre entre carros, ar-condicionado, câmeras de vigilância e baixo nível de ruído. Também estão contemplados itens de acessibilidade, como espaços apropriados para cadeiras de rodas, sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas, saída de emergência sinalizada, comunicação em Braille e dispositivos de emergência de comunicação.

São Paulo será a primeira cidade do mundo a receber um monotrilho de alta capacidade. A frota contará com 54 trens que poderão atingir velocidade máxima de 80 km/h. Quando concluída totalmente, a nova linha terá extensão de 25,8 km e 18 estações, entre Ipiranga e Cidade Tiradentes, e atenderá a uma demanda de até 48 mil usuários por hora e por sentido, o que equivale a meio milhão de pessoas diariamente. O monotrilho reduzirá para apenas 50 minutos o trajeto entre os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes, que hoje leva mais de duas horas.

O monotrilho é uma opção ecologicamente limpa, por produzir menor impacto visual, ambiental e sonoro. Por ser um transporte elétrico, o sistema não emite gases poluentes na atmosfera e é silencioso. Com recursos de controle totalmente automatizados, o veículo do monotrilho também é muito mais seguro e confiável. Sob a via elevada está previsto um programa de tratamento paisagístico no entorno da linha, com área verde e ciclovia, para tornar o ambiente harmonioso, agradável e completamente integrado à vida da população.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960