O projeto de lei do vereador Mauro Pinheiro (PT) que permite a circulação de táxis nos corredores de ônibus em horários de pico, em Porto Alegre, é rejeitado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A matéria tinha previsão de ser votada em plenário ainda na tarde desta quarta-feira na Câmara de Vereadores da Capital, o que não ocorreu.
A proposta prevê a utilização, pelos taxistas, do espaço restrito aos coletivos em dias úteis, das 7h às 8h e das 18h às 19h30min, desde que o veículo transporte passageiro. Já o embarque e desembarque no corredor fica proibido.
O diretor-presidente EPTC sustenta que um estudo realizado por técnicos, ainda no mês de março, baseado em simulações, revelou que a utilização dos corredores não diminuiu o tempo de viagem dos táxis. Vanderlei Cappellari projetou, ainda, que com o aumento da trafegabilidade nesses locais o número de acidentes pode aumentar. “Nós somos contrários porque o sistema de transporte coletivo deve ter prioridade e também pelo risco elevadíssimo de atropelamentos com a circulação de veículos de passeio dentro dos corredores de ônibus”, defendeu.
Cappellari adiantou, ainda, que os argumentos foram repassados ao líder do governo na Câmara Municipal, vereador João Antonio Dib (PP), para que o projeto seja reprovado na Casa. Em caso de aprovação, a proposta ainda deve ser analisada pelo Executivo antes de entrar em vigor.
Cidades como São Paulo, Recife e Blumenau adotaram o sistema, que recebeu apoio do Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (Sintáxi).
Informações: Rádio Guaiba
0 comentários:
Postar um comentário